Dermatite atópica em crianças.

Você já ouviu falar sobre a dermatite atópica em crianças e como ela se desenvolve no organismo? Saiba que essa é uma doença crônica e que pode se manifestar logo no período inicial da vida, causar inconvenientes e até mesmo evoluir para situações mais sérias, se não identificada e tratada da forma correta.

Por isso, os pais devem estar atentos a possíveis indícios para garantir a alegria e a saúde dos seus filhos. Para ajudá-lo nisso, confira, a seguir, tudo sobre a dermatite atópica em crianças e aprenda como controlá-la. Acompanhe.

O que é a dermatite atópica?

A dermatite atópica, também chamada de eczema atópico, é uma doença inflamatória crônica da pele de origem multifatorial, ou seja, diversos fatores e agentes estão envolvidos na sua instalação. Surge a partir de uma combinação de fatores genéticos e ambientais que levam a alterações na pele, que a deixam seca e irritável, com um funcionamento inadequado do sistema imunológico. Ela provoca pequenas erupções, com muita coceira, vermelhidão, feridas e inchaço-especialmente na região das articulações, como cotovelos, joelhos, mãos e axilas e em dobras, como as do pescoço. 

Ainda, especialistas relacionam que o desenvolvimento da da dermatite atópica pode estar ligada a outras doenças atópicas, como à asma e à rinite alérgica. No entanto, apresentando manifestação clínica variável – isso é, nem todas as pessoas com dermatite atópica apresentam asma ou rinite alérgica, bem como nem todas as pessoas com essas doenças desenvolvem dermatite atópica. 

Como ela se manifesta?

A dermatite atópica pode se manifestar a qualquer momento, sem aviso prévio, e é muito mais comum na infância do que em outras idades. Sua apresentação é na forma de eczema, que são lesões da pele seca, irritadas, com vermelhidão e que coçam bastante. É claro que alguns fatores contribuem para sua manifestação, tais como o contato com agressores como poeira, pólen, produtos fortes, perfumes e roupas e cobertores de lã,- além de fatores ambientais propícios (sobretudo o clima seco).

Como é a dermatite atópica em crianças?

A dermatite atópica em crianças é bastante comum e representa um grande inconveniente para os pequenos – estando eles entre os principais grupos de risco da doença. Como nessa fase o corpo ainda está no início de seu desenvolvimento, esse se apresenta muito fragilizado e receptivo à ação de patologias – cenário perfeito para o surgimento da dermatite.

É nesse período que, geralmente, os indivíduos apresentam as primeiras reações da doença – as quais atingem áreas como rosto, pescoço, mãos, joelhos, couro cabeludo e cotovelo, deixando a pele seca e com feridas que são bem avermelhadas, com bastante secreção e crostas – gerando ardência e coceira na região. Também facilitar o surgimento de certos tipos de infecções na pele. Existem diversos graus da doença, com formas leves que tem uma discreta secura da pele e poucas feridas (eczemas) intensas em diversas partes do corpo, coceira intensa e impacto importante na vida diária do paciente. 

Quais são os riscos da dermatite atópica em crianças?

A dermatite atópica gera desconforto e irritabilidade, principalmente no público infantil, que ainda é bastante frágil e sem um controle maior de suas reações. O que acontece, se não for bem administrada, é que o quadro pode evoluir para lesões mais sérias e permanentes, sem contar que compromete o bem-estar e a qualidade de vida dos pequenos. É uma reação que pode prejudicar no curto e longo prazo e que, por isso, não pode ser menosprezada.

Ainda assim, não é uma doença que apresente grandes riscos à saúde, desde que tratada de forma adequada.

Como é o tratamento da dermatite atópica em crianças?

A dermatite atópica é uma condição crônica, e 70% das crianças com a doença tem melhora gradual até o final da infância. Alguns casos persistem, no entanto, é possível controlá-la com o tratamento adequado.

O tratamento nessa fase inicial é indispensável e o segredo para uma vida saudável para as crianças. Ele inclui principalmente a aplicação de hidratantes específicos e hipoalergênicos que melhoram a secura e feridas da pele. Em alguns casos ou momentos da doença a aplicação de pomadas corticoides e a administração de antibióticos também pode ser necessária. 

É claro que o tratamento está diretamente relacionado ao paciente em específico e ao tipo de manifestação apresentada. Por isso, toda ação deve ser recomendada (e acompanhada) por um médico especializado – lembre-se de que o tratamento equivocado pode ser tão perigoso quanto a negligência.

Agora que você já sabe tudo sobre a dermatite atópica, fique de olho em seu filho para a identificação de qualquer sintoma e, em caso de qualquer dúvida, não deixe de procurar um médico. Afinal, somente um especialista poderá examinar o seu pequeno e prestar o diagnóstico correto.

Lembre-se de que o cuidado é sempre o melhor tratamento: invista nisso e garanta a saúde da sua família.

E então, ficou mais claro como se dá a dermatite atópica em crianças? Você ainda tem alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato conosco. Até a próxima!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *