Tosse crônica pode ser sinal de alergia?

Conviver com a tosse pode ser algo inconveniente, que prejudica a saúde e o bem-estar. No curto e longo prazo, ela tende a deixar a região da garganta fragilizada e compromete a respiração, além de poder impactar na qualidade de vida do paciente, como nos estudos, sono, trabalho e atividades de lazer. Mas você sabia que a tosse crônica também pode ser sinônimo de alergia?

Esse é um sintoma muito comum nesse tipo de quadro, e que precisa ser averiguado com atenção para que se adote, de fato, um tratamento adequado combatendo a causa.

A seguir, compreenda melhor o que é tosse crônica, seus sintomas e casos nos quais ela pode indicar um problema alérgico. Acompanhe.

O que é a tosse crônica?

Você já deve ter passado por algum quadro de gripe ou resfriado, e se deparado com os sintomas da tosse – não é mesmo? Mas nessas doenças a tosse é autolimitada, ou seja, com poucos dias ela melhora. O incômodo da tosse crônica é pior, já que ela é persistente.

A tosse pode ser caracterizada como uma reação de proteção do corpo, que ajuda a eliminar as secreções (catarro) e materiais inalados que se encontram nas vias respiratórias. A tosse crônica se diferencia da comum (aguda) especialmente pela sua duração, já que tende a ser persistente e incisiva. É considerada crônica, pela maioria dos autores, quando persiste por mais de oito semanas.

Quais são os sinais e sintomas que podem vir associados com a tosse crônica?

Esse tipo de tosse apresenta alguns sinais e sintomas bastante típicos de algumas doenças, e que podem vir acompanhados ou se manifestar de modo isolado. São eles:

  • Coceira na garganta e pigarro.
  • Chiado e falta de ar no pulmão.
  • Gosto amargo na boca.
  • Azia.
  • Dor de garganta.
  • Rouquidão.
  • Gotejamento pós-nasal.
  • Obstrução e secreção nasal,  roncos. 

 

A tosse crônica pode ser sinal de alergia?

Você sabia que a tosse crônica também pode ser sinal de alergia? Ela é um dos fatores mais comuns dentre aqueles que apresentam crises respiratórias, representando um ponto de atenção. A tosse crônica pode significar um quadro alérgico mais grave, que necessita de tratamento específico – rinite e asma são as principais causas nesse contexto.

A tosse crônica, especialmente quando tem característica “seca” (ou seja, sem a presença de catarro), reflete a ação alérgica no organismo e deve ser observada com atenção. Ela é inconveniente e pode representar outros riscos se não for tratada de forma adequada.

Lembrando de que, para significar uma alergia, a tosse crônica não precisa ser necessariamente acompanhada de outros sintomas (apesar de geralmente estar atrelada à coceira e coriza, especialmente nos olhos e nariz, chiado e falta de ar). Nesses casos, então, o ideal é procurar um médico com a máxima urgência para buscar o diagnóstico preciso e realizar um tratamento adequado.

Como tratar a tosse crônica?

Antes de qualquer coisa, é preciso identificar corretamente o motivo da tosse crônica – pois, somente assim, o correto tratamento poderá ser prescrito. Se a tosse crônica for mesmo de caráter alérgico, alguns dos principais comportamentos a serem adotados são:

  • Realizar o tratamento das doenças respiratórias alérgicas, seguindo a orientação e prescrição médica.
  • Evitar contato e exposição com os alérgenos ou irritantes que causam as crises.
  • Fazer atividade física aeróbica fora das crises, com orientação e supervisão adequadas.
  • Ingerir bastante líquido.

A tosse crônica é muito incômoda e pode atrapalhar consideravelmente o seu bem-estar. Se derivar de uma complicação alérgica do seu organismo, pode trazer ainda mais prejuízos à sua rotina e qualidade de vida.

Portanto, se os sintomas da tosse persistirem por um período maior do que o esperado, não deixe de procurar um atendimento médico. Somente um profissional poderá diagnosticar o seu quadro com precisão e lhe indicar o melhor tratamento a ser adotado.

E então, tiramos sua dúvida sobre o tema? Para saber mais sobre o assunto, confira nosso artigo sobre tosse alérgica. Até a próxima!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *