Como acontece a alergia aos pelos de animais?

De acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há mais de 50 milhões de cães e 22 milhões de gatos no país. Isso demonstra o crescimento do segmento pet no Brasil. O amor e o cuidado com os bichinhos é algo positivo, no entanto pode trazer consigo uma condição indesejada: a alergia ao pelo de animais.A seguir, saiba mais como funciona a alergia aos pelos de animais de estimação, seus sintomas e recomendações de ações preventivas e de tratamento. Acompanhe.

Por que o pelo de animais pode causar alergia?

Essa alergia ocorre basicamente porque os animais eliminam pelos, pele descamada e resíduos invisíveis a olho nu, mas que são inalados durante a respiração.E em boa parte dos casos não é apenas o pelo diretamente o agente causador da alergia. Acontece também que as pessoas podem ser alérgicas a determinadas proteínas presentes nos bichinhos e que se encontram na caspa, nos descascamentos de pele, na saliva, na urina e que podem se acumular com facilidade no pelo do animal de estimação.Além do fato de que a presença do animal de estimação no ambiente interno da casa aumenta a quantidade de ácaros presentes no ambiente, já que aumenta a disponibilidade de oferta alimentar para os ácaros, pois eles se alimentam de detritos de pele. O pelo animal também serve como veículo para transportar ácaros de um cômodo para outro.

Assim, principalmente quem tem alergia respiratória(asma e rinite),nos olhos (conjuntivite) ou na pele (dermatite atópica) e é sensível a esses alérgenos presentes no pelo, na saliva ou urina dos animais, ou até mesmo aos ácaros, pode piorar essas doenças.

Sintomas da alergia aos alérgenos presentes nos pelos de animais domésticos

Vão depender do tipo de doença alérgica que o paciente apresenta. Entre os principais sintomas dessa condição, estão:

  • Espirros constantes
  • Tosse seca 
  • Coceira no nariz, nos olhos e/ou na pele
  • Garganta seca
  • Manchas na pele 
  • Olhos vermelhos ou lacrimejando
  • Dificuldade para respirar

“Acho que tenho alergia ao pelo de animais”: e agora?

É importante não tomar decisões precipitadas. Ao identificar os sintomas, não se desfaça do animal em questão.

Procure o auxílio de um médico alergologista para identificar com exatidão o motivo de sua condição alérgica. Ele poderá fazer pesquisa de IgE, o anticorpo responsável pelas alergias específicas ao animal, e/ou testes cutâneos, por exemplo, para dar um diagnóstico preciso.O simples fato de ter um exame ou teste positivo não confirma a alergia, pois é preciso também estabelecer a relação de piora dos sintomas da doença após a exposição aos alérgenos presentes nos pelos.  E somente esse profissional poderá dar as recomendações específicas de ações e tratamentos para o seu caso. 

Todos os animais de estimação podem causar alergia?

Os animais que apresentam pelos ou penas podem desencadear mais facilmente os quadros alérgicos. No entanto, para quem não abre mão de conviver com um pet, a solução pode ser escolher variedades menos propensas a causar alergia, como peixes ou tartaruga, por exemplo.

Se a preferência é mesmo por cachorros, há raças que podem causar menos reações por teoricamente terem menos exposição aos alérgenos, como é o caso do Terrier americano sem pelo, Maltês, Yorkshire Terrier ou Cão d’Água Português.

Como é o tratamento dos sintomas à alergia ao pelo de animais?

O tratamento é direcionado para os sintomas apresentados de acordo com a doença que o paciente tem, como uso de anti-histamínicos, corticoides  inalatórios para os quadros respiratórios, creme e pomadas para os quadros de pele por exemplo, além de ações de controle de ambiente ou até mesmo de imunoterapia específica.

Ainda como vimos, a convivência com o bichinho deverá ser restrita. O recomendado é que ele seja banhado ao menos uma vez por semana e que não durma no quarto e muito menos na cama da pessoa alérgica.

Também é importante manter um controle ambiental, eliminando eventuais focos de acúmulo de pelos e de ácaros (já que esses se alimentam de detritos de pele), como é o caso de tapetes, sobretudo os felpudos, e higienizando e aspirando a casa com frequência.

E então, ficou mais claro como funciona a alergia ao pelo de animais? Você tem alguma outra dúvida sobre esse tema? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *