Remédios caseiros para alergia funcionam?

Todo mundo já ouviu a tia ou avó falar sobre um remédio caseiro, ou já experimentou alguma solução natural para curar algum problema de saúde, não é mesmo? A verdade é que a automedicação pelos ditos produtos caseiros é constante, mas também pode ser um risco para a saúde.

No que se refere à alergia, então, pode ainda piorar o quadro em questão! É por isso que, no post de hoje, você vai conferir um pouco mais sobre remédios caseiros para alergia e entender os riscos que eles podem causar para o organismo. Confira!

O que são os remédios caseiros para alergia?

Os remédios caseiros são aqueles preparados a partir de plantas, especiarias, ervas e outras substâncias consideradas essencialmente naturais.

Geralmente, eles derivam de algumas receitas antigas, que misturam ingredientes e indicam ser a solução para os seus problemas alérgicos. As receitas podem ser de uso tópico ou oral, de acordo com o caso apresentado.

Como os remédios caseiros para alergia atuam no organismo?

Os remédios caseiros prometem atuar de forma natural, tratando as enfermidades por meio de propriedades benéficas. Mas, na verdade, muitas vezes, eles acabam atuando como máscaras para os problemas. Isso porque tratam de forma superficial a questão, prologando o quadro e impedindo a abordagem adequada.

Um exemplo é utilizar andiroba ou cabacinha no tratamento da sinusite. Essas raízes, na verdade, causam irritação química no nariz. Ocorre de as pessoas acharem que esses remédios caseiros para alergia surtiram efeito quando, na verdade, foi apenas uma consequência natural da doença.

Em alguns casos, principalmente quando a dose é excessiva e sem controle, os sintomas percebidos também podem ser intensificados – piorando a situação.

Quais perigos os remédios caseiros para alergia podem causar?

A automedicação e a falta de orientação para o tratamento de uma alergia são mesmo uma ameaça à saúde. Isso porque os compostos caseiros não têm atuação comprovada.

Eles podem até parecer eficazes em determinados casos alérgicos, mas, na verdade, tender a prejudicar outras partes do organismo. Como não existe uma análise técnica das suas propriedades, não há como analisar se eles não apresentam efeitos colaterais – tanto no curto como no longo prazo (aliás, muitas vezes, você pode ter uma reação posterior e jamais identificar a relação com este uso).

Além do mais, o tratamento por medicina alternativa – no caso dos remédios caseiros para alergia – possui atuação paliativa e não curativa. Eles reduzem os sintomas e eliminam o mal-estar, porém, não atuam na causa da enfermidade.

Mas, então, todos os remédios caseiros são ruins?

Calma, também não queremos dizer isso. Soluções caseiras podem ser mesmo uma ameaça, mas não há como negar que há diversos benefícios no consumo de produtos naturais.

Quando bem dosados e combinados a tratamentos eficientes, eles tendem a potencializar a sua eficácia. Tudo que é utilizado com consciência e entendimento tende a ser benéfico. Não trate esta questão com radicalidade, pois o que quer se evitar, aqui, é o consumo de algo sem conhecimento prévio das suas propriedades, sem uma orientação médica.

Qual é a solução?

A solução está na conscientização da população a respeito do uso deste tipo de medicação. É preciso entender que, por mais que em um primeiro momento pareça ser a alternativa mais adequada, ela pode provocar consequências mais graves.

Para o tratamento de uma alergia, a indicação é sempre procurar por um alergologista, pois é a única forma de garantir que a abordagem adequada vai ser realizada, melhorando, assim, o bem-estar e a saúde do paciente. 

É preciso, mesmo, tomar muito cuidado com as falsas promessas dos remédios caseiros de alergia, para não sofrer com as possíveis consequências. Antes de sair se automedicando, procure a ajuda de um especialista no assunto e que terá as melhores indicações de tratamento para te passar. Lembre-se de que quando falamos em saúde, não podemos economizar na atenção. Fique de olho!

E então, tiramos sua dúvida se remédios caseiros para alergia funcionam? Você tem alguma experiência de uso ou tratamento de alergia para compartilhar? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *