6 produtos que fazem parte da rotina de diversas pessoas mas que podem causar reações nas que são alérgicas

A rotina daqueles que apresentam alguma alergia pode ser desafiadora, especialmente porque a exposição a determinados produtos que podem causar reações é constante. Na rua, nos restaurantes, na escola, no trabalho e até mesmo dentro de casa, a pessoa alérgica precisa lidar com uma série de fatores para garantir seu bem-estar.

Dentre os principais impulsionadores de reações alérgicas (especialmente as de origem respiratória ou na pele) estão produtos que convivem diretamente conosco no dia a dia.

Que tal conhecer alguns deles? Neste artigo, apresentaremos 6 produtos que podem ter que ser evitados na rotina de uma pessoa alérgica. Confira a seguir.

Produtos rotineiros que a pessoa alérgica pode ter que evitar

1. Produtos de limpeza

Os produtos de limpeza (amaciante, alvejante, detergente, sabão em pó, etc.), volta e meia são responsáveis por ocasionar reações de pele. Os itens industrializados comumente são produzidos a partir de substâncias que podem agredir o nosso corpo, e acabam entrando em contato com a pele sensível e desencadeando o que conhecemos como dermatite de contato.

A dica é evitar o uso desse tipo de produto e, principalmente, inibir qualquer contato com a sua pele – certos tipos de luvas podem ser boas alternativas nesse caso.

2. Maquiagem

Presença constante na rotina de mulheres e homens modernos, a maquiagem pode se tornar uma ameaça para as peles mais sensíveis. Elas, infelizmente, podem ser responsáveis por reações alérgicas bastante intensas – especialmente nos dias mais quentes.

Certas fórmulas, em especial as de origem duvidosa, apresentam algumas vezes componentes rejeitados pelo organismo e acabam promovendo coceira, ardência, vermelhidão e inchaço. O cheiro forte e o pó (presente em sombras, pós compactos e blushes) também podem favorecer o surgimento de alergias na região dos olhos e do nariz, por isso, a pessoa alérgica precisa evitar ou reduzir o uso de maquiagens comuns, dando preferência às opções hipoalergênicas.

3. Perfumes

Quem não gosta de um bom perfume, não é mesmo? O grande problema é que essas fragrâncias podem vir a ocasionar alergias respiratórias ou de contato na pele (em especial na região do pescoço e punhos).

O aroma marcante (intenso) pode causar irritação nas vias aéreas, causando coceira, espirros e até dificuldade para respirar. A recomendação é que a pessoa alérgica prefira aqueles perfumes mais suaves.

4. Desodorantes

Assim como os perfumes, os desodorantes podem ser provocadores de alergias respiratórias ou de pele (nesse último caso, especificamente nas axilas). Os produtos em aerossol e com muito perfume podem provocar incômodo no nariz e desencadear reações alérgicas.

O contato com a pele também pode ser prejudicial, sobretudo se o desodorante tiver muito álcool em sua formulação.

5. Tinturas

As tinturas de cabelo são de uso bastante comum – tanto em casa quanto nos salões de beleza. No entanto, elas podem atrapalhar a rotina de uma pessoa alérgica. Isso porque esses produtos são feitos com o uso de fórmulas complexas, dotadas de componentes químicos de natureza extremamente diversa. Por isso, eles podem não somente danificar os fios, como também causar reações junto ao couro cabeludo.

6. Esmaltes

A visita à manicure é muito comum entre o público brasileiro, mas deve ter a devida atenção. Determinados esmaltes, utilizados para deixar as unhas mais bonitas, já são conhecidos como causadores de alergia. O diagnóstico das reações a partir desse tipo de produto pode ser demorado, já que sintomas se manifestam em diferentes partes do corpo (todas em que a unha possa ter contato).

Se você é uma pessoa alérgica, tende a ser mais sensível ao contato com os produtos que vimos aqui. Então, tenha cautela no uso ou os evite em caso de ser alérgico comprovado. No entanto, é bom lembrar que, com o avanço da tecnologia, já é possível encontrar vários desses itens em versões antialérgicas e que já substituem ou eliminam as substâncias mais envolvidas com reações. Portanto, fazer uma pesquisa sobre as opções mais seguras para sua saúde é fundamental.

Você sabia que esses produtos podem ser prejudiciais à pessoa alérgica? Conhece outro item que faça parte dessa relação? Deixe sua mensagem nos comentários.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *