A anafilaxia é uma reação comum?

A anafilaxia é uma preocupação constante de quem tem algum tipo de alergia. De fato, essa reação acentuada e sistêmica, se não for devidamente controlada, pode levar até mesmo à morte.

Mas será que ela é uma reação comum? Como ocorre um caso de anafilaxia? Tire essas e outras dúvidas neste artigo.

O que é anafilaxia?

A anafilaxia é uma reação sistêmica grave que quando tem causa alérgica se desenvolve depois que o indivíduo entra em contato com um alérgeno ao qual apresenta sensibilidade. Essa acentuada reação costuma surgir rapidamente, dentro de alguns minutos.

Quando o corpo percebe que está correndo risco devido a uma determina substância e a reconhece de modo errado, o sistema imunológico produz anticorpos que, nesses casos, apresentam reações exageradas, causando anafilaxia.

Os sintomas são intensos e podem envolver inchaço na garganta, línguas e lábios; dificuldade de respirar e tosse; coceira; urticária; náuseas; aumento da frequência cardíaca; queda de pressão; vômito; diarreia; inchaço no corpo; confusão mental; cólicas abdominais; e em casos graves, pode ocorrer o choque anafilático, que resulta em coma.

Muitos fatores alérgenos podem desencadear a anafilaxia, estando medicamentos, alimentos, látex e picadas de insetos entre os mais comuns.

Essa é uma reação comum?

estimativa de que 1 a cada 200 atendimentos nos serviços de emergência se refira a tratamentos de reações alérgicas graves. Ainda, estudos apontam que em torno de 2% da população já passou por pelo menos um episódio de anafilaxia, e entre 5% e 6% da população pode apresentar essa reação durante uma crise alérgica.

O fato é que casos de alergia estão crescendo, por fatores como o estilo de vida e as condições ambientais atuais, que têm alterado a resposta imunológica dos indivíduos.

Tudo isso leva a dados aos quais devemos ficar atentos. Por exemplo, pesquisas indicam que as admissões hospitalares motivadas por reações alérgicas graves aumentaram sete vezes nos últimos 10 anos. E esse quadro tem sido estimulado, em boa medida, pelo incremento dos casos de anafilaxia por alimentos – a relação de alimentos que são capazes de provocar o problema só tende a continuar crescendo.

Primeiros socorros para anafilaxia

Como vimos, a anafilaxia é uma situação bastante séria e, por isso, é necessário buscar ajuda médica assim que os primeiros sintomas começarem a aparecer. Enquanto isso, é indicado colocar a pessoa em posição confortável, com as pernas elevadas e, caso ela já tenha orientação e prescrição médica para utilizar certos medicamento para momentos de crise, é necessário administra-los. Geralmente, anti-histamínicos e o mais importante de todos que são as injeções (ou auto injetores) de adrenalina são os mais utilizados.

É importante avisar ao médico da emergência sobre quais os procedimentos e as medicações foram utilizados antes de chegar ao hospital.

O profissional de saúde deve chegar ao diagnóstico por meio de análise clínica, avaliando os sintomas e utilizando os critérios de diagnóstico. Outros recursos, como dosagens sanguíneas de histamina e triptase poderão ser demandados.

O único método de prevenção da anafilaxia é encontrar a causa do problema e evitar o contato com determinado alérgeno, a fim de evitar novas reações.

Portanto, ao perceber qualquer sintoma anormal no corpo, é necessário procurar ajuda médica imediatamente. Lembre-se: a anafilaxia, quando não controlada a tempo, pode levar o paciente até mesmo a óbito.

Você já sofreu ou conhece alguém que tenha sofrido algum episódio de anafilaxia? Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato conosco.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *