Como controlar os sintomas da dermatite atópica?

Pele ressecada, manchas brancas, coceira e vermelhidão são alguns dos sintomas da dermatite atópica. A doença é uma inflamação da pele que afeta principalmente crianças, mas pode durar até a fase adulta.

O diagnóstico precoce e o tratamento correto evitam as crises. Por isso, a primeira providência que deve ser tomada é procurar um médico alergologista. Ele saberá indicar o melhor tratamento para você ou para os membros da sua família.

Aliado a isso, você pode tomar alguns cuidados com a pele e, assim, evitar as reações. 

Quer saber como fazer para controlar os sintomas da dermatite atópica? Acompanhe o post de hoje. 

Evite coçar e controle os sintomas da dermatite atópica

A coceira é um dos sintomas da dermatite atópica que causa muito desconforto. Por isso, para evitar lesões, evite o impulso.

Fique longe de detergentes e produtos de limpeza

Quem tem dermatite atópica precisa tomar cuidado com detergentes e produtos de limpeza em geral, já que eles podem causar essas reações. Por isso, evite-os ao máximo. 

Cuide da limpeza de sua casa

Móveis e cômodos empoeirados são um prato cheio para as alergias. Por isso, cuide da limpeza da sua casa para que você não sofra com os sintomas da dermatite atópica.

Trate as infecções

Caso tenha algum problema com infecções, trate-o. Quanto mais você cuidar da sua saúde, melhor. O paciente com dermatite atópica têm uma pele mais sensível e assim mais fácil de infeccionar.

Evite alimentos que podem causar alergia

O paciente com atopia tem mais riscos de sofrer com a alergia alimentar. Esse quadro é mais frequente nas crianças abaixo de 2 anos ou em casos mais graves.

Os principais alimentos que estão relacionados com a dermatite atópica e devem ser evitados se confirmado a alergia são o leite de vaca e de cabra, ovos, peixes, camarão, amendoim e milho. A retirada do alimento suspeito ajuda a melhorar o quadro clínico da doença, porém para confirmar a alergia a determinado alimento, procure um alergologista para fazer o exames e confirmar o diagnóstico.

Tome banho morno

Muitas pessoas adoram tomar banho quente. Porém, quem sofre com dermatite atópica precisa regular a temperatura da água entre morna e fria, e o banho deve ter uma duração média de até 10 minutos, devem ser banhos rápidos e frios, se necessário outros banhos, evitar o uso de sabonete todas as vezes.  

Não use bucha e prefira o sabonete neutro, porém, se, mesmo assim, a sua pele ficar irritada ou seca, é necessário trocá-lo ou suspender o uso temporariamente.

Tenha cuidado com os tecidos das roupas

Evite roupas de lã ou de material sintético. Elas aumentam a sensibilidade da pele e agravam os sintomas da dermatite atópica.

Siga o tratamento à risca

Somente o médico pode prescrever o melhor tratamento para cada paciente. No entanto, é de extrema importância que o plano traçado seja seguido à risca. Por isso, use o medicamento indicado pelo especialista e evite contato com os produtos que possam agravar seu problema.

Mantenha uma alimentação equilibrada

Prefira a alimentação saudável, tome água e pratique atividades físicas. Essas simples atitudes ajudam a amenizar a doença.

Viu como é possível controlar os sintomas da dermatite atópica? Gostou do nosso conteúdo? Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Escreva para gente nos comentários e até a próxima. 

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *