Como identificar alergia no seu filho?

O diagnóstico é sempre o primeiro passo para um tratamento eficaz e saudável, seja qual for a doença. É preciso conhecer com exatidão aquilo que se pretende tratar, para, então, optar pelas melhores alternativas de ação. No caso dos quadros alérgicos, isso não é diferente: identificar alergia e conhecer as causas que levam às reações é extremamente importante para garantir a melhora da qualidade de vida.

Mas, quando o foco são as crianças, esse diagnóstico, em um primeiro momento, pode ser desafiador. Sobretudo nos primeiros meses e anos, pois muitos sintomas alérgicos acabam se confundindo com outras condições comuns dessa fase.

Pensando nisso, a seguir, preparamos algumas dicas sobre como identificar alergia no seu filho. Acompanhe.

4 indícios para identificar alergia em criança

1. Manifestações na pele

As manifestações na pele são especialmente comuns nas fases introdutórias de vida, já que a pele infantil é mais delicada e vulnerável às exposições. Então, se o seu filho apresenta manchinhas vermelhas, que causam incômodo ou coceiras, redobre sua atenção.

Essas manifestações podem aparecer, principalmente, em quadros de alergia alimentar ou de dermatite (eczema). A primeira, derivada do consumo de determinado alimento alérgeno; e a segunda pelo simples contato com determinada substância. Lembrando que, para o correto diagnóstico, é preciso considerar o que pode ter sido ingerido ou utilizado (roupas, produtos de higiene, etc.) de diferente no período.

2. Sintomas respiratórios

As alergias respiratórias são muito comuns no público infantil, e suas crises podem ser desencadeadas pelo contato principalmente com alérgenos da poeira (ácaros), fungos e pelos de animais, ou fatores irritantes das vias respiratórias, como fumaça e cheiros intensos. Além de infecções respiratórias típicas da idade, especialmente virais. E, ainda que muitas vezes os seus sintomas se confundam com os dessas infecções, no caso gripes e resfriados. Cabe então aos pais uma investigação mais aprofundada para identificar situações de alergia, consultando sempre o pediatra e alergologista.

As reações alérgicas respiratórias geralmente tendem a causar coceira nos olhos, tosse seca (sem catarro), irritação no nariz, secreções aquosas no nariz e nos olhos, além de espirros e vermelhidão nasal, sem febre. Esses sintomas podem surgir associados a outros ou de forma isolada – o que também deve ser observado para o correto diagnóstico.

3. Distúrbios intestinais

Outro indício que pode ajudar a identificar alergia no seu filho é a famosa dor de barriga. Ainda que as cólicas sejam um inconveniente clássico dos recém-nascidos, vale uma investigação extra para descartar (ou não) a hipótese de alergia, naqueles casos que fogem aos padrões habituais das cólicas corriqueiras dos bebês.

As alergias alimentares, em especial, costumam ter esse como um dos seus principais sintomas – associado a outros, como náuseas, vômitos e diarreia. Dentro desse quadro, é importante ressaltar que, cada vez mais, são anunciados casos de alergia ao leite de vaca (à sua proteína), o que requer uma atenção maior quanto a esse elemento e seus derivados.

4. Alterações psicológicas

As alergias também podem influenciar diretamente no comportamento das crianças. Por isso, prestar atenção aos sinais que seu filho emite pode ajudar do processo de identificar alergia.

Esses quadros tendem a deixar os pequenos inquietos, irritados e sem paciência para as atividades do dia. Os choros tendem a ser mais comuns e podem representar um importante ponto de atenção para os pais.

Ainda, as alergias são bastante inconvenientes e atrapalham o bem-estar das crianças. Por isso, assim como qualquer outra doença, a alegria precisa ser compreendida e tratada de forma eficiente.

Cuidar da saúde dos filhos é, mesmo, um desafio importante, que requer atenção e envolvimento dos pais. No caso das alergias, a interpretação dos sintomas e a associação desses às formas de comportamento da criança são ações fundamentais. Por isso, esteja sempre atento a esses sinais e não hesite em buscar ajuda médica – qualquer que seja o sintoma ou a sua dúvida.

E então, ficou mais claro para você como identificar uma alergia no seu filho? Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato conosco.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *