Ar condicionado e ventilador: há riscos para alérgicos?

A chegada do verão traz mais energia às pessoas. Entretanto, com ele vem o calor que está cada vez mais difícil de se lidar – conforme levantamento, a temperatura do planeta já é a maior dos últimos 120 anos. Assim, é comum recorrer a métodos artificiais de resfriamento – tais como o uso de ventilador, ar condicionado e umidificador de ar.

No entanto, você sabia que esses equipamentos podem ser um risco para o seu organismo? Isso porque eles podem trazer riscos para o bem-estar daqueles que apresentam alergias. E não é bobagem: pois as incidências alérgicas estão cada vez mais atreladas a fatores como esse.

Neste artigo, saiba mais sobre os riscos que o ar condicionado e o ventilador podem trazer para quem é alérgico. Acompanhe!

O uso de ventilador e ar condicionado

Atualmente, com os dias de verão cada vez mais quentes, fica quase impossível não se render ao uso do ar condicionado ou do ventilador. Eles melhoram a temperatura do ambiente, o deixando termicamente mais agradável.

E não há como negar que ambas são alternativas muito práticas e eficazes, portanto atrativas para todos os públicos. Esses eletrodomésticos estão presentes nas residências, nos ambientes corporativos, nos veículos e até nos espaços comerciais. Ou seja, estamos rodeados por eles.

Quais são os riscos do ar condicionado e do ventilador?

Apesar de todos os benefícios que essas alternativas podem proporcionar, é preciso ressaltar que há alguns inconvenientes percebidos – especialmente aos alérgicos. Eles podem piorar os quadros de alergia e deixar o organismo mais vulnerável.

A falta de umidade percebida e a proliferação de fungos e bactérias são os principais pontos que devem ser observados. Sim, o ar condicionado e o ventilador podem ser porta de entrada para a ocorrência de novas crises alérgicas. Entenda:

O ar condicionado…

  • Resseca o ar e, consequentemente, o nariz, a garganta, os olhos e a pele de quem está no ambiente refrigerado.
  • Deixa o ambiente muito frio, o que prejudica o trabalho do sistema respiratório.
  • Concentra maior número de fungos, ácaros e bactérias nos ambientes quando esta contaminado.

O ventilador…

  • Proporciona uma corrente de ar que, sob exposição direta, resseca as mucosas respiratórias.
  • Produz vento que coloca as sujeiras, com ácaros e fungos  presentes no ambiente em movimento, ou seja, em suspensão.
  • Causa irritação no aparelho respiratório devido à força de trabalho de ar que fica em contato com o organismo.

Como diminuir os perigos relacionados a isso?

É claro que, considerando o atual contexto, sobreviver aos dias escaldantes sem o apoio desses recursos é muito complicado. Por isso, a dica não é eliminar de vez o ventilador ou ar condicionado da sua rotina, mas sim aprender a administrá-los da melhor forma possível para suas necessidades. Confira algumas ações importantes:

  • Evitar permanecer por muito tempo em ambientes fechados e com muitas pessoas.
  • Manter a casa e o ambiente de trabalho sempre bem higienizados, sem acúmulo de poeira.
  • Evitar objetos que acumulem muito pó: como tapetes, almofadas e cortinas.
  • Praticar a manutenção dos aparelhos: limpar o filtro do ar condicionado com frequência, bem como as hélices do ventilador.
  • Equilibrar as temperaturas do ar condicionado, nunca deixando o ambiente demasiadamente frio.
  • Aprender a ter cautela no uso do ventilador ou do ar condicionado, ligando apenas quando realmente houver necessidade.
  • Estar com a saúde sempre em dia, garantindo uma boa alimentação e a prática regular de exercícios.
  • Evitar direcionar o jato de ar diretamente para o contato com a pessoa.

Ter consciência sobre os riscos que esses recursos podem oferecer aos alérgicos é o primeiro passo para uma rotina de prevenção. Lembre-se: aprendendo a viver com equilíbrio e cuidando de alguns detalhes, principalmente relacionados à higienização, é possível reduzir os impactos causados pelo uso do ar condicionado e pelo ventilador.

E então, ficou mais claro para você quais são os riscos do ar condicionado e do ventilador para alérgicos se não utilizados da melhor maneira possível? Tem mais alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato conosco.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *