Por que as roupas de inverno podem causar alergia?

Roupas de inverno podem causar alergia, por isso, é preciso ter muito cuidado com elas. Afinal, as reações alérgicas acontecem porque os ácaros acumulam-se mais nos tecidos guardados – e é isso que acontece com as peças de roupa mais pesadas, que ficam aguardando os dias frios.

Os ácaros se alimentam de fragmentos da pele humana e se reproduzem aos milhões quando as roupas estão em ambientes úmidos, sem luz ou ventilação. No entanto, você realmente sabe o porquê isso tudo acontece? Descubra no artigo de hoje. 

Quais os ambientes que acumulam ácaros?

Ao guardar suas roupas de inverno, você precisa prestar atenção aos locais que elas serão armazenadas. Isso porque ambientes sem ventilação e sem luz natural são os piores para guardar roupas, portanto, ao guardá-las, certifique-se de que elas estarão limpas e bem protegidas.

Dentre os locais que devem ser evitados para guardar roupas de inverno, estão: 

Gavetas mofadas

As gavetas do seu guarda-roupa ou de sua cômoda devem estar limpas. Espaços com mofo deixam ácaros e cheiro forte nos itens guardados, e esse é um dos motivos pelos quais roupas de inverno podem causar alergia. 

Fundo dos armários

De vez em quando, tire suas roupas do fundo dos armários, que é um local úmido e que acumula ácaros, provocando as crises alérgicas. Você precisa lavá-las e guardá-las da maneira adequada.

Caixas de papelão

Outro local que você deve evitar guardar suas roupas é em caixas de papelão. Elas deixam a poeira entrar e não conservam limpos seus cobertores e suas roupas de inverno. Portanto, evite-as!

Sacos plásticos para lixo

Nem pense em guardar suas roupas de inverno em sacos plásticos para lixo doméstico. Essas sacolas rasgam com facilidade e acumulam poeira nos tecidos, sem contar que são produzidas com muitas substâncias tóxicas. 

Se as roupas de inverno podem causar alergia, como se prevenir? 

Quando guardar suas roupas, preste atenção a esses detalhes:

Lave as peças sempre que puder

Antes de armazenar seus cobertores, calças e blusas de inverno, lave bem os tecidos. Isso acaba com a proliferação dos ácaros.

Guarde as roupas em locais ventilados e abertos

Prefira guardar seus pertencentes em locais mais ventilados e abertos para não sofrer com as alergias. No entanto, não se esqueça de envolvê-los em um material impermeável, evitando que a umidade comprometa sua conservação.

Coloque as peças no sol

Não guarde suas roupas e cobertores por muito tempo. Lave-os e coloque-os no sol por algumas horas para ajudar a acabar com os ácaros do tecido.

Quem sofre mais alergia com as roupas de inverno?

Pessoas que já sofrem com alergias como rinite e asma costumam ser as mais afetadas com as roupas de inverno mal guardadas, já que elas entram em contato com os ácaros ao vestir as peças.

Por isso, é importante ficar atento às crises intensas de alergia, e se os sintomas persistirem por muitos dias, é bom procurar um médico alergologista.

Agora que você sabe que as rupas de inverno podem causar alergia, ficará mais atenta com o seu armário, não é mesmo? Não se esqueça que muitas atitudes do dia a dia, como manter a casa fechada ou as roupas mal armazenadas podem acumular ácaros e provocar crises alérgicas. 

E você, sabe guardar suas roupas de inverno? Conte para gente como você faz pelos comentários e até a próxima. 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *