7 dicas para lavar roupa e evitar alergias

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 30% da população brasileira tem alguma alergia ou intolerância à poeira, mofo, ou pólen. Os dados são ainda mais alarmantes quando falam que, até o fim do século, metade dos habitantes do planeta serão atingidos por algum tipo de alergia.

Se você faz parte dessa porcentagem da população, precisa tomar alguns cuidados para evitar alergias. Entre eles, é preciso verificar se, na hora de lavar roupa, você não está adotando más práticas que podem potencializar o surgimento das crises.

Por isso, para evitar as crises de alergias decorrentes dessa atividade cotidiana, acompanhe as nossas dicas. 

Pequenos detalhes que impedem grandes problemas e ajudam a evitar alergias

Você precisa ser bastante cuidadoso com todos os itens de roupa que entram em contato direto com a sua pele para evitar reações alérgicas.

A alergia pode ser desencadeada por uma série de razões, e as mais comuns são a sujeira e as partículas de poeira no tecido da sua roupa. Pólen e mofo também podem contribuir para a ocorrência de uma alergia relacionada à roupa, mas esses problemas podem ser evitados, basta tomar alguns cuidados:

1. Lave as roupas novas antes de utilizá-las

A alergia ou irritação com uso de roupa nova é muito mais comum do que se imagina, e uma das principais razões é a presença de formaldeído, um produto químico muito utilizado e que serve para evitar que os tecidos enruguem ou encolham.

Apesar da utilidade, é ideal que você tome o cuidado de lavar todos os produtos com esse componente. Ele deve ser identificado nas etiquetas, mas, para evitar alergias, a solução é lavar sempre a roupa nova antes de usá-la.

2. Limpe seu equipamento de lavanderia

Suas máquinas de lavar e secar podem conter uma grande quantidade de micróbios nocivos e bactérias que causam irritação ou reações alérgicas graves.

Para evitar o acúmulo desses microrganismos, certifique-se de limpar sua máquina de lavar e a de secar completamente, interna e externamente.

Leia o manual do produto ou entre em contato com a assistência técnica para saber o melhor meio de realizar essa limpeza no equipamento.

3. Utilize o produto certo

Escolher o sabão certo para sua roupa é importante porque os produtos químicos podem ser o motivo de suas alergias. Além disso, os corantes e as fragrâncias podem levar a reações alérgicas ou causar irritação na pele sensível.

Para evitar alergias causadas por produtos inadequados, recomenda-se o uso de produtos sem corantes e fragrâncias: os hipoalergênicos e o sabão neutro são ideais para pessoas com pele sensível ou alérgicas.

4. Evite o uso de amaciantes

Comumente, os amaciantes têm bastante perfume, não sendo indicados para quem quer evitar alergias – e o uso de perfumes para tecidos também deve ser evitado pela mesma razão. 

5. Enxague a roupa mais de uma vez

Para evitar alergias, é importante que as roupas não fiquem com resíduos dos produtos de limpeza. Por esse motivo, é recomendado enxaguá-las mais de uma vez durante o processo de lavagem. 

6. Utilize a temperatura certa da água e opte por roupas de cama específicas

Lavar suas roupas, principalmente os lençóis, travesseiros e cobertores com água quente regularmente é essencial para manter as condições higiênicas e para evitar o desenvolvimento de qualquer irritante que possa desencadear uma alergia.

Para as roupas de cama, existem opções especiais para evitar alergias. Você pode optar por aquelas específicas para alérgicos, que geralmente são mais caras, mas garantem uma noite de sono tranquilo.

Se você não encontrar roupas de cama específicas, uma alternativa mais fácil e barata é utilizar capas para proteger de ácaros os colchões e travesseiros, já que esse tipo de peça funciona como uma barreira física. Essas capas são encontradas facilmente em lojas para alérgicos.

7. Seque as roupas em secadoras

Colocar a roupa para secar ao ar livre não é uma escolha recomendada se você é propenso a alergias de pele ou respiratórias por pólens. Isso ocorre porque pólen ou outros causadores de irritações ou alergias podem se unir ao tecido de suas roupas.

As secadoras, por outro lado, são muito mais eficientes e seguras para diminuir o risco de reações causadas pelos tecidos.

E então, gostou de nossas dicas para lavar roupa e evitar alergias? Compartilhe suas dúvidas e experiências nos comentários e até a próxima. 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *