5 perguntas sobre asma mais frequentes

A asma é uma das doenças respiratórias crônicas mais comuns. Ela tem como principais características a dificuldade de respirar, o chiado e o aperto no peito, a respiração curta e rápida. No entanto, apesar de ser fácil de ser identificada, muitas pessoas têm perguntas sobre asma que precisam ser esclarecidas.

Se você faz parte desse grupo, no post de hoje, nós responderemos 5 perguntas sobre asma! Confira!

Perguntas sobre asma

1. É verdade que a asma é transmissível?

Essa é uma das perguntas sobre asma mais comuns, mas a doença não é contagiosa. Os asmáticos possuem uma condição genética que determina uma reação a determinados alérgenos, como poeira, mofo, pelos de animais, baratas. Além também de poder sofrer com fatores irritantes para as vias respiratórias de quem tem asma, como mudanças de temperatura, fumaça, cheiro forte, e que causa os sintomas de chiado, falta de ar, cansaço e tosse característicos da doença.

2. É verdade que a bombinha vicia?

A bombinha não vicia. A asma é uma doença das vias respiratórias, e o tratamento com a bombinha é o ideal, pois atua diretamente sobre as vias áreas dentro dos pulmões. Seu efeito é mais rápido, as doses são necessárias para o controle dos sintomas e os efeitos colaterais menores se comparados com medicamentos usados por via oral.

Existem bombinhas de spray e inaladores de pó seco que servem para tratar a crise de asma ou controlar a doença a longo prazo, essas últimas são indicadas para diminuir a inflamação nas vias áreas dentro dos pulmões, evitando, assim as crises. A bombinha é o modo mais eficaz e seguro de tratar a doença. No entanto, o medicamento deve ser utilizado sob orientação médica.

3. É verdade que gestantes devem parar as medicações para asma?

Não. Em alguns casos, a medicação será essencial para permitir que a gestante respire melhor e forneça o oxigênio adequado ao feto.

Dessa forma, a falta de ar materna pode ser prejudicial ao bebê e pior do que o efeito dos remédios usados para evitar ou controlar a doença. É fundamental que a gestante seja acompanhada pelo seu obstetra e se necessário também por um médico especialista em tratar asma.

4. É verdade que praticar exercícios, como a natação, cura a asma?

A natação é importante para o paciente asmático, e traz muitos benefícios. No entanto, não cura a doença e nem deve ser imposta ao paciente como o único tipo de esporte a ser praticado.

Várias atividades aeróbicas, praticadas regularmente em ambientes livres de poluentes também são benéficos para quem tem asma. Alguns asmáticos têm crises desencadeadas pelo exercício. Nesse caso, é importante ter a orientação do médico alergologista para que o paciente possa praticar a atividade com segurança, fazendo aquecimento prévio adequado e usando medicamentos específicos para evitar as crises. A prática de atividade física aeróbica, quando a doença estiver controlada, deve ser estimulada com orientação médica.

5. É verdade que o ar condicionado faz mal?

Essa também é uma das perguntas sobre asma que vai causam dúvidas nos pacientes e familiares. É possível usar, sim, o ar condicionado desde que o aparelho seja limpo. O acúmulo de poeira e o mofo agravam os sintomas dos asmáticos, por isso, a limpeza dos filtros do ar deve ser realizada semanalmente, e da tubulação a cada dois meses.

Entretanto, alguns pacientes podem ter os sintomas piorados pelo contraste da temperatura fria e quente entre o ambiente com e sem o ar refrigerado. Além disso, o ar condicionado reduz muito a umidade, e a combinação de ar frio e pouco úmido pode ser irritante para as vias aéreas já inflamadas pela alergia.

Por isso, é importante evitar os excessos, regulando o aparelho para refrescar o ambiente e não para deixar o quarto “gelado”.

Consulte sempre seu medico a respeito de suas dúvidas sobre a doença. Asma tem tratamento e o paciente pode ter uma qualidade de vida melhor com tratamento e acompanhamento.

E então, você ainda tem outras perguntas sobre asma? Escreva pra gente pelos comentários e acesse o nosso post para aprender como usar o espaçador para asma corretamente! Até a próxima!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *