Alergia alimentar: 5 receitas para a ceia de réveillon

Chega o momento de planejar as tão deliciosas guloseimas da ceia de réveillon. Compartilhar momentos, matar a saudade e ficar junto àqueles que se ama: essas são as premissas fundamentais desses encontros festivos. E são as mesas fartas que geralmente são as responsáveis por reunir as famílias em celebração, não é mesmo?

Mas, nessa hora, é preciso avaliar: como ficam os alérgicos durante a ceia de réveillon? Como lidar com toda a tentação? A resposta está em algumas receitas saborosas, livres de alérgenos ou outras ameaças.

No post de hoje, confira 5 ideias para a ceia de réveillon de quem tem alergia alimentar. Acompanhe.

1. Arroz com lentilha é sucesso na ceia de réveillon do alérgico

A lentilha é presença obrigatória na ceia de réveillon, já que seu consumo é relacionado à prosperidade e alegrias no ano que está por vir. E a melhor notícia é que ela não deve trazer ameaça ao organismo (salvo, naturalmente, casos mais específicos de alergia ao arroz ou a lentilha, que são bem menos comuns).

A combinação com o tradicional arroz é, então, um verdadeiro sucesso para o momento da virada. Simples e bastante gostosa, é uma opção de fácil preparo.

2. Strogonoff

O delicioso strogonoff pode ser outra boa opção para os alérgicos. O bom desse prato é que ele pode ser facilmente modificado – se adaptando às necessidades e restrições de cada um.

A versão usual é feita com filé de gado e molho rosé (uma mistura de molho vermelho com creme de leite). Para aqueles que apresentam alergia ao leite, é recomendado o uso de leite vegetal ou leite de coco em substituição ao creme de leite – o gosto é tão bom quanto!

3. Assado com batatas

Esta é uma receita simples e saborosa para a ceia de réveillon, mas que pode ser a combinação ideal para qualquer encontro de família. Escolha um corte de carne de sua preferência (de carne vermelha à peixe), tempere com sal e outras especiarias que não apresentem alérgenos a você e seus convidados e coloque o preparado ao forno junto com algumas lâminas de batatas.

Não esqueça de cozinhar as batatas antes, para que fiquem no ponto certo. O resultado será uma refeição deliciosa: carne suculenta e batatinhas douradas.

4. Arroz à grega

Há quem passe o ano inteiro aguardando a ceia de réveillon para se deliciar com o famoso arroz à grega. E ele merece a fama, pois é, mesmo, uma delícia! Este prato, que contém em sua receita arroz, passas, cenoura, pimentão e temperos a gosto, é uma boa combinação para diferentes tipos de carne.

Ele pode, ainda, ser incrementado com mais ingredientes, ficando ainda mais personalizado. Para quem tem sensibilidade a frutas secas, a dica é não utilizar as famosas passas do prato.

5. Macarrão

O macarrão também é uma boa pedida para a ceia de réveillon, que pode ser servido com diferentes tipos de molhos. A escolha ideal vai depender das preferências e restrições da sua família e, entre as variedades mais comuns, estão: bolonhesa, quatro queijos, bechamel, pesto, sugo e rosé.

Vale lembrar de que há massas de arroz, feitas sem glúten ou ovos, e podem ser a opção ideal para determinados tipos de alergias. O macarrão é, mesmo, uma opção completa e que agrada a todos os públicos.

Não é porque você tem uma alergia alimentar que não pode aproveitar a ceia de réveillon. Escolha receitas saborosas, como as que apresentamos aqui e as adapte conforme as suas restrições e as de seus convidados.

E então, o que você achou dessas receitas para ceia de réveillon para quem tem alergia alimentar? Tem alguma outra sugestão de receita? Deixe sua mensagem nos comentários e boas festas!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *