De quanto em quanto tempo é preciso trocar os travesseiros?

Os travesseiros são um perigo para quem tem alergia. Eles podem ser a morada de diversos microrganismos, como ácaros, que causam ou agravam os problemas de saúde. Por isso, você deve higienizá-los periodicamente e, também, trocá-los de tempos em tempos para ficar livre das alergias respiratórias.

No entanto, você sabe quando trocar os travesseiros? No artigo de hoje, daremos algumas orientações para que você possa cuidar ainda mais da sua saúde e da sua família, e, assim, evitar um processo alérgico. Acompanhe. 

Quando trocar os travesseiros?

Você deve trocar os travesseiros a cada dois anos, mesmo se forem higienizados a cada seis meses e usados os protetores específicos para eles. É que, depois desse tempo, 30% do peso do produto, independentemente do seu estado, é composto por excrementos e restos de ácaros.

Portanto, não importa se o travesseiro está limpo: se tiver dois anos de uso, precisa ser substituído por outro. Além de evitar problemas como as alergias respiratórias, quando você troca o travesseiro, preserva a sua coluna e postura. Isso porque a altura do travesseiro é importante para manter a coluna e o pescoço na posição correta e evitar dores musculares.

Como saber se o travesseiro ainda está na validade?

Verifique se há manchas amareladas

O primeiro sinal de que a validade do seu travesseiro expirou e de que é hora de trocá-lo é quando aparecem as manchas amareladas. Por isso, você deve, ao trocar a fronha ou o plástico protetor, observar se há esses sinais. Caso tenha, providencie outro travesseiro.

Observe o tamanho do travesseiro

Você já deve ter amassado o travesseiro várias vezes, né? Alguns são tão fofos e confortáveis que apertá-los é um hábito. Por isso, se você dobrá-lo ao meio e ele não voltar ao formato natural, é um sinal de que a validade expirou e que é preciso trocar por outro novo. 

Veja se você tem algum problema para dormir

Se você precisar colocar a mão embaixo do rosto ou do travesseiro para se acomodar melhor, esse é mais um sinal de que é a hora de trocar os travesseiros. Quando eles estão bons e na validade, você se sente confortável, e por isso não precisa ficar se ajeitando para dormir.

Sinta se há desconforto ao acordar

Dores nas costas, na cabeça, no pescoço e rinite alérgica também podem ser sinais de que seu travesseiro passou da validade. Por isso, observe como está seu corpo ao acordar. Caso sinta algum incômodo, faça um teste e troque de travesseiro, que pode ser o grande vilão do seu desconforto e mal-estar.

Como escolher o travesseiro ideal?

Quando for a hora de trocar os travesseiros, lembre-se de escolher um modelo que preencha o espaço entre seu ombro e cabeça quando você está deitado. O travesseiro ideal é aquele que alinha sua cabeça quando você está na posição favorita para dormir.

Caso durma de barriga para cima ou para baixo, você vai precisar de travesseiros mais finos do que as pessoas que deitam de lado. Outra dica importante é que, quando for comprar uma cama nova, você deve trocar os travesseiros, pois o espaço entre a cabeça e o ombro mudará com o colchão.

Agora, você já sabe quando trocar os travesseiros, não é mesmo? Fazendo a substituição dessa peça no tempo certo, você evitará problemas alérgicos para toda a família! Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima. 

 

Compartilhe:

One thought on “De quanto em quanto tempo é preciso trocar os travesseiros?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *