Alergia ao frio: saiba como tratar e prevenir

O inverno está chegando e, com ele, aumentam as crises de alergia ao frio. Mas você sabe, realmente, como funciona essa alergia e como prevenir o problema?

Se você tem dúvidas sobre a alergia ao frio, não se preocupe. No post de hoje, vamos falar sobre as crises que costumam ser desencadeadas nos dias de baixa temperatura e o que fazer para minimizar o desconforto trazido por elas.  Confira. 

O que é a alergia ao frio?

A alergia ao frio também é conhecida como urticária ao frio ou perniose, e é uma reação considerada rara que ocorre quando a pessoa alérgica é exposta a baixas temperaturas, ao vento, contato com a água, objetos e até ingestão de bebidas ou alimentos frios.

Quem tem alergia também pode sofrer com a urticária ao frio após picadas de insetos, alterações de dieta, estresse e infecções virais.

Como já vimos, a alergia ao frio é rara. Estima-se que apenas 3% da população tenha o problema, e ela pode ser hereditária ou adquirida, ou seja, o indivíduo pode ou não apresentar histórico familiar.

Outra variação da alergia ao frio é ela poder ser típica ou atípica, como resultado da prova de contato com o frio.

Quais são os sintomas?

Entre os principais sintomas de quem tem urticária ao frio estão:

  • Placas avermelhadas ou amareladas nas áreas expostas ao frio;
  • Mal estar e febre
  • Dedos das mãos e dos pés inchados;
  • Sensação de dor e queimação;
  • Coceira na pele, principalmente nas extremidades do corpo;
  • Cefaléia
  • Podem surgir vômito e dor abdominal.

As lesões aparecem dentro de 10 a 30 minutos após o contato com algo frio ou gelado.

Como evitar a urticária ao frio?

É importante prevenir para evitar a alergia ao frio. Para isso, é preciso seguir as seguintes recomendações:

1. Não se expor ao ambiente frio e com vento

Caso você precise se abrigar em algum local, evite ambientes muito frios e desprotegidos. A baixa temperatura e o vento colaboram para que os sintomas da alergia apareçam.

2. Não consuma bebidas ou alimentos muito frios

Quando ingeridos, eles provocam reações alérgicas. Prefira bebidas  ligeiramente frescas ou que estejam em temperatura ambiente.

3. Não pratique esportes em ambientes frios

Se você gosta de praticar esportes, evite aqueles que vão lhe expor aos locais frios. Caso goste de natação, por exemplo, prefira piscinas térmicas e em ambientes fechados. 

4. Não deixe o casaco em casa durante o inverno

Pode parecer um conselho de vó, mas é bastante eficaz para quem tem alergia ao frio. Durante o inverno, tenha sempre um casaco na bolsa ou mochila. Manter o corpo aquecido evita as reações alérgicas.

Como tratar a alergia a baixas temperaturas?

Caso você perceba algum sintoma de alergia ao frio, a primeira coisa a fazer é aquecer o corpo. Outra dica é não fumar e evitar as bebidas alcoólicas, porque isso pode piorar os sintomas. Também é importante praticar atividade física regularmente, para estimular a circulação sanguínea. 

Em casos de alergia frequente, os sintomas podem permanecer por dias e causar um grande incômodo ao indivíduo. Por isso, ao mínimo sinal de alergia ao frio, a indicação é buscar ajuda médica especializada, para realizar exames e identificar se existe outra condição associada ao diagnóstico. 

Remédios vasodilatadores tendem a ser indicados para o tratamento da alergia ao frio, mas somente um alergologista pode indicar a melhor abordagem para cada caso.  

E então, você tem ou conhece alguém que sofre de alergia ao frio? Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima. 

Compartilhe:

31 thoughts on “Alergia ao frio: saiba como tratar e prevenir”

  1. Eu tenho essa alergia e é horrível pq tenho que me privar de muitas coisas prazerosas como banhos de Rio piscina e etc. Gostaria de saber quais os exames que tenho que fazer pra saber se teve outra causa ou doença que possa ter desencadeado essa alergia.

  2. Eu tenho…ha 20 anos e terrível inverno áreas afetadas ..orelhas .mãos. pés. cochas pernas.nadegas..terrivel .juelhos…não posso lavar louça..nem sair no inverno…praia no verão quando sai da água bate vento avermelha tudo e coça demais incha…da batedeira taquicardia…uso duas calças no inverno sendo uma de lã…uso touca ..e muito ruim pior que coça e tenha sensação de calor…

  3. Bom dia !
    Começou a esfriar aqui em SP e as mãos da minha filha começaram a descamar e rachar. Pesquisei por conta ma internet e descobri que o que ela tem é na verdade uma alergia ao frio.
    Por ventura, existe algum tratamento ou remédio para essa alergia ?

    1. Sr Ademilson, boa tarde!!
      A manifestação maior é a urticária ao frio, que é rara mas existe.
      O frio também pode piorar as alergias respiratórias.
      Para ambas temos tratamento.
      Em relação ao tratamento, o paciente deverá ser avaliado pelo médico.
      Obrigado por entrar em contato com Alergo Imuno

    1. Sra Claudia, bom dia!!
      Existem formas de viver com qualidade, porém é necessário uma avaliação médica.
      Cada caso precisa ser avaliado pelo médico.
      Obrigado por entrar em contato com a Alergo Imuno.

  4. Tenho uma pergunta, uma dúvida na verdade, todo inverno eu tenho coceira no meu rosto, e fica vermelho e com bolinhas tipo brotoeja, as vezes chega a fazer pequenas feridas de tanta coceira que sinto. Será que tenho essa tal alergia ao frio?

  5. Eu tenho alergia ao frio. Toda vez que pego em algo friu envermelha o local e coça de mais e empola, já fui em vários médicos mais sempre é a mesma coisa, eles só aconselha a evitar o frio. Queria saber se posso tomar algum antialérgico para evitar a alergia? Se tem tratamento? Ou se vou passar a vida toda assim?

  6. Eu tenho alergia do frio faz 3 anos que todo inverno é uma tristeza, meus dedos da mão ficam roxos inchados e com alguns carocinhos doem coçam é horrível e ficam horríveis as minhas mãos o que fazer para amenizar essa alergia depois que ela já saiu nos dedos?

  7. Todos os médicos que consultei me indicaram loratadina em caso de gravidez. No entanto, realizei um curso em que a especialista disse que tanto a loratadina, como outros anti-histamínicos atravessam a barreira hematoencefálica, e foram evidenciados casos de depressão em crianças. Gostaria de uma opinião, pois tenho esta alergia ao frio e pretendo engravidar em breve.
    Obrigada.

  8. Olá. Eu fui diagnosticada com essa alergia, à 10 anos. Mas estou convivendo bem com esse problema, mantenho- me sempre bem aquecida. Ajuda muito. Obrigado!

  9. Eu tenho alergia ao frio, inclusive na praia entrei em choque anafilatico e tive que ser levada para o hospital de ambulância. Valeu-me o dia de sol e calor que estava para me aquecer pois de contrario o tempo que a ambulância demorou teria acontecido o pior. Entretanto circulo trazendo sempre comigo uma injecção de adrenalina. Fui acompanhada no hospital e a única coisa que me fizeram foi receitar comprimidos orodispersiveis de aerios, umas gotas e mais nada. Cansei de perguntar se não haveria exames para fazer e qual a causa para esta situação subita. Não me souberam responder. Ou seja o acompanhamento hospitalar é uma treta, perdoem-me a franqueza.

  10. Boa noite , eu acho que tenho alergia ao frio , porque toda vez que chega o frio me dá muita coceira no corpo inteiro , não consigo ficar com calça blusa de frio , meia ,toca , nada tudo me incomoda fico mal humorada , sera que é alergia ?
    Tem algum remédio para manerar essa coceira ?

  11. Toda vez que o tempo fica frio, eu fico espirrando demais, nariz escorrendo, coracão acelerado o dia todo, alias, o tempo todo, e muito mal estar, uma queimação no corpo todo, muito estranha, tenho até sensação de desmaio. Pode me dizer se isso também é alergia a frio?

  12. Olá… eu tenho alergia a frio sai bolhas vermelhas e muita coceira… eu trabalho em um açougue então…. eu já fui em médico e foi constatado que eu tenho… gostaria de saber se depois de um tempo essa alergia pega resistência ou sempre vai ficar na mesma ?? E se eu me espor ao frio maior pode ocorrer algo em minhas mãos?? Obrigado !!

  13. Boa tarde tudo bem? Tenho essa alergia e é terrível. Não consigo tomar banho frio, praia, piscina, Rio… É muito triste verás pessoas nesses lugares e não poder desfrutar.

  14. Bom dia
    Estou pesquisando sobre alergia ao frio, preciso de indicação para um especialista, li a maioria dos posts anteriores, porém, todos se referem a alergia na pele ( tenho porém muito raro acontecer sintomas na pele) o meu problema é a tosse seca que desencadea com o contato com bebidas, alimentos, águas frias ou geladas e quando entra o outono/ inverno (devido a inalação do ar frio) é uma tosse surreal que não deixa eu e o meu marido dormir a noite. Fica difícil pois me aqueço bem, porém, quando tenho que respirar e entra o ar frio nas vias (nariz garganta e pulmão) aí da a crise.
    Já fiz testes alérgicos de sangue e contato na pele e deu tudo normal. Todos os remédios via oral que tomo anti histamínicos não melhoraram as crises de tosse, muito menos cessam as tosse, o que corta a crise é a injeção de Betatrinta (dipropionato de betametasona*………………. 6,43 mg
    fosfato dissódico de betametasona**………… 2,63 mg) porém não gosto e não podemos toma-la com frequência e já tomei a minha cota dessa injeção neste ano, não posso tomar mais e nem gosto é muito forte.
    Preciso que me indiquem um especialista em tosse alérgica devido ao contato com frio.

    Desde já agradeço! Boa semana a todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *