O que leva uma pessoa a ter reação anafilática?

A reação anafilática, também conhecida como anafilaxia, é o tipo mais grave de reação alérgica, visto que pode levar a pessoa até mesmo à morte. Por isso, é fundamental conhecer essa ocorrência, sobretudo quem já tem diagnóstico de alguma alergia – como alimentar, ao látex, a medicamentos, à picadas de abelhas, vespas e formigas, entre outras.

Neste artigo, saiba mais sobre essa perigosa reação e conheça alguns dos fatores que podem desencadear a sua manifestação. Acompanhe.

O que é reação anafilática?

Trata-se da manifestação aguda de hipersensibilidade que pode ser fatal, e desencadeada por diversos agentes, tais como alimentos e medicamentos. Ela ocorre, portanto, quando o organismo sofre exposição a substâncias as quais ele é sensível e desenvolve sinais e sintomas, o que faz com que ele ative o sistema imunológico e produza anticorpos. Ocorre que algumas pessoas apresentam uma reação exagerada desses anticorpos, o que desencadeia a reação anafilática.

Seus sintomas podem surgir imediatamente após a exposição a tal agente, ou mesmo até uma hora depois. Eles incluem sensação de desmaio, coriza, náuseas e vômitos, comichão generalizado, dificuldade para respirar, tosse, dor no estômago, aperto no peito, inchaço em regiões do corpo, urticária, arritmia, até convulsão, perda de consciência e parada cardíaca.

Em casos extremos, pode haver evolução para um quadro de choque anafilático, que é um colapso circulatório suscitado por uma intensa reação alérgica. Trata-se, portanto, de uma reação extremamente grave, visto que pode, inclusive, levar um indivíduo considerado saudável rapidamente a óbito se não houver socorro imediato.

Motivos que podem levar à ocorrência de reação anafilática

Os fatores que podem levar uma pessoa a ter reação anafilática são variáveis. Conforme levantamento, no país, os principais são os medicamentos (sendo os mais frequentes os analgésicos, antitérmicos, anti-inflamatórios não hormonais e os antibióticos), seguidos por alimentos e picadas de alguns insetos.

Ainda, de acordo com o estudo, nos casos de quem tem asma, idade mais avançada ou doença cardíaca, associam-se as ocorrências mais sérias de reação anafilática, sobretudo nas estimuladas por alimentos.

De modo resumido, entre os principais agentes desencadeadores da reação anafilática, nas diferentes fases da vida, estão:

  • Veneno de insetos, como abelhas, “formigas de fogo” e vespas.
  • Determinados remédios, como alguns analgésicos e anti-inflamatórios, antibióticos e agentes anestésicos.
  • Alimentos como frutos do mar, peixes, amendoim, nozes, leite de vaca, entre outros. Vale destacar que, em determinados casos, não somente a ingestão desses alimentos, como também seu valores de preparo ou o toque, podem contribuir para a reação.
  • Látex presente em produtos como luvas de borracha e em alguns brinquedos.
  • Agentes de contraste utilizados em exames.
  • Estímulos físicos, como realização de exercícios físicos em circunstâncias bem específicas. A incidência desse tipo de situação é menor e mais pontual.

Como é o socorro a quem sobre reação anafilática?

Um tratamento do quadro anafilático precisa ser administrado rapidamente nos serviços de saúde de urgência e emergência. Quando isso ocorre, a situação pode ser controlável.

Para evitar novas manifestações, a principal ação é realmente eliminar contato com o elemento desencadeador do problema. Uma boa prática a ser adotada por quem já tem um diagnóstico de alergia é portar um documento e/ou utilizar um bracelete, colar ou outro meio que informe sua condição. Orientar amigos, familiares e colegas de trabalho sobre como agir em caso de uma reação adversa também é importante.

Ainda, conforme orientação médica, portar um kit de emergência, incluindo um auto-injetor de adrenalina, pode facilitar um eventual atendimento emergencial. Tratar as doenças de base, como asma, doenças cardíacas entre outras é primordial. Em determinados casos, realizar a imunoterapia, a fim de reduzir a sensibilidade aos alérgenos, pode, também, contribuir para uma melhora na qualidade de vida e na redução da probabilidade de uma reação anafilática.

Tiramos suas dúvidas sobre o que pode levar alguém a ter reação anafilática? Para outras questões, deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato conosco. Até a próxima!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *