Como conviver com as alergias e ter qualidade de vida?

Conviver com as alergias sem prejudicar a qualidade de vida é um desafio para quem sofre com o problema. Porém, para garantir uma vida tranquila, é necessário tomar algumas medidas, especialmente em casa, e evitar os fatores que provocam o processo alérgico.

Por isso, para que você saiba como conviver com as alergias e viver bem, preparamos o post de hoje com algumas dicas importantes. Confira. 

1. Evite os agentes causadores da alergia

Para que você possa conviver com as alergias sem prejudicar sua qualidade de vida é preciso saber quais as substâncias ou os agentes que causam a reação ou a crise alérgica. Depois de descobri-los, você deve evitá-los.

Se você tem alergia alimentar, por exemplo, procure preparar suas próprias refeições para que, assim, possa garantir que a dieta esteja livre do alérgeno, o agente causador do problema.

Caso precise comer em um restaurante, escolha bem os alimentos para que não tenha problemas de contaminação cruzada, quando os alimentos, só de estarem presentes na cozinha, podem conter traços no prato preparado, mesmo que ele não esteja na receita.

2. Elimine os alérgenos da sua vida

As pessoas alérgicas devem eliminar os alérgenos. Para isso, mantenha a casa sempre limpa, evite o acúmulo de poeira, o contato com pelos de animais, insetos, ácaros e mofo.

Procure lavar a roupa de cama sempre e use fronhas antiácaros. Evite os carpetes e tapetes, e troque as cortinas dos quartos por persianas. Mas atenção: não deixe de limpá-las semanalmente!

3. Beba bastante líquido

Abuse da água. Ela é uma grande aliada na fluidificação de todas secreções do corpo, inclusive as do nariz! Além disso, manter o corpo bem hidratado ajuda a preservar a juventude e a beleza da pele.

4. Evite o cigarro e a poluição

Para conviver com as alergias sem prejudicar sua qualidade de vida, você precisa evitar o cigarro e a poluição, pois eles prejudicam o funcionamento dos cílios nasais, pequenos pelos que são responsáveis por manter o nariz limpo. Se eles não funcionam bem, as secreções se acumulam.

5. Lave as mãos com água e sabão

Essa dica vale para quem é alérgico e, também, para quem não tem problema. As mãos carregam vírus e bactérias, portanto, se você é alérgico, precisa redobrar os cuidados e lavá-las sempre!

6. Tape o nariz para cheiros intensos

O cheiro forte prejudica quem é alérgico. Para conviver com as alergias sem perder a qualidade de vida, tape o nariz para cheiros intensos. Eles prejudicam as vias aéreas, desencadeiam crises de asma e as pessoas com quadros mais graves de rinite podem ser bem sensíveis ao cheiro de perfumes e aromatizantes.

7. Faça atividade física

Não fuja dos exercícios físicos. A atividade  ajuda o sistema cardiorrespiratório e a conviver com as alergias. Entretanto, tenha cuidado, pois realizar atividade física de maneira descontrolada pode incitar as crises. O ideal é iniciá-las gradualmente e aumentar a intensidade aos poucos.

Viu como dá para conviver com as alergias sem prejudicar a qualidade de vida? Agora que você já sabe, coloque em prática as nossas dicas e tenha uma vida melhor! Quer ler mais conteúdos como esse? Confira nosso próximo post e conheça as reações alérgicas mais comuns no Brasil.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *