O slime causa alergia?

O slime se tornou um dos grandes sucessos do momento quando o assunto é o entretenimento das crianças. O que muitas pessoas ainda não sabem é que, dependendo da composição, ou seja, dos produtos utilizados, o slime pode causar alergia.

De forma sucinta, o slime é uma espécie de massa de modelar, feito com diversas receitas, mas com aspecto de gosma gelatinosa de diferentes cores e texturas.

Embora possa ser comprada pronta, a criançada adora fazer o seu próprio slime em casa. No entanto, as composições caseiras sãs as principais responsáveis pelo surgimento de alergias. Até mesmo a organização Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) emitiu um alerta sobre os riscos apresentados pelo slime produzido em casa. Isso porque a criança passa muitas horas “produzindo” o brinquedo e acompanhando todo o processo químico da tarefa – o que significa que, quanto maior for a exposição, maior poderá ser o risco.

Na internet, há inúmeros tutoriais para produzir o slime em casa. Entre os ingredientes mais utilizados, podemos destacar água boricada, bicarbonato de sódio, bórax, cola branca, corantes, tintas e até xampu, creme de barbear e sabão em pó, entre outros.

Quando o slime causa alergia? Entenda os riscos

É importante saber que não existe dose mínima para tornar a brincadeira nociva: a reação adversa depende da predisposição alérgica, da sensibilidade, do tempo de exposição e da composição do slime.

É comum os adultos acreditarem que, ao produzir o slime para as crianças, eles estão as livrando do risco de intoxicação. Acontece é que o problema não está apenas na execução e, sim, na manipulação, nos riscos de levar o produto (caseiro ou industrial) à boca, de coçar os olhos, o nariz, contato com a pele sensível ou em ferimentos, etc.

Para quem está preocupado sobre quando o slime causa alergia, é importante saber que o maior risco está no uso do bórax, substância alcalina com pH alto, que serve de matéria-prima para alguns produtos de limpeza, como sabão em pó para máquina de lavar, inseticidas e outros. A ANVISA avalia o produto como classe toxicológica II, isso é, com potencial altamente tóxico.

Isso porque a sua utilização pode danificar a camada de gordura protetora da pele, causando lesões que parecem feridas vermelhas, coçam e ardem, e até dermatite de contato, uma reação que causa inflamação na pele. Outros problemas, como cólicas estomacais, vômitos, diarréia e irritações nos olhos podem aparecer.

A água boricada também é um ingrediente com alto risco tóxico, composta por ácido bórico, produto que contém o mesmo elemento presente no bórax. Por ser diluído em água, seu uso apresenta menos risco, mas, ainda assim, acomete pessoas com a pele mais sensível.

Outros ingredientes como colas, corantes e bicarbonato, quando manipulados em excesso, podem causar alergias e outros problemas.

Segurança ao brincar de slime

Se a mistura caseira de slime causa alergia ou tem altas chances para tal, a dica é optar pelo produto industrializado devidamente certificado pelo INMETRO (Instituto Nacional de  Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Quando produzidos pela indústria formal, há mais padronização e controle do uso de substâncias que podem fazer mal às crianças.

Portanto, o indicado é escolher os brinquedos com o selo do Inmetro, o que significa que eles já foram testados e aprovados, diminuindo, assim, os riscos de causar algum tipo de dano à saúde do seu filho.

Além disso, outras recomendações de cuidado incluem:

  • Ter sempre a supervisão de um adulto na hora da confecção.
  • Manusear o produto com o uso de luvas.
  • Orientar a criança a não passar o slime diretamente na pele descoberta.
  • Impedir o contato com mucosa, certificando-se de que a criança não leve a mão à boca, nariz ou olhos ou mesmo ingira o produto.
  • Evitar muitas horas de contato direto com o produto.
  • Observar qualquer reação na pele ou sintomas diferentes – em caso de surgimento, abandonar o manuseio e procurar um especialista.

Então, para evitar alergias e outras doenças nas crianças, dê preferência ao slime industrializado com selo do Inmetro, e não se esqueça se supervisionar a brincadeira.

Ficou mais claro para você quando o slime causa alergia? Ainda resta alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *