Os principais agentes causadores de alergia em crianças

As alergias são um problema que afeta pessoas de todas as idades, mas, em crianças, elas são especialmente comuns. Segundo especialistas em nutrição infantil, cerca de 5 a 6% das crianças menores de 3 anos têm algum tipo de alergia alimentar, e 80% são alérgicas ao leite de vaca. Já a rinite alérgica afeta cerca de 30% das crianças. Diante desses dados, você realmente sabe quais os principais agentes causadores da alergia em crianças?

No post de hoje, vamos abordar esse tema para que você possa cuidar cada vez mais da sua família, evitando as reações alérgicas. Acompanhe. 

Quais os principais fatores que causam alergia em crianças?

Os pais devem ficar sempre atentos com os ambientes onde os filhos passam a maior parte do tempo.  Os ácaros, pelos de animais, insetos como a barata e o mofo compõe a poeira domiciliar que é o principal fator desencadeante das alergias respiratórias, rinite e asma.  Também deve-se ficar atentos para os produtos de higiene pessoal e de limpeza que podem agir como fatores irritantes em virtude do cheiro forte.  Por isso, os pequenos que têm rinite ou asma devem ser estimulados a práticas de atividades ao ar livre, evitando locais fechados, que facilitam o acúmulo de poeira. 

Brincos e bijuterias também devem ser evitados, pois são feitos com borracha e níquel, substâncias que causam muita alergia.

Quais os alimentos que provocam mais reações alérgicas?

De acordo com a revista americana Current Opinion in Pediatrics, leite de vaca, ovo, soja, trigo, amendoim, nozes, mariscos e peixes são os responsáveis por 90% dos casos de reações alérgicas. Entre esses alimentos, o mais significativo é o leite, pois o alimento está presente no cardápio infantil.

A alergia provocada pelos alimentos pode ter relação com a predisposição genética das crianças e como a alimentação foi introduzida no cardápio, já que há casos em que oferecer um determinado alimento ao bebê, na idade errada, pode desencadear a alergia.

Quais são os primeiros sinais de alergia em crianças?

No caso da alergia alimentar, os primeiros sintomas podem aparecer até duas horas depois de a criança ingerir o alimento. Os mais comuns são vermelhidão e coceira na pele. A criança também pode apresentar dificuldade para respirar. Nesses casos, é necessário procurar um médico especialista em alergia o mais rápido possível.

Já as alergias de pele apresentam, principalmente, formação de placas avermelhadas e coceira. Em relação aos bebês, os pais devem ficar atentos com as fraldas, uma vez que elas podem provocar irritação na pele da criança devido à amônia presente na urina.

O que fazer para evitar os agentes que causam as reações alérgicas?

É bom lembrar que a alergia é uma doença crônica, e por isso precisa ser controlada. Para isso, mantenha a higiene do ambiente onde a criança passa a maior parte do tempo e evite os alimentos campeões de alergia.

Caso a criança precise tomar algum tipo de medicamento, siga estritamente a orientação médica, já que alguns remédios podem provocar reações alérgicas graves, como determinados antibióticos.

Uma criança será alérgica pelo resto da vida?

Nem sempre a alergia apresentada na infância permanece durante toda a vida, da mesma forma que é possível apresentar uma alergia ao longo do crescimento. 

Com o tratamento adequado, os alérgicos podem ficar livres das alergias alimentares com o passar dos anos. Mas para isso deve seguir a risca a orientação médica.

Quando é preciso procurar ajuda médica?

As reações alérgicas precisam ser observadas por pais ou responsáveis das crianças, exatamente porque elas podem se agravar. Fique atento quando a alergia for resistente e não passar, e mantenha o alerta com o aparecimento de irritação e inchaço na face ou na pele. Nesses casos, procure o médico mais próximo ou marque uma consulta com um alergologista.

E então, ficou com alguma dúvida sobre os principais agentes causadores de alergia em crianças? Escreva pra gente nos comentários e até a próxima!

 

Compartilhe:

One thought on “Os principais agentes causadores de alergia em crianças”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *