Quais são os tecidos de roupa mais indicados para o paciente alérgico?

Conviver com uma alergia é um desafio que exige cuidados específicos na rotina. Às vezes, detalhes aparentemente tão pequenos podem ser determinantes para o surgimento de reações – prejudicando a saúde do corpo. As roupas, por exemplo, que estão em nosso convívio direto, são responsáveis por desencadear crises alérgicas, especialmente de origem dérmica e respiratória. O que acontece é que alguns tecidos – em virtude de suas propriedades físicas -, apresentam maior probabilidade para reações, resultando em ocorrência alérgicas ou irritativas, no curto e longo prazo. Por isso, dar preferência a determinados tecidos de roupa para o paciente alérgico é um cuidado importante.

Pensando nisso, a seguir, conheça quais são os tecidos de roupa mais indicados para o paciente alérgico. Acompanhe.

5 tecidos de roupa mais indicados para o paciente alérgico

1. Algodão

O clássico 100% algodão é o melhor amigo dos alérgicos, e deve ganhar a preferência para o vestuário. Camisetas, roupas íntimas, pijamas e até conjuntos de cama confeccionados neste material devem fazer parte da rotina de quem sofre de dermatite de contato ou de dermatite atópica e outras alergias.

Pela composição natural, ele é mais confortável e não agride a pele. Além disso, é um tecido que não incentiva o acúmulo de ácaros ou poeira, facilitando a higienização. As roupas em tecido algodão deixam a pele respirar melhor e evitam irritações.

2. Seda

Outro tecido de origem natural que pode ser adotado para a roupa para alérgico é a seda. Muito usada em vestidos, blusas, echarpes e camisolas, trata-se de uma fibra mais suave e confortável.

Suas propriedades físicas promovem um contato agradável com a pele. A seda não agride, não esquenta demais e, ainda, deixa o corpo transpirar adequadamente. Ela é um tecido mais nobre, por isso, sua desvantagem é o preço das peças.

3. Crepe

O crepe é um tecido comumente adotado pelos alérgicos, especialmente nas estações quentes como o verão. Ele é mais leve e fluido, tornando-se confortável ao toque.

Como é produzido a partir de fibras naturais, tende a ser melhor aceito pela pele – não causando rejeições. Seu uso em peças de roupa é muito comum em saias, vestidos e camisas, já que, além dos seus benefícios na prevenção de alergias, apresenta um caimento muito bonito.

4. Linho

O linho, que é um tecido vistoso e uma das grandes tendências do momento na moda, é bastante utilizado na confecção de calças, camisas, saias e vestidos.

Caracteriza-se como uma boa aposta para quem quer evitar o aparecimento de alergias e quer manter a saúde em dia. Trata-se de uma fibra natural que não adere à pele e promove comodidade. Apesar de ser um pouco menos macio do que o algodão, por exemplo, tende a ser muito bem aceito por peles sensíveis.

5. Tecido antialérgico

Atualmente, o mercado está mais atento às necessidades dos alérgicos, por isso, já há boas opções de roupas desenvolvidas a partir de tecido antialérgico. Ainda que haja muito para evoluir, já é possível contar com opções adequadas para esse público diferenciado. Desenvolvidos a partir de modificações químicas, esses tecidos de roupa para alérgico atendem perfeitamente às necessidades do corpo – sendo confortáveis e leves para uso.

O uso de tecidos naturais será sempre uma boa escolha, especialmente para aqueles que já apresentam sintomas de pele sensível e/ou alérgica. Os tecidos produzidos a partir de fibras artificiais tendem a ocasionar mais estranheza no corpo, desencadeando reações indesejadas.

Mas, naturalmente, cada caso é um caso, e vale reforçar a importância de identificar o seu tipo de pele. As alergias podem ser muito específicas e surgir a partir de uma determinada substância presente na fabricação têxtil. Por isso, é sempre recomendável consultar um médico alergologista para detecção de seu quadro em específico e determinação do melhor tratamento.

E então, ficou mais claro para você quais são os melhores tecidos de roupa para alérgico? Tem alguma dúvida sobre esse tema? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *