8 mitos e verdades sobre as alergias

Que as alergias afetam grande parte da população não é novidade, e exatamente por isso, o assunto acaba sendo considerado de conhecimento geral. Mas você sabe, realmente, o que é mito e o que é verdade sobre as alergias? Descubra no artigo de hoje. 

“Maquiagem vencida causa alergia”

Essa é uma das verdades sobre as alergias. Se você gosta de se maquiar, fique atenta ao prazo de validade descrito na embalagem do produto, já que o vencimento ultrapassado pode, sim, causar alergia. 

As máscaras para cílios, por exemplo, entram em contato com mucosas dos olhos, que são extremamente sensíveis – e é exatamente por isso é que a maquiagem é um  dos produtos campeões causadores de reações alérgicas. 

“Limpar a casa com a vassoura não causa alergias”

Mito. Por levantar poeira, a vassoura pode provocar alergia horas depois, já que as partículas ficam suspensas no ar.  

Portanto, a melhor forma de evitar uma reação alérgica é usar o aspirador de pó nos ambientes e um pano úmido nos pisos e móveis.

“As crises alérgicas podem ser minimizadas pelos purificadores de ar”

Verdade. Os filtros de ambiente e os purificadores de ar ajudam a remover o pólen, a poeira, os pelos de animais domésticos e outros alérgenos do ambiente, e, por isso, é um investimento que pode valer a pena, principalmente se você ou alguém da sua família tiver tendência a desenvolver uma alergia respiratória.

“Não dá para diferenciar resfriados e gripes de uma crise alérgica”

Mito. A alergia não é causada por vírus, como nas gripes ou nos resfriados, e sim por reações do sistema imune.

Os sintomas clássicos da crise alérgica são tosse, espirros e coriza. A diferença deles para os que estão presentes nas gripes e nos resfriados é que não costumam provocar dores no corpo, na garganta e fraqueza. 

“Travesseiros com penas de ganso podem ser alérgicos”

Sim, essa é outra das verdades sobre as alergias. Os travesseiros produzidos com penas de ganso agravam ainda mais as crises, portanto, se você deseja evitá-las, prefira modelos com poliéster e enchimento sintético. 

“Alergias respiratórias não são causadas por produtos de limpeza”

Mito. Os profissionais responsáveis pela limpeza de ambientes são os que mais sofrem com as alergias respiratórias.

Isso acontece porque há um contato direto com substâncias de detergentes, sabão em pó, desinfetantes, amaciante de roupas e água sanitária, considerados produtos químicos e que desencadeiam o processo alérgico.

“Animais de estimação aumentam as chances de alergia”

Verdade. Se você dormir com os animais de estimação, pode desenvolver um problema alérgico. Isso acontece porque os animais podem trazer ácaros, poeira e até mofo para a cama dos donos.

Portanto, mesmo você tendo vontade de dividir sua cama com seu “melhor amigo”, não faça isso! Evite as crises alérgicas!

“Mofo no banheiro não causa alergias”

Mito. O mofo no teto ou nas paredes do banheiro pode causar alergias, porque ele indica que há presença de fungos.

Por isso, para evitar problemas respiratórios, elimine o mofo e mantenha seu banheiro sempre limpo. Caso o problema já esteja instalado, contrate uma empresa especializada. 

Agora que você conhece os mitos e verdades sobre as alergias, conte pra gente: você se surpreendeu com essas informações? Ainda está com alguma dúvida sobre o assunto? Compartilhe com a gente nos comentários e até a próxima!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *