Quais ambientes provocam a crise de rinite?

Frio com tempo seco é uma característica do inverno, e a combinação perfeita para desencadear uma crise de rinite. Também há cidades no Brasil onde o tempo é úmido, uma condição para provocar as alergias mais graves. Por isso, se você se preocupa com sua família e deseja cuidar da saúde, é preciso saber identificar quais os ambientes que provocam a crise de rinite, não é verdade?

Para lhe ajudar, no artigo de hoje nós listamos os mais comuns, além das características que fazem deles perigosos para quem tem a alergia e dicas para se prevenir e evitar as crises de rinite. Acompanhe.

Quais são os ambientes que provocam a crise de rinite?

Casa com umidade

Se você mora em uma casa com umidade, infiltrações e vazamentos, tome cuidado! Esse é o local ideal para a proliferação de fungos. Portanto, verifique se existe alguma situação que favoreça a umidade da casa, e caso seja constatado algo de errado, solucione o problema.

Salas sem ventilação

As salas sem ventilação podem provocar a crise de rinite, por isso, é importante trabalhar em locais arejados para não ter alergias respiratórias. Prefira ambientes onde há luz solar possa entrar e que sejam ventilados.

Quartos com poeira

O quarto, principalmente das crianças, precisa ser limpo todos os dias. Para isso, utilize o aspirador de pó, use um pano úmido ao invés da vassoura e evite cortinas e objetos que acumulam a poeira. Limpe a mobília e, caso, tenha carpete, utilize uma solução com um pouco de água e vinagre para limpá-lo.

Banheiro com mofo

Se o banheiro está mofado, é importante que você faça uma limpeza o quanto antes. Talvez seja preciso repintar as paredes, e, para isso, escolha as tintas antialérgicas: eliminando o mofo, você evita a crise de rinite!

O que esses ambientes têm em comum?

Alguns estudos revelam que os pacientes que vivem em ambientes úmidos têm mais chance de desenvolver alergias, principalmente uma crise de rinite, porque esses locais contribuem para o desenvolvimento de ácaros e fungos, que são os principais responsáveis por desencadear o processo alérgico.

O Brasil tem grandes dimensões continentais, por isso, tem uma diversificação climática, com climas úmidos e quentes, como é o caso de boa parte da região Amazônica, até climas semiáridos, ou seja, próprios do sertão nordestino.

Por esse motivo, estamos no grupo dos países que apresentam as maiores taxas de prevalência de rinite alérgica no mundo.

Como prevenir a crise de rinite?

Conserte os vazamentos

Caso reside em uma casa mais antiga ou se há muito tempo não faz uma manutenção no seu imóvel, observe os vazamentos hidráulicos. Conserte-os e evite a proliferação de fungos.

Remova o mofo

Dê uma olhada nos quartos, sala, copa, cozinha e banheiro e observe se esses ambientes têm mofo. Se ele estiver em uma superfície visível, remova-o para que você não tenha problemas alérgicos respiratórios.

Utilize capas antialérgicas

Coloque capas antialérgicas nos colchões, almofadas e travesseiros. Elas devem ser impermeáveis para evitar a penetração da umidade e, consequentemente, o desenvolvimento de fungos e ácaros. A cada três semanas, as capas precisam ser lavadas.

Retire os tapetes e os carpetes

Retire todos os tapetes e carpetes, principalmente dos quartos. Aproveite e tome todas as medidas para reduzir a poeira, como doar objetos que facilitam o acúmulo de pó e retirar livros, revistas desse ambiente, que provocam umidade, além dos bichos de pelúcia.

Lave as roupas guardadas

Sabe aquele casaco que fica o ano todo guardado esperando o frio? As roupas de inverno devem ser lavadas e colocadas ao sol antes de usá-las para evitar a crise de rinite. 

Agora que você já sabe quais os ambientes provocam a crise de rinite, ficará mais fácil evitar o processo alérgico, não é verdade? Siga as nossas dicas e fique longe das alergias, e se ainda tiver alguma dúvida, escreva pra gente pelos comentários, combinado? Até a próxima. 

 

 

Compartilhe:

One thought on “Quais ambientes provocam a crise de rinite?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *