Por que o estresse pode piorar a alergia?

Você já parou para pensar nas grandes consequências que o estresse pode gerar? Ainda que seja muitas vezes subestimado, ele pode ser bastante prejudicial à saúde e se tornar um risco ao seu bem-estar. No que se refere às alergias, a realidade não é diferente – estudos indicam que elas podem se intensificar em organismos cujo nível de estresse seja elevado.

Pensando nisso, o artigo de hoje traz um pouco mais de informações sobre como o estresse pode piorar as doenças alérgicas, bem como algumas precauções que podem ser tomadas para manter esse problema longe de você. Acompanhe.

O que é o estresse?

O estresse é a uma resposta do organismo à exposição a eventos de sobrecarga física e emocional. É o resultado do acúmulo de situações que afetam nosso organismo e que provocam reações adversas – tais como cansaço, tensão, irritabilidade, ansiedade, dores de cabeça e nas costas, entre outras. E na resposta (estresse) libera uma série de reações químicas no organismo, o que provoca respostas fisiológicas do corpo.

O estresse é bastante comum, principalmente em decorrência de rotinas exaustivas e pela sensação de falta de tempo para lidar com todos os afazeres, Portanto, trata-se de um mal muito comum nos dias atuais e que atinge pessoas de todas as idades.

Por que o estresse pode piorar a alergia?

O estresse pode piorar a alergia estimulando severas reações alérgicas no organismo. Isso porque, quando o corpo se encontra nesse estado, ele acaba liberando na corrente sanguínea alguns hormônios específicos que estão também relacionados a ocorrências alérgicas. Os fatores psicológicos atrelados ao sistema emocional – afetado pelos níveis de estresse – causam debilidade no sistema imunológico, facilitando o aparecimento de sintomas.

Ainda, vale lembrar de que, além de facilitar o aparecimento das reações, o estresse pode elevar a intensidade desses males. Ele tem atuação evolutiva e age, simultaneamente, como gatilho para reflexos variados do organismo.

Quais são as alergias agravadas pelo estresse?

As alergias agravadas pelo estresse não possuem características especificas. Ainda que as mais comuns sejam as próprias alergias na pele (urticárias, bolhas, vermelhidão e muita coceira), considera-se a participação desse fator como significativo, também, nos casos de aversões medicamentosas, respiratórias, alimentares e de contato. O estresse é reconhecido como um fator importante ao desencadeamento, agravamento e diminuição das respostas ao tratamento de doenças alérgicas como a conjuntivite, a rinite, a asma e a dermatite atópica.

Quais são os riscos?

É muito importante não negligenciar que o estresse pode agravar a alergia e outros males e buscar o seu tratamento – antes que a situação tome maiores proporções e acabe prejudicando a saúde do organismo como um todo.

Ainda que pareça uma pequena consequência do cotidiano, o estresse é fonte de grande risco, já que representa uma causa constante de enfermidades no organismo. As alergias são apenas uma das inúmeras reações que podem ser agravadas, por isso, a busca por tratamento adequado é fundamental.

Como é o tratamento?

De nada adianta o tratamento para determinada alergia se a sua saúde não for tratada como um todo. Antes de tratar a consequência, é preciso identificar a causa e desenvolver alternativas para combatê-la.

Em um organismo estressado, as reações alérgicas serão cada vez mais evidentes e severas, debilitando de forma progressiva a sua saúde. Por isso, além de cuidar do corpo, lembre-se de trabalhar o bem-estar da sua mente. Um corpo saudável é aquele que funciona em equilíbrio, por isso, além de tratar os sintomas alérgicos, busque por auxilio terapêutico.

Procure sempre identificar a causa da sua alergia, pois ela pode lhe trazer respostas para a melhor forma de tratamento. E se a decorrência (ou impulsionamento) for o estresse, não deixe de buscar alternativas para o seu gerenciamento. Você perceberá que os benefícios virão no curto e longo prazo. 

Lembre-se sempre de que um organismo saudável é aquele que reflete a estabilidade entre o corpo e a mente – ou seja, que tem equilíbrio entre o bem-estar físico e o psicológico. 

Você (paciente) e seu médico podem juntos descobrir se o estresse é um fator de piora de suas doenças alérgicas, e através desse diagnóstico traçar um plano de combate (tratamento), com a ajuda de outras terapias e/ou profissionais, além do tratamento de suas enfermidades alérgicas.

E então, ficou mais claro porque o estresse pode causar alergia? Você tem alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato conosco. Até a próxima.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *