Em quais casos a adrenalina auto-injetável deve ser considerada?

Algumas alergias, em alguns momentos e situações, podem ser perigosas e comprometer a saúde e o bem-estar do corpo. Por isso, elas precisam ser tratadas de forma correta – em tempo hábil e por meio de medidas específicas – conforme o tipo de alergia e a reação apresentada pelo organismo. Sendo assim, soluções como a adrenalina auto-injetável não são indicadas para qualquer situação, mas para casos mais pontuais.

Isso quer dizer que cada caso de alergia é um em especial, e precisa ser bem estudado para a execução do tratamento adequado. Algumas alergias tendem a desaparecer sozinhas, e dizemos que entrou em remissão; em outras, precisa do uso de medicamentos para controle, pois são doenças crônicas. Nas reações mais graves, na chamada anafilaxia, a administração de adrenalina é mandatória, fundamental.

A seguir, compreenda mais sobre o uso da adrenalina auto-injetável e as situações nas quais ela é recomendada.

O que é adrenalina auto-injetável?

A adrenalina (nome comercial para a epinefrina) é a substância utilizada nos casos de reações em que ocorre a anafilaxia e/ou o choque anafilático. Ela é administrada de forma injetável (intra-muscular), a fim de controlar as reações no organismo de forma bastante rápida. Trata-se de uma alternativa muito eficiente e que pode reverter o quadro de anafilaxia – que é muito grave, capaz de levar à morte em poucos minutos.

A versão auto-injetável da adrenalina se torna uma possibilidade muito eficiente para aqueles que estão vulneráveis ao desenvolvimento de uma manifestação alérgica de maiores proporções. Nessa versão, o próprio usuário pode injetar a medicação, com o objetivo de cessar os sintomas da anafilaxia. A medicação vem em um dispositivo que visa facilitar o uso pelo paciente nesses casos de extrema urgência e precisão.

Em quais casos de alergia a adrenalina auto-injetável deve ser considerada?

A adrenalina auto-injetável é recomendada para os casos em que a crise alérgica evolui de forma rápida e aguda, com comprometimento de dois ou mais sistemas do corpo, configurando a anafilaxia. Como se trata de uma versão portátil, pode ser levada pelos pacientes de um lugar para o outro – possibilitando a aplicação rápida do medicamento.

Ela deve ser administrada assim que forem identificados os primeiros sinais e sintomas que englobam a anafilaxia, impedindo que ajam progressivamente no organismo. O médico alergologista deve deixar o chamado plano de ação, para que o paciente consiga identificar prontamente a anafilaxia e possa administrar de forma correta e eficaz a medicação. O paciente deve procurar de forma urgente e assim que possível, atendimento medico para dar seguimento ao tratamento da reação.

Como a adrenalina auto-injetável funciona no organismo?

A adrenalina (epinefrina) é bastante eficiente para a anafilaxia, já que essa substância promove algumas alterações no organismo, tais como:

  • Dilata os brônquios, facilitando a respiração,
  • Diminui o inchaço (edema) nas vias respiratórias,
  • Melhora a pressão arterial, a circulação do sangue e os batimentos cardíacos.

Nesse contexto, ela ajuda a recuperar com mais agilidade os sinais daqueles que estão sofrendo com uma reação grave no corpo, do tipo anafilaxia e choque anafilático.

Quais são os benefícios e prejuízos da adrenalina auto-injetável?

A adrenalina auto-injetável é uma alternativa bastante vantajosa, já que possibilita a administração da anafilaxia de forma rápida e eficiente – tentando impedir seus efeitos progressivos. Para quem corre esse tipo de risco é, sem dúvidas, o melhor e mais importante tipo de tratamento emergencial disponível como primeira medida.

Ainda que seja uma alternativa importante, o acesso a ela é bastante dificultado em nosso país. Aqui no Brasil ainda não existem registros do medicamento nesse formato para comercialização. Desse modo, aqueles que desejarem portar a adrenalina auto-injetável, deverão solicitá-la por importação – o que deixa seu custo elevado, assim como a burocracia para aquisição.

Como vimos, a adrenalina auto-injetável é, mesmo, um recurso muito útil para aqueles que sofrem de reações graves (anafilaxia), como em alguns tipos de alergia e, consequentemente, correm o risco de desenvolver um choque anafilático. Ter essa alternativa pode ser uma forma de assegurar um bom controle de qualquer reação grave desse tipo, reduzindo as chances de prejuízos à saúde.

Você já conhecia a facilidade trazida pela adrenalina auto-injetável? Já utilizou esse recurso? Compartilhe sua experiência nos comentários e até a próxima.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *