Como substituir o glúten nas receitas?

A alergia ao glúten é um dos problemas de saúde mais evidentes nos dias de hoje, condição que, além de incômoda, pode ser bastante prejudicial sem os devidos cuidados – no curto e longo prazo. Essa famosa substância, tão presente no cardápio diário é capaz de desencadear graves sintomas em organismos sensibilizados.

E, para aqueles que sofrem com essa alergia, aprender a conviver com as restrições impostas pode não ser tarefa fácil. É preciso evitar os alimentos feitos à base deste nutriente e, ainda, garantir uma dieta balanceada.

Pensando em lhe ajudar com essa questão, no post de hoje, apresentaremos algumas opções para substituir o glúten, que podem ser adotadas no cardápio sem prejuízo à saúde e mantendo uma dieta saborosa. Confira a seguir.

O que é o glúten? O que ele pode causar?

Trata-se de uma proteína específica que está presente no trigo, na cevada e no centeio. Ou seja, em grande parte dos alimentos que consumimos diariamente, como pães, bolos, salgados, biscoitos e outras massas.

O glúten, quando em contato com organismos vulneráveis, pode agir como agressor e desencadear uma forte reação alérgica. Dentre os sintomas que representam esse quadro estão vômitos, diarreias, fortes dores de cabeça, vermelhidão e coceira na pele, tonturas e dores musculares. Em casos mais severos, pode evoluir para problemas neurológicos, doenças autoimunes e distúrbios psicológicos.

Como substituir o glúten no dia a dia?

Além do que vimos, essa proteína ainda é a causadora da doença celíaca. Por tudo isso, encontrar opções para substituir o glúten no cardápio diário é cada vez mais necessário. Entre as alternativas, estão:

1. Farinha de arroz

Essa é a campeã para substituir o glúten presente na farinha de trigo, já que, entre todas as possibilidades, ela é a mais semelhante à original. A farinha de arroz é fonte de fibras e vitaminas, tendo quatro vezes menos gordura do que a tradicional farinha branca.

Sua estrutura é um pouco mais seca, então, é recomendado combiná-la com outros ingredientes (o amido, por exemplo). Ela é bastante utilizada para a produção de pães, bolos e massas caseiras.

2. Batata doce

Além de ser uma aliada das dietas, já que possui baixo índice glicêmico, a batata doce também vem sendo ótima substituta da farinha de trigo nas receitas. Ela é bastante recomendada para a produção de massas, podendo ser trabalhada junto a outras farinhas.

3. Farinha de coco

A farinha de coco é uma opção saudável e, por ser rica em fibras, é ótima para regular os níveis de glicose, colesterol e, ainda, combater o intestino preguiçoso. Nas receitas, atua como ótima substituta à farinha de trigo, já que suas propriedades são bastante semelhantes.

Geralmente, ela é utilizada junto ao mix de outras farinhas (como a de arroz), já que deixa a massa um pouco mais ressecada. Ainda, seu uso é bastante indicado para massas mais pesadas, como as de salgados e empanados.

4. Amido

O amido é muito utilizado para substituir o glúten nas receitas, já que desempenha função semelhante – especialmente na produção de bolachinhas, alguns salgadinhos e bolos.

Como ele possui característica mais leve e úmida, é uma excelente opção para dar liga às massas das receitas, e é combinado com algumas farinhas, tais como a de arroz e a de coco. Dentre as variedades mais utilizadas (e indicadas) estão a fécula de batata, o amido de milho e o polvilho (azedo ou doce).

5. Farinha de oleaginosas

As farinhas de oleaginosas – tais como amêndoas, macadâmias, nozes e castanhas (caju ou parra) – também são ótimas alternativas em substituição à farinha de trigo. Isso porque elas possuem uma gordura boa para nosso organismo e deixam a textura das massas mais leve e com sabor suave.

Indicado para bolos e outros doces, esse tipo de farinha pode ser comprado pronto ou feito em casa, a partir da trituração dessas sementes. Se você preferir, pode até misturar diferentes variedades.

Com o tempo, você vai descobrindo novas receitas, misturando algumas variedades a outras e identificando o que lhe parece mais saboroso. O importante é ir testando! Não é porque você tem essa alergia que a sua alimentação e qualidade de vida serão prejudicadas – sempre há uma alternativa!

E então, gostou de nossas dicas de como substituir o glúten nas receitas? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *