Qual a importância das capas antialérgicas?

As capas antialérgicas são recomendadas para quem tem problema de alergia. Confeccionadas com tecido 100% algodão e revestidas internamente de um material conhecido como policloreto de vinila (PVC), elas podem minimizar alergias que tanto incomodam. (ou outros polímeros).

Por serem especiais, as capas anti-ácaros são indicadas pelos médicos alergologistas para quem sofre com as alergias respiratórias. No entanto, você realmente sabe a importância dessas capas?

Neste artigo, vamos mostrar o porque você deve investir nessas capas. Acompanhe.

O que são ácaros?

Antes de falarmos sobre a importância das capas antialérgicas, vamos explicar o que são os ácaros. Eles são seres microscópicos, que medem aproximadamente 0,3 milímetros, mas que podem causar estragos à saúde.

Os ácaros se alimentam, principalmente, da descamação da pele humana e animal, e precisam de ambientes úmidos e escuros para sobreviver.

Os colchões e travesseiros são ambientes de umidade e temperatura ideais para que milhares de ácaros se desenvolvam. Os corpos dos ácaros mortos e suas fezes se tornam um pó fino, que é depositado nas fibras dos colchões e nos travesseiros, e é exatamente esses restos que, quando entram em contato com o organismo de quem é alérgico, penetram nas vias respiratórias e desencadeiam várias doenças, como tosse alérgica, asma, sinusite e rinite. Os ácaros também provocam espirros, lacrimejamento e coceira nasal.

Qual é a importância as capas antialérgicas?

As capas antialérgicas são indicadas pelos médicos alergologistas porque elas impedem a passagem de umidade e o acúmulo de fungos e ácaros em colchões e travesseiros, o que promove o controle ideal para um dos principais ambientes de convívio do alérgico com os ácaros: a sua própria cama. Isso paras as capas que revestem como um todo o colchão ou o travesseiro.

As capas que não revestem completamente, com as que cobrem apenas a parte de cima de colchões e travesseiros impedem o contato dos ácaros com o paciente sensível. Essas são mais usadas por pessoas que viajam muito e dormem em ambientes diferentes.

Se você ou alguém da sua família sofre com alergia respiratória, é preciso ter a consciência de que existem ácaros no ambiente do lar, e adotar algumas medidas para controlá-lo, como por exemplo, substituir as capas simples dos travesseiros por capas antialérgicas é uma das estratégias para evitar as crises.

Quem deve usar as capas?

As capas antialérgicas devem ser indicadas para as pessoas com alergia a ácaros, fungos ou qualquer outro componente da poeira domiciliar. Elas servem para proteger colchões e travesseiros do acúmulo de poeira, dos agentes externos em geral e da umidade ou proteger os pacientes do contato com os ácaros já existentes nos colchões e travesseiros.

Quais são as vantagens dessas capas?

São laváveis

As capas antialérgicas que você utiliza em seu travesseiro ou no colchão podem ser retiradas para lavar. Faça isso pelo menos uma vez na semana e não utilize alvejante ou outro produto com cheiro forte. Prefira sabão neutro, porque esse não deixará cheiro.

Reduzem as crises alérgicas

Essa é a principal vantagem das capas antialérgicas. Com elas, você terá menos crises alérgicas. Já pensou que maravilha passar as estações do ano como primavera, verão e inverno sem ter uma crise de asma ou de rinite? Então, se você quer cuidar da sua saúde ou da sua família, prefira esse tipo de capa.

Ficam livres de pulgas e piolhos

Se em sua casa tem animais de estimação ou se seus filhos estão na fase escolar e têm convivência com outras crianças, prefira ter capas antialérgicas nos travesseiros: elas impedem a sobrevivência de pulgas e piolhos, comuns nessas situações.

Promovem a higiene

Por serem laváveis, as capas antialérgicas promovem a higiene do seu travesseiro, pois é comum a transpiração durante a noite. No entanto, uma capa antialérgica garante que o suor e a baba não cheguem até seu travesseiro, diminuindo a vida útil do mesmo e proporcionando um ambiente mais favorável para fungos e bactérias.

Além disso, com as capas antialérgicas você não terá mais problemas com a aparência dos travesseiros, pois eles não vão mais ter aquele aspecto feio e amarelado.

Gostou do nosso conteúdo? Tem mais alguma dúvida? Escreva para gente nos comentários e até a próxima!

 

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *