Calor e tempo seco: um risco para alérgicos

Chega a estação mais quente do ano e com ela, algumas ameaças à saúde dos alérgicos. O tempo seco e o calor excessivo podem desencadear fortes reações e atrapalhar as férias de verão. O que acontece é que esses fatores deixam o organismo mais suscetível ao contato com a poeira e outros agentes alérgenos, em virtude da falta de umidade. Trata-se de um ponto que deve ser observado para não causar maiores transtornos.

Neste artigo, saiba mais sobre os riscos trazidos aos alérgicos pelo calor e pelo tempo seco. Acompanhe.

As alergias e o verão

A estação mais quente do ano é cheia de vantagens. Os dias ensolarados e com temperatura elevada são ideais para quem quer aproveitar as férias e curtir uma bela praia. No entanto, infelizmente, nem tudo tende a ser positivo: o verão é, também, a estação em que o clima fica mais seco e consequentemente se torna ideal para o aparecimento das alergias.

O organismo que apresenta restrições, ou seja, é reativo à presença de alérgenos, tende a sofrer bem mais nos períodos de calor. O que acontece é que as alergias respiratórias têm relação direta com a qualidade do ar e tendem a se manifestar com mais frequência e intensidade nos dias de tempo seco e quente. Vale ressaltar que é nesse período que a circulação de ácaros e poeira é mais intensa, o que agrava os perigos envolvidos para os alérgicos.

Enquanto nos dias mais frios as mucosas do corpo ficam mais úmidas, no verão elas ressecam de forma bastante expressiva, o que aumenta a sensibilidade e faz com que essas regiões sejam “irritadas” com mais facilidade – ocasionando as reações alérgicas.

Quais são as alergias mais comuns nesse período de tempo seco?

As alergias mais comuns são as de origem dérmica e respiratória, já que estão diretamente relacionadas ao ressecamento do ar. As crônicas, como a rinite, a sinusite, a bronquite e a asma, são as protagonistas nesse período e representam uma necessidade de cuidado específico. Além disso, conjuntivites, dermatites e urticárias também são registradas na estação mais quente do ano.

Como lidar com as alergias no verão?

A prevenção é sempre a melhor opção para manter as crises alérgicas longe. Por isso, se você já conhece suas limitações e vulnerabilidades, a dica é adotar uma rotina de cuidados específicos logo no início do verão. Tomar muita água, evitar exposição solar intensa (especialmente nos horários de sol mais intenso), recorrer aos umidificadores de ar, usar cremes protetores e/ ou hidratantes, além de medicamentos preventivos são ações importantes nesse processo.

No caso de possíveis sintomas, o tratamento precisa ser administrado com urgência, evitando que os quadros se agravem. Procurar ajuda médica, para orientação quanto aos melhores tratamento é fundamental. Somente com um diagnóstico preciso e recomendações adequadas para o seu caso será possível garantir saúde e bem-estar para sua recuperação.

Ninguém está livre de sofrer com as reações alérgicas, e especialmente no verão (estação de temperaturas elevadas e tempo seco), quando nosso organismo está mais vulnerável à ação dos alérgenos – poeiras, ácaros, etc -, é preciso prestar atenção e manter cuidados redobrados com a saúde.

E então, ficou mais claro para você os riscos aos alérgicos relacionados ao calor e ao tempo seco? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *