Como é feito o tratamento de dermatite atópica?

Você já viu aqui no blog como controlar os sintomas da dermatite atópica e também já sabe que a doença crônica, não é mesmo? Hoje, você vai conhecer o tratamento de dermatite atópica. Vamos explicar quais as áreas do corpo humano que são mais afetadas pelo problema e como é feito o diagnóstico desse tipo de alergia.

É importante lembrar que a dermatite atópica atinge a pele e é uma doença que tem de base um “defeito” imunológico, ou seja, a doença se manifesta por causa de uma predisposição genética, aliada a exposição e produtos químicos.

Quais as áreas mais afetadas pela dermatite atópica?

Na maioria dos casos, a dermatite atópica começa e termina na infância, no entanto, a doença pode avançar na idade adulta. Nas crianças, por exemplo, as lesões aparecem mais em membros (joelho e cotovelos), embora possam ocorrer em grandes extensões do corpo.

Já nos adultos, elas aparecem nas dobras dos braços e nas pernas, além dos pulsos, tornozelos e pescoço.

Como é feito o diagnóstico da doença?

Durante a consulta, o médico alergologista faz algumas perguntas ao paciente. É importante lembrar quando os sintomas começaram, os medicamentos e os suplementos tomados com regularidade e relatar todas as dúvidas para que o profissional de saúde possa esclarecê-las.

Entretanto, não há exames específicos para diagnosticar definitivamente a doença. A dermatite atópica é identificada por meio do diagnóstico clínico, que é feito pelo próprio médico, depois do exame da pele ou durante uma consulta de rotina, em que os históricos médico e familiar do paciente são considerados. Em alguns casos, pode até ser feita uma biópsia da pele.

Qual é o tratamento de dermatite atópica?

O objetivo do tratamento de dermatite atópica é controlar a coceira, reduzir a inflamação e prevenir as recorrências da doença. Por isso, os seguintes tipos de tratamento são indicados aos pacientes:

Uso de hidratantes

A hidratação da pele é necessária para aliviar os sintomas da doença. É a primeira linha de tratamento e indicado para todos os tipos de doença. Os pacientes desem ser orientados a aplicar hidratantes várias vezes ao dia e quando a pele estiver muito seca. 

Evitar o contato com alérgenos

Para fortalecer a barreira da pele, o médico orienta evitar o contato com alérgenos ambientais, como poeira, pólen, produtos de limpeza doméstica, tabaco e sabonetes com perfume.

Banhos frios ou mornos

Outra indicação é em relação aos banhos. Eles não devem ser demorados e são feitos evitando a água em extremos de temperatura. Evitar uso de sabonetes que esfoliam a pele. Os sabonetes mais indicados são os que respeitam o pH de pele.

Anti-histamínicos

Os anti-histamínicos, medicação por via oral, ajudam a diminuir a coceira, principalmente sintoma da dermatite atópica.

Medicamentos tópicos

Outra linha importante do tratamento, pois os cremes ou pomadas com medicamentos, como os corticoides, atuam no controle da inflamação da pele. No entanto, o medicamento deve ser de uso restrito por alguns efeitos colaterais. Em algumas situações, o médico também pode indicar cremes com diferentes concentrações para áreas da pele. 

Para poupar os medicamentos com corticoides, podem ser empregados derivados da calcineurina, um tipo de substância que também atua na inflamação, sem os efeitos colaterais mais temidos dos corticoides. 

Fototerapia

A fototerapia é outro tratamento de dermatite atópica, uma terapia com raios ultravioleta. Ela é eficaz no controle da doença, no entanto, pode aumentar o risco de câncer de pele e provocar o envelhecimento precoce. Por isso, ela costuma ser restrita aos casos especiais e sua resposta varia de paciente para paciente. 

Antibióticos

Os antibióticos são indicados nos casos em que a dermatite atópica pode causar mais complicações, como as infecções secundárias. Os pacientes com essas infecções acabam precisando de atendimento com vários especialistas, porque, geralmente, também apresentam doenças como asma, rinite, pneumonias de repetição e sinusite.

Você tem dermatite atópica? É importante ressaltar que somente um médico especialista pode dizer qual é o tratamento mais indicado para o seu caso. Portanto, nada de tomar medicamentos por conta própria ou usar produtos na pele sem receita médica, certo? 

Conte com a clínica Alergo Imuno para diagnosticar e fazer o tratamento de dermatite atópica: marque uma consulta e até a próxima. 

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *