Rinite Alérgica persistente tem cura?

As alergias estão cada vez mais presentes na realidade da população, especialmente aquelas que são de origem respiratória. A má qualidade do ar, a poeira, os ácaros – são diversos os fatores que podem desencadear manifestações alérgicas. Dentre os principais quadros, está o de rinite alérgica persistente – uma manifestação inflamatória nasal que apresenta sintomas contínuos e significativos no organismo.

Mas, afinal, a rinite alérgica persistente tem cura? Qual é o seu impacto na saúde? E qual tratamento pode ser administrado para a prevenção dos sintomas? Descubra a seguir.

O que é rinite alérgica persistente?

A rinite alérgica persistente se configura como uma inflamação nasal derivada da rinite alérgica – uma reação imunológica do organismo resultante do contato com determinado alérgeno. Ela pode estar associada a outras reações alérgicas (como bronquite ou conjuntivite) ou atuar de forma isolada no corpo.

O que difere a rinite alérgica persistente é a sua atuação contínua no organismo, já que ela apresenta caráter inerente e, por isso, pode se manifestar a qualquer momento. Ela é bastante comum e se instala como um processo reativo incômodo. Ácaros (poeira), pelos e pólen são os principais agentes dessa manifestação, já que estão presentes no ar e irritam a chamada mucosa nasal.

Quais são os sintomas da rinite alérgica persistente?

Os seus sintomas são os mesmos da rinite alérgica, apenas se diferenciando pela presença contínua e reincidente. Coriza, coceira, espirros, obstrução nasal e presença de secreção são as ocorrências comumente percebidas, que podem ocorrer simultaneamente (geralmente) ou de forma isolada – de acordo com o contexto de exposição.

Existe cura para a rinite alérgica persistente?

Como a própria denominação sugere, essa e uma doença crônica – ou seja, inerente ao organismo. Ela não tem cura comprovada e tende a se manifestar periodicamente, de acordo com as exposições proporcionadas.

No entanto, há sim formas de tratamento que podem ser utilizadas para minimizar os sintomas em momentos de crises – é importante ter claro que essas alternativas auxiliam na administração das manifestações, mas não as inibe.

Ainda assim, vale ressaltar que não é porque uma doença não apresenta cura que ela estará presente o tempo todo em seu cotidiano: o que acontece no caso da rinite alérgica persistente é que ela se manifesta a partir do contato com determinado alérgeno, provocando reações. É por isso que o mais indicado para os portadores dessa condição é o desenvolvimento de ações preventivas e de cuidado.

Como evitar a rinite alérgica persistente?

Como ela faz parte da rinite alérgica, os causadores das manifestações podem ser considerados os mesmos. Então, prevenir manifestações alérgicas respiratórias é o que fará com que a rinite alérgica persistente não se manifeste com frequência no organismo.

Evitar ambientes muito úmidos, contato com poeira, ácaros, pólen das flores e pelos de animais, lavar cortinas, roupas de cama e estofados com frequência e não usar perfumes e desodorantes com cheiro forte são algumas das ações que podem ser tomadas para conviver bem com essa condição. A administração de medicamentos antialérgicos, especialmente nos períodos de piora, pode ser também uma ação inteligente de controle – claro, com orientação médica.

A rinite alérgica persistente está cada vez mais comum e precisa ser tratada com atenção para não causar desconfortos e problemas sérios à saúde do organismo. Apesar de não apresentar cura, pode ser bem administrada com cuidados preventivos e tratamentos disponíveis para controle – importantes para a redução dos sintomas. E lembre-se: caso os sintomas da rinite alérgica comecem a aparecer, não deixe de procurar um médico. Ele acompanhará o seu quadro e poderá indicar a melhor forma de lidar com a sua condição.

E então, tiramos suas dúvidas sobre se a rinite alérgica persistente? Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre esse e outros temas importantes para a sua saúde e até a próxima!

Compartilhe:

One thought on “Rinite Alérgica persistente tem cura?”

  1. Adorei, a dois anos meu filho tem esse tipo de renite e quase sempre mesmo com as medidas preventivas e com o tratamento, ele precisa tomar antibiótico. A última vez passou um mês inteiro com os sintomas, mesmo sendo medicado. Tenho todos os cuidados possíveis porém parece q n resolve. O quadro dele piora muito do dia pra noite, é uma evolução muito rápida. Enfim já usamos várias medicações diferentes e até agora nd me deu a segurança de no final a secreção não descer para o pulmão fazendo assim ele ter q entrar no antibiótico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *