As perguntas sobre dermatite atópica mais frequentes

Você já sentiu uma coceira insistente na pele que parecia não passar? Ela pode ser resultado de uma dermatite atópica, doença inflamatória bastante comum entre bebês e crianças, mas que também pode acometer adultos e que ainda gera muitas dúvidas na população.

Quer conhecer mais a respeito da dermatite atópica? Então, acompanhe o artigo de hoje e esclareça as suas dúvidas!

1. O que é dermatite atópica?

A dermatite atópica, ou eczema atópico, é uma inflamação da pele que se manifesta mais comumente em pessoas que apresentam problemas alérgicos.

A doença é conhecida por afetar as camadas da pele, deixá-la ressecada e provocar pequenas erupções, vermelhidão, feridas, inchaço e coceira. As áreas mais atingidas são as articulações, como joelhos, pescoço, axilas, mãos e cotovelos, além da face (rosto).

2. Quais são as causas da doença?

A dermatite atópica tem causa genética e fatores ambientais (externos) em sua gênese e é bastante comum sua manifestação em associação com outras doenças alérgicas.

Crises de estresse, contato com ácaros, extremos de temperatura, quadros de infecção e ingestão de alguns alimentos são exemplos de fatores que podem agravar o quadro e desencadear crises.

3. A dermatite atópica é genética?

Sim, pessoas que têm a predisposição genética são mais suscetíveis ao desenvolvimento da doença.

Além desse fator, o ambiente em que a pessoa vive também tem relação com a inflamação. Ou seja, os próprios genes tornam os alérgicos mais propensos a reações de substâncias que são naturais no meio ambiente.

4. A dermatite atópica é contagiosa?

Não, como a doença tem caráter genético, para que alguém desenvolva o eczema, deve ter essa herança.

5. Quais são os sintomas da dermatite atópica?

Os principais sintomas da doença são pele ressecada, coceira, manchas brancas e vermelhidão. Quem sofre com o problema também pode apresentar descamação da pele, formação de crostas e bolinhas e infecções.

6. O alimento materno diminui as chances de dermatite atópica?

O alimento materno oferece benefícios nutricionais amplamente conhecidos, mas, além disso, gera proteção contra doenças infecciosas.

O leite materno é composto por uma grande variedade de substâncias imunologicamente ativas, como enzimas, leucócitos e imunoglobulinas. Por esse motivo, a amamentação ajuda a aumentar os anticorpos da criança e torná-la mais resistente a agressores que possam desenvolver a dermatite atópica.

7. A proteína do leite tem relação com a dermatite atópica?

Pode ter. Em formas moderadas e graves da dermatite atópica a alergia à proteína do leite pode estar presente no paciente e ser um fator agravante da dermatite.

A retirada desse alimento ajuda a melhorar o quadro clínico da doença. Se você desconfia que tem a alergia, procure um alergologista para fazer os exames e confirmar o diagnóstico de forma correta.

8. Dermatite atópica tem cura?

Infelizmente, a doença não tem cura. Ela costuma ser recorrente, isto é, vai e volta ao longo do tempo, mas isso não significa que não exista uma forma de controlá-la. Alguns casos podem entrar em remissão ao longo da vida.

O tratamento adequado, feito com a aplicação de pomadas, medicamentos via oral e cremes, ajuda a aliviar a coceira e a diminuir o ressecamento e a inflamação da pele. Dessa forma, é possível controlar as crises e conviver bem com a dermatite atópica.

9. Como é feito o diagnóstico da doença?

Não existem exames específicos para o diagnóstico da dermatite atópica, e os médicos alergologistas e dermatologistas são os profissionais mais indicados para a identificação da doença. Eles podem confirmar o quadro por meio de perguntas ao paciente e realização do exame da pele. O histórico médico e familiar, e em alguns casos a biópsia da pele, também pode ser requisitado.

10. Como é o tratamento da doença?

O tratamento da dermatite atópica tem por objetivo melhorar a qualidade de vida do paciente. Para isso, é preciso prevenir as crises da doença, controlar os sintomas, como a coceira, e reduzir as inflamações.

Para evitar quadros da inflamação, não faça uso de produtos que provoquem alergias, mantenha a sua pele sempre hidratada, evite a utilização de buchas ou esponjas no banho, substitua tecidos sintéticos por roupas de algodão, aplique hidratantes corporais, tome banhos mornos e aplique medicamentos tópicos com prescrição médica.

Você tem dermatite atópica ou desconfia que algum familiar sofre com a doença? Então, é hora de conversar com um médico especialista. Ele ajudará no diagnóstico e indicará o melhor tratamento. Nada de tentar diminuir a vermelhidão e a coceira com receitas caseiras ou tomar medicamentos por conta própria – isso pode piorar seu quadro.

Para mais informações sobre o diagnóstico de dermatite atópica, deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato conosco. Até a próxima!

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *