Por que o quarto pode agravar sua alergia respiratória?

Adultos e crianças sofrem com coceiras no nariz, coriza e dificuldades de respirar – todos sintomas de alergias respiratórias. E o que costuma causar esses sintomas? Os ácaros, pequenos aracnídeos de meio centímetro que estão em todas as casas, independentemente de quão limpas elas sejam, e, principalmente, nos quartos. 

Para que você entenda a relação entre o seu quarto e os problemas alérgicos, preparamos este post com informações sobre como cuidar dessa parte tão importante e aconchegante da sua casa. Confira.

Por que o quarto pode ser o vilão das alergias?

O quarto é um dos locais mais agradáveis da nossa casa. Normalmente, ficamos até 8 horas por dia nele, e, pelo menos metade desse tempo na cama. 

No caso das crianças, esse tempo é ainda maior: são até 12 horas por dia na cama e mais um período brincando. 

Mas, por que o quarto, além de ser um dos nossos ambientes favoritos de casa, tem a preferência, também, dos ácaros? Esses aracnídeos costumam ser encontrados em tapetes, cortinas, colchões, roupa de cama, travesseiros.

Por todos esses motivos, é preciso ter um cuidado especial com o ambiente que serve para você relaxar.

Como cuidar do quarto para manter a alergia respiratória longe? 

Para cuidar do seu quarto e do ambiente onde ficam as crianças, é preciso tomar cuidado com objetos e até mesmo os móveis decorativos.

Por isso, confira nossas dicas para manter o ambiente longe dos ácaros e, consequentemente, das alergias respiratórias:

1. Preste atenção nas almofadas

Sabe aquelas almofadas decorativas e que todo mundo gosta de abraçar e até dormir com elas?

Cuide para que não sejam a causa da sua alergia respiratória. Opte por modelos que tenham as capas removíveis, para poder lavá-las periodicamente. 

2. Evite os animais de estimação

Os animais de estimação trazem muita alegria para casa, mas, se você tem alergia respiratória, é preciso redobrar os cuidados para não ter crises. 

A dica é não deixar que o seu pet fique no seu quarto e suba na cama ou estofados. Outra forma de minimizar o problema é dando banhos semanais nele. 

3. Esqueça o cigarro

Todo mundo sabe que o cigarro é prejudicial à saúde. E para quem tem problemas com alergias, o fumo ainda é pior. Por isso, não permita que fumem em seu quarto e caso você tenha esse vício, mantenha o ambiente a salvo.

4. Prefira as cortinas curtas

Se você não abre mão das cortinas, faça a opção pelas que são fáceis de lavar, principalmente as curtas.

Outra dica é substituir as de pano pelas persianas. Elas são ideais para evitar as crises de alergia respiratória. 

5. Cuide da limpeza do ambiente

Um quarto organizado e bem limpo todos os dias minimiza os riscos para os alérgicos. Por isso, com um pano úmido embebido em sabão, retire o pó do ambiente – não use a vassoura ou o espanador, pois eles espalham a poeira e provocam os problemas respiratórios.

6. Escolha tapetes pequenos

Para decorar o espaço, escolha tapetes pequenos. Eles  são fáceis de desinfetar e podem ser lavados periodicamente.

Caso você queira limpá-lo sem lavar, faça uma solução com um pouco de água, álcool e vinagre. Use um pano limpo e passe a mistura no tapete. Dessa maneira, você evitará o acúmulo de poeira.

7. Tenha poucos bichinhos de pelúcia

Toda criança adora um bichinho de pelúcia, não é verdade? No entanto, isso pode se tornar um grande problema.

Para não deixar seu filho triste com a falta do bichinho, basta evitar o excesso desses brinquedos que acumulam o pó e dificultam a limpeza.

8. Cuide das paredes do ambiente

Em relação às paredes do quarto, fique de olho em infiltrações e umidade. Caso tenha esses problemas, procure solucioná-los.

Para pintar o ambiente, utilize uma tinta lavável e evite papéis de parede ou texturas que dificultam a limpeza.

9. Tome cuidado com os ventiladores de teto

Os ventiladores de teto podem piorar as alergias respiratórias. Isso porque eles acumulam poeira em suas pás, e, quando ligado, acaba espalhando por todo ambiente.

Se você preferir e se possível, no lugar do ventilador, use o ar condicionado. No entanto, não se esqueça de verificar o filtro e lavá-lo semanalmente.

Viu como é importante cuidar do quarto para evitar a alergia respiratória? Se você ficou com alguma dúvida, já sabe: escreva pra gente pelos comentários e até a próxima. 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *