5 dicas de limpeza em casa para evitar alergia respiratória

Os alérgenos que causam a alergia respiratória podem ser diversos, e os mais comuns no ambiente doméstico são formados por poeira (ácaros), pelo de animais, fungos e baratas. O contato com esses agentes desencadeia o processo alérgico caracterizado por sintomas, como coceira no nariz, lacrimejamento, espirros, formação de muco e entupimento nasal, tosse e falta de ar. Mas será que é possível minimizar os efeitos da alergia respiratória?

Nesses casos, fazer o chamado controle ambiental ajuda, e muito, nesse combate, cuja principal ameaça são os ácaros. Conforme especialistas, há mais de 30 mil tipos de ácaros, sendo que os domiciliares são os que mais causam alergia, demandando atenção para sua eliminação.

Para ajudá-lo nessa empreitada confira dicas de limpeza para casa com o objetivo de combater a alergia respiratória. Acompanhe a seguir.

1. Evite o uso de vassouras e espanadores

Quando você utiliza vassoura ou espanador, a poeira é espalhada e fica suspensa no ar. Portanto, para fazer a limpeza da casa e evitar crises de alergia respiratória, dê preferência a um pano úmido e ao uso do aspirador de pó.

2. Dê atenção especial à higienização de seu colchão

O colchão abriga milhares de ácaros e bactérias que podem desencadear doenças e alergias.

Por isso, é recomendado expô-lo ao sol uma vez por semana, e aspirá-lo de duas a três vezes na semana, sobretudo nos cantos e nas costuras. Para a limpeza mais profunda, aplique um produto específico para estofados, mas tenha cuidado para não encharcar o colchão, pois isso pode favorecer a proliferação de fungos.

Capas com proteção anti-ácaros também ajudam a evitar o contato desses alérgenos, presentes no colchão já contaminado, com o paciente alérgico e sensibilizado. Para os colchões novos a proteção visa evitar que os mesmo (colchões) sejam “povoados” por ácaros.

3. Adote cuidados com a roupa de cama para evitar alergia respiratória

Os ácaros se alimentam da descamação da pele do nosso corpo. Assim, quanto mais frequente for a troca da roupa de cama, menos chances de proliferação você dará a eles. O recomendado para o bom controle ambiental é trocar lençóis, pelo menos, duas vezes por semana.

Já na hora de lavar a roupa de cama, dê preferência ao uso de sabão neutro e a produtos antialérgicos, e evite amaciantes com perfume – elemento que poderia desencadear crises alérgicas. Utilizar água quente nesse processo também é indicado, visto que a temperatura alta na lavagem ajuda a eliminar os ácaros.

4. Faça a higienização frequente do ar condicionado

A poeira acumulada nos dutos do aparelho de ar condicionado pode provocar crises de alergia e outros problemas à sua saúde.

Por isso, os filtros do ar precisam ser limpos frequentemente, a fim de não juntar pó. Para orientar o processo de higienização, siga as recomendações do manual do aparelho. As manutenções maiores, feitas por técnicos devidamente preparados, também devem ser feita seguindo as recomendações do fabricante ou da empresa que realiza.

5. Para evitar alergia respiratória, siga um cronograma de limpeza

Para fazer um bom controle ambiental, é recomendado realizar uma limpeza básica dos cômodos diariamente e uma higienização mais completa uma vez por semana.

Nesta rotina, é importante:

  • Lavar cortinas com frequência.
  • Aspirar diariamente tapetes e lavá-los, pelo menos, a cada seis meses.
  • Verificar e conter a umidade e o acúmulo de pó em livros, revistas e em objetos decorativos.
  • Utilizar em sua limpeza produtos naturais, como vinagre, limão e bicarbonato de sódio, a fim de evitar o mofo, a poeira e a sujeira.
  • Limpar persianas a cada dois dias.
  • Lavar cobertores que não são utilizados com frequência e que podem estar acumulando poeira.

E então, pronto para aplicar essas dicas de limpeza e evitar crises de alergia respiratória? Você tem alguma outra dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato conosco.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *