Quais os tipos de asma que existem?

A asma é, atualmente, uma das doenças crônicas mais comuns em todo o mundo. Essa é uma condição que atinge tanto crianças como adultos, sendo o problema respiratório que mais gera internações no país. Dada a abrangência dessa patologia, é importante compreender melhor quais são os tipos de asma e o que os caracteriza.

Que tal saber mais sobre o assunto e conhecer os tipos de asma existentes? Então, continue a leitura do artigo!

O que é asma e quais são seus sintomas característicos?

Trata-se de uma patologia respiratória crônica, não contagiosa, caracterizada pela inflamação e obstrução das vias aéreas, gerando dificuldade respiratória. Ela ocorre a partir de uma reação exagerada do organismo a estímulos, como partículas alergênicas, poluentes, mudanças de temperatura, entre outros. Em linhas gerais, ela resulta da interação entre fatores genéticos e ambientais.

Entre os sintomas mais característicos dessa condição, estão: tosse frequente e prolongada, chiado no peito, dor/pressão no peito, sensação de cansaço e de falta de ar. 

Seus principais fatores de risco incluem a presença de familiares com asma, quadros de rinite e eczema e sensibilidade a alérgenos inalantes. Já as crises asmáticas são desencadeadas a partir de exposição ou contato com alérgenos (como a poeira e o mofo), elementos irritantes (como aromas fortes de perfume e materiais e limpeza) e poluentes intradomiciliares (como fumaça de fogão) e extradomiciliares (como queima de combustível), entre outros fatores.

O diagnóstico se dá a partir da análise dos sintomas e da história clínica do paciente, além de testes e exames que podem ser solicitados pelo médico – como o de insuflação exagerada do tórax.

Vale ressaltar que o quadro da asma pode ser controlado, porém, não apresenta uma cura definitiva.

Tipos de asma existentes

Os tipos de asma são segmentados conforme sua causa, sendo: 

1. Asma atópica, extrínseca ou alérgica

Provocada por alérgenos, como ácaros, pólen, pelos de animais, fungos e alimentos. É o tipo mais comum, muitas vezes, associado à existência de um eczema ou de outras reações de hipersensibilidade no organismo.

2. Asma intrínseca

Também chamada de asma criptogenética, suas causas são desconhecidas, não sendo provocada por nenhum fator precipitante externo, e sendo mais frequentemente manifestada em adultos.

3. Asma profissional

O ambiente laboral também pode promover o contato com elementos que causam alergias. Por exemplo, farinhas, metais, látex, serragem, gases, poeira, produtos industriais e agrícolas, tintas de cabeleireiro, etc., podem estimular um quadro de asma profissional – também chamada de asma ocupacional. Estima-se que esse problema já represente até 20% de todos os casos de asma nos países industrializados.

4. Asma por medicamentos

Os medicamentos podem gerar uma série de efeitos colaterais em pessoas sensibilizadas, entre eles, a asma por medicamentos. Princípios ativos, como os da aspirina e dos anti-inflamatórios, podem levar à manifestação desse problema.

5. Asma induzida pelo exercício

A asma induzida por exercício (AIE) ocorre quando se apresenta sintomas de asma apenas durante a realização de atividade física – sobretudo de mais alta intensidade. Vale ressaltar que não se deve de pronto abandonar a prática de exercícios, já que é importante para a saúde – inclusive do asmático.

Portanto, ao invés disso, é necessário identificar os fatores desencadeantes do problema – por exemplo, jogar futebol em campo aberto, gramado e em clima seco pode oferecer estímulos para o surgimento dos sintomas, já em quadra fechada talvez não gere o mesmo resultado.

Você já conhecia esses tipos de asma? Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *