4 alergias de pele mais comuns no verão

O verão é a estação mais esperada do ano de muitas pessoas, no entanto, é nessa época que algumas alergias podem piorar. Pessoas que sofrem com o problema enfrentam sintomas como coceira na pele, olhos vermelhos, garganta inflamada, espirros, congestão nasal e até tosse alérgica.

O calor e a exposição ao sol fazem com que os mosquitos apareçam com mais frequência e, com isso, as picadas desses insetos também causam alergias.

Além disso, alguns produtos de cuidados pessoais, como cosméticos, protetores solares, cremes hidratantes e tecidos que compõem as roupas de banho, como saídas de praia e biquínis, também podem provocar ou piorar alergias.

É por isso que, para que você possa curtir bem o seu verão, nós preparamos o post de hoje com as principais alergias de pele no verão. Confira. 

1. Dermatite atópica

A dermatite atópica é uma doença de pele. Ela pode surgir em qualquer idade, mas é mais comum na infância, e uma das causas de piora é o uso de hidratantes com cheiro forte, ou que não são feitos para pessoas alérgicas.

A doença também pode ser causada pelo uso de protetor solar inadequado ou de perfumes fortes. É importante saber que a dermatite atópica provoca manchas avermelhadas na pele, que aparecem, principalmente, no rosto, braços e pernas, mas podem, também, surgir por todo o tronco da pessoa.

Além de todo o incômodo, a dermatite atópica é a porta de entrada para outras alergias. Para tratar o problema, é preciso hidratar bem a pele após o banho com um creme adequado.

2. Urticária

A urticária é uma das doenças de pele que mais afeta as pessoas no verão, e é caracterizada por placas avermelhadas e espalhadas pelo corpo.

Além dessas placas, quem tem urticária sofre com muita coceira. Em relação às causas mais comuns da doença, podemos citar o uso de determinados medicamentos, ingestão de alimentos que não fazem parte da dieta regular. Corantes e aditivos químicos usados em conservantes alimentícios que podem piorar o quadro.

O tratamento para a doença consiste em observar qual o agente que provocou o problema e controlar os sintomas com o medicamento antialérgico prescrito pelo médico.

3. Fotodermatite é uma das alergias de pele comuns no verão

A fotodermatite é outra das alergias de pele, provocada pela exposição à luz solar. A doença é uma reação do sistema imunológico, e que pode ser desencadeada por vários produtos de uso na pele ou ingeridos, que quando expostos a lus solar podem gerar reações.

As reações também podem ser causadas por ingestão de certos medicamentos seguidos da exposição solar. Este tipo de alergia apresenta vários sintomas, que variam de pessoa para a pessoa.

Há casos em que a pele apresenta erupção e prurido, urticária, vermelhidão, manchas escuras e até inchaço. Para minimizar o incômodo, pode-se usar gelo ou compressa fria. Além disso, é preciso procurar um médico alergologista para receber o tratamento adequado. 

4. Alergia de contato

Essa é uma das alergias de pele causadas pelo contato com certas substâncias. A doença pode provocar coceira e manchas vermelhas na pele, como bolinhas. Uma das causas da alergia de contato pode ser o tecido de roupas de verão, produtos de beleza, higiene pessoal ou cosméticos.

É importante olhar a etiqueta da roupa, ver se é dermatologicamente testada, pois existem alguns tecidos que podem provocar alergia. 

Agora que você conhece essas 4 alergias de pele mais comuns que podem aparecer no verão, preste atenção nos cosméticos que utiliza e nas roupas. Evite a exposição ao sol após passar maquiagem ou creme hidratante e, no caso dos protetores solares, use apenas aquele recomendado por seu médico alergologista!

Gostou do nosso artigo? Ficou com alguma dúvida? Conte pra gente pelos comentários e até a próxima. 

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *