O que faz uma pessoa desenvolver um processo alérgico?

Considerada uma reação do sistema  imunológico a uma série de substâncias que geralmente não causariam nenhuma reação na maioria das pessoas, a alergia é uma doença que incomoda muitas pessoas e de várias idades. Mas você sabe o que leva alguém a desenvolver um processo alérgico?

Neste artigo, você vai entender o porquê alguns indivíduos apresentam reações alérgicas e o que acontece com o organismo de quem tem o problema. Acompanhe. 

O que leva o organismo a desenvolver um processo alérgico?

Uma reação alérgica é desencadeada pela substância (alérgeno) específica a que a pessoa é alérgica. Quando exposto a este alérgeno, o corpo detecta um invasor estranho.

Os alérgenos mais comuns encontrados no nosso meio são a poeira, mofo, ácaros, pelos de animais e determinados medicamentos e alimentos.

Essas substâncias são consideradas elementos disparadores, ou seja, as causas do desenvolvimento dos sintomas alérgicos. Muitas vezes, basta o indivíduo evitar os alérgenos para que não ocorram mais os sintomas da doença.

O que acontece com o organismo de quem tem alergia?

Os alérgenos ligam-se aos anticorpos IgE (Imunoglobulina E), um tipo de proteína denominada anticorpo que desempenha um papel importante nas alergias. 

Quando a pessoa fica exposta a um alérgeno específico, ocorre a produção de IgE numa tentativa de proteger o corpo. Essa IgE permanece na memória do nosso corpo e, se  houver um novo contato com esse alérgeno, substâncias inflamatórias, como a histamina, são liberadas. A histamina tem o objetivo de combater os “invasores” do organismo, e, por tentar defendê-lo, ela provoca uma inflamação que pode ter como consequências vários sintomas, como coriza nasal, falta de ar, problemas na pele, vermelhidão e lacrimejamento ocular, entre outros.

É importante, também, ficar atento a qualquer reação mais grave. Alguns tipos de alimentos, picadas de insetos ou medicamentos podem representar uma verdadeira ameaça ao bem-estar e levar o indivíduo a desenvolver um choque anafilático podendo ser fatal. 

Como tratar o processo alérgico?

Sabe-se que a alergia não tem cura, no entanto, ela pode ser controlada. O tratamento tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, diminuindo os sintomas, podemos tentar afastar o paciente da substância responsável pelo processo alérgico ou induzir a uma  tolerância a ela.

Para os casos agudos, o tratamento pode ser feito com anti-histamínicos (antialérgicos) e corticoides (hormônios com ação anti-inflamatória) que são aplicados via intramuscular ou endovenosa. Nas alergias respiratórias pode associar ao tratamento a nebulização com medicamentos broncodilatadores.

Nos sintomas mais crônicos e persistentes, o tratamento é realizado de acordo com a necessidade de cada paciente, medicamentos sintomáticos  podem ser prescritos e/ou a imunoterapia específica (vacina para alergia) ou dessensibilização 

A imunoterapia específica é o único tratamento capaz de modificar o curso natural da doença.

Como prevenir as alergias?

Para prevenir as alergias, é importante evitar ao máximo o contato com o alérgeno específico. Manter o ambiente em que se vive limpo e bem arejado, evitando, dessa forma, os alérgenos como ácaros, fungos e pelos.

As alergias respiratórias, por  exemplo, podem se tornar graves pela má qualidade do ar, e, por isso, quem sofre com o problema também deve evitar locais com alto índice de poluição, típico de centros urbanos.

Entender o porquê o organismo passa a desenvolver um processo alérgico é o primeiro passo para evitar o contato com as substâncias alérgenas, melhorando, assim, o bem-estar a qualidade de vida de quem sofre com as alergias. 

Portanto, mantenha os ambientes de casa e do trabalho limpos e, caso identifique um sintoma mais grave, procure ajuda médica. 

E então, você sofre de alguma alergia? Ficou com dúvidas sobre o que acontece com o organismo quando ele entra em contato com as substâncias alérgenas? Entre em contato conosco e até a próxima. 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:

3 thoughts on “O que faz uma pessoa desenvolver um processo alérgico?”

  1. Meu filho é alergico a acaru porque quando ele toma banho quase sempre fica com pintas Vermelha no pescosso ai passo uma pomada de instamim ai passa so que hoje ficou tão acentuado que Dei um alektos a ele ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *