Quais cuidados ter para escolher um médico de alergia?

Você está apresentando sintomas de uma condição alérgica, experimentou algum alimento novo e esse lhe causou alguma reação, ou está com coceira recorrente na pele, com tosse e falta de ar? Esses são alguns exemplos de situações que demandam uma consulta com um médico de alergia.

O alergista ou alergologista é o profissional médico especializado e preparado para tratar de todos os tipos de alergia, e todos são imunologistas clínicos, ou seja, também tratam das outras desordens do sistema imunológico, como os defeitos da imunidade. Esse é então especialista em diagnosticar e tratar doenças alérgicas, pois realizou treinamento tanto em alergia quanto em imunologia – apresentando, assim, um conhecimento sólido quanto ao sistema imunológico e suas alterações, além de ter treinamento em clínico geral e/ou pediatria. Vale ressaltar que ambos os profissionais estão aptos a fazer o diagnóstico de quadros alérgicos e imunológicos em geral.

Neste artigo, veja algumas dicas para lhe ajudar a escolher um médico de alergia e imunologia de confiança. Acompanhe.

5 pontos de atenção na escolha de seu médico de alergia

1. Referências do profissional

Esse cuidado é importante para ter mais segurança na escolha de seu médico de alergia. Buscar indicações junto a amigos, familiares e até outros profissionais de saúde de sua confiança podo ser um bom caminho para isso.

Ainda, a internet é uma prolífera fonte de informações. Você pode verificar depoimentos, recomendações e comentários em redes sociais, conferir trabalhados publicados na área – e até mesmo o currículo na plataforma Lattes pode ser um indicativo da experiência e da formação do profissional.

2. Credencial do médico de alergia

Verificar a certificação do profissional é de suma importância para escolher um médico com a formação e a expertise de mercado que você busca. Por isso, não se sinta constrangido em verificar se o profissional realmente possui a certificação divulgada e demandada para lidar com processos alérgicos. Nessa hora, consultar a relação de entidades, como conselho federal ou regional de medicina e associações de classe, pode ajudar.

3. Local de trabalho

Outro ponto que pode ajudar na definição é observar o local de trabalho do profissional. Ele atua em consultório, clínica ou hospital com boa credibilidade? O ambiente é adequado, certificado e equipado para atender bem seus pacientes, inclusive nos casos de necessidade de exames e testes de alergia? Novamente, uma boa pesquisa em órgãos de classe ou certificação podem ajudar a encontrar esse tipo de informação.

4. Habilidades comportamentais

Nada pior do que ser atendido por um profissional sem empatia, que não ouve suas demandas ou desqualifique suas dúvidas e comentários, não é mesmo? Por isso, além das habilidades técnicas, também é importante encontrar em um médico de alergia capacidades comportamentais para prestar um atendimento respeitoso, acolhedor, atencioso e humanizado.

5. Facilidades para atendimento

Analise, também, a escolha por um profissional que atue em região de boa acessibilidade e que não apresente maiores empecilhos de agenda. Ainda, vale conferir se as facilidades oferecidas para o atendimento – tais como tipos de convênios e planos de saúde aceitos – estão dentro do que você está procurando.

E então, ficou mais fácil agora escolher um médico de alergia? Para saber mais sobre a atuação de nossos especialistas, ou para marcar uma consulta inicial, entre em contato conosco.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *