O nosso organismo é mesmo um sistema inteligente, e uma coisa interfere diretamente na outra. De uma hora para a outra, você pode se deparar com um quadro complicado e que, em pouco tempo, já toma conta do seu organismo por inteiro. Assim são as alergias.
Você já parou para pensar como se desencadeia um quadro alérgico dentro do seu corpo? E que uma reação é apenas o resultado final de um longo processo? No post de hoje, você vai entender a relação existente entre as alergias e o nosso sistema imunológico. Acompanhe!
As alergias
A alergia é uma resposta do nosso sistema imunológico, desencadeada a partir do contato com determinada substância considerada não tolerável.
As alergias podem ser ambientais ou alimentares e atingir o corpo por meio de inalação, ingestão ou contato dérmico. Trata-se de uma reação de nível variável, conforme tipo de alérgeno e forma de contato.
As alergias alimentares, por exemplo, tendem a ser mais acentuadas, apresentando graves sintomas e gerando a necessidade de tratamento imediato. No caso das alergias respiratórias, causadas por alérgenos ambientais, as reações são de menor intensidade, mas tendem a ser constantes no organismo.
Como é o processo alérgico?
Resumidamente, o processo se desencadeia quando determinado antígeno (corpo estranho) entra em contato com o seu organismo. Nesse momento, uma proteína extremamente importante no nosso organismo – conhecida como imunoglobulina – passa a percorrer o corpo pela corrente sanguínea a fim de identificar e reagir à substancia invasora.
Começa, aí, um processo de defesa no qual os anticorpos se afixam neste invasor e despertam a produção de uma outra substância, chamada histamina – que é responsável pelos sintomas de cunho alérgico. Esta liberação não é feita de forma localizada, mas sim para o organismo como um todo. Por isso, os sintomas alérgicos – como manchas, coceiras e edemas – podem ser percebidos em todo o corpo.
Os alérgenos
Você pode ter alergia a determinada substância e nem saber, por isso, prestar atenção às respostas dadas pelo seu corpo é fundamental para buscar um tratamento ágil e eficaz.
Sabia que é possível desenvolver alergia, inclusive, a algum componente que você já tenha entrado em contato? Por incrível que pareça, muitas vezes, nosso sistema imunológico age de forma inesperada.
Além disso, os alérgenos podem apresentar reações diferentes – conforme tipo e intensidade de rejeição a eles. Existem, também, determinadas substâncias que têm mais probabilidade de desencadear alergia nas pessoas, em função da sua composição mais específica.
Relação com o sistema imunológico
No caso das alergias respiratórias, por exemplo, pode-se dizer que, quando a imunidade do corpo está mais baixa, a incidência de alergias é maior.
Com os anticorpos trabalhando em menor ritmo, fica facilitada a entrada e instalação de agentes agressores no nosso corpo. E é por isso que é tão importante trabalhar para manter a saúde sempre em dia. Com um corpo equilibrado e resistente, a incidência de quadros enfermos reduz significantemente.
O corpo é um sistema de reflexos rápidos e intensos, que merece sempre muita atenção e cuidado. Se algo está ruim, acaba refletindo em outra área e desenvolvendo um quadro clínico delicado. Busque sempre o autoconhecimento, mantendo atenção a reações especificas do seu corpo e procurando auxílio profissional para obter o tratamento adequado. Somente assim é possível controlar as possíveis adversidades com agilidade e eficácia.
Assim, a recomendação é de ter uma alimentação saudável, se hidratar e exercitar adequadamente, além de evitar o estresse. Com isso, o sistema imunológico não deve ficar enfraquecido, o que reduz as chances de contrair infecções e de piorar quadros alérgicos.
Como você cuida do seu sistema imunológico? Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!
Minha filha tem rinite alérgica e a médica afirmou que pessoas alérgicas tem mais imunidade. O que me diz?
Obg
Bom dia!
Sra Leila, em relação a essa pergunta é necessário passar por uma consulta com alergologista/Imunologista para uma segunda opinião.
Agradecemos o contato!
Atenciosamente,
Dr Alergo Imuno.
Oi, tudo bem?? Li o post e gostei muito, mas fiquei com uma dúvida: um processo alérgico reflete na queda da imunidade ou a imunidade baixa é que influencia o processo alérgico?? Grata.
Bom dia!
Sra Glauca Vasconcelos, a questão da alergia refletir na imunidade procede, mas é necessário que a sra passe por uma consulta com imunologista para que ele solicite os exames necessários pra investigação do quadro de alergia e sua imunidade.
Agradecemos o contato!
Atenciosamente,
Dr Alergo Imuno!