Como limpar um ambiente sem provocar alergia?

Quem sofre de alergias respiratórias, ou tem alguém na família com o problema, precisa ficar atento com a limpeza da casa ou do ambiente de trabalho. É que dependendo de como ela é feita, os problemas alérgicos, principalmente a rinite e a asma, podem se agravar. No entanto, você sabe como limpar um ambiente sem provocar alergias?

No artigo de hoje, vamos dar dicas de como deixar sua casa ou local de trabalho limpos sem prejudicar a sua saúde e de quem divide os ambientes com você. E fique tranquilo: com cuidados simples, é possível, sim, ter um ambiente limpo, mantendo longe as reações alérgicas. Acompanhe. 

1. Use o pano úmido para limpar um ambiente

Se você sofre com os problemas alérgicos respiratórios, seus ou de familiares, deve tomar cuidado ao começar a limpar a casa. Esqueça a vassoura e utilize o pano úmido. Dessa maneira, você evita respirar as partículas de poeira suspensas no ar e previne as alergias respiratórias que incomodam, principalmente, as crianças.  

2. Evite agitar a poeira

Como vimos, evite agitar a poeira. Caso você realmente precise sacudir um lençol, uma colcha ou até mesmo uma toalha de mesa, faça isso na área de serviço ou em um local onde não há ambientes fechados. Evite respirar a poeira que estiver no ar, pois ela provoca as alergias.

3. Prefira produtos antialérgicos

Ao comprar um produto para limpar a casa ou até mesmo o escritório, verifique o rótulo. Prefira os rótulos antialérgicos e com menos cheiro. No mercado, há várias opções e, neste caso é melhor pagar um pouco mais caro e ficar longe das alergias.

Você também pode usar os produtos naturais, como sabão de coco, vinagre, limão, bicarbonato e glicerina, que ajudam a evitar o mofo, a poeira e a sujeira.

4. Aspire os estofados

Para limpar um ambiente que tem estofados, aspire os móveis. Além disso, pelo menos uma vez na semana, passe um pano úmido. Você pode usar uma solução de água e vinagre para que a limpeza fique ainda mais completa.

Manter os estofados limpos é evitar que a poeira se espalhe no ambiente e deixar sua família longe das alergias.

5. Limpe o ar condicionado e os ventiladores

Se na sua casa você tem ar condicionado, o filtro deve ser limpo uma vez por mês. Já se você possui ventilador de teto nos ambientes, ele deve ser higienizado com uma maior periodicidade. Para isso, utilize o pano úmido, dessa maneira, você evita que a poeira se espalhe no ambiente e acumule no ventilador.

6. Lave os bichos de pelúcia

O ideal é que, no quarto das crianças, não tenha bichos de pelúcia. No entanto, se você fizer questão de tê-los, é necessário ter um cuidado especial. Por isso, prefira objetos de decoração e brinquedos que podem ser lavados e faça isso a cada 15 dias. Para a limpeza, utilize sabão de coco.

7. Elimine a poeira das persianas

Quem é alérgico precisa evitar as cortinas de tecido e, no lugar delas, escolher persianas. No entanto, é preciso tomar cuidado. Para limpar um ambiente que tenha persianas, utilize água com um pouco de vinagre ou bicarbonato de sódio e pano úmido. Esse tipo de cortina deve ser limpa um dia sim e outro não.

Agora que você já sabe como limpar um ambiente sem provocar alergia, ficará mais fácil para cuidar da sua casa, não é verdade? E, então, qual dessas dicas vai começar a colocar em prática? Conte para gente nos comentários e até a próxima!

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *