5 causas mais comuns de alergia na pele

A pele é um dos órgãos do corpo humano que mais sofrem com os processos alérgicos. Entretanto, existem diversos fatores que contribuem para essas reações, e no post de hoje, você vai conhecer pelo menos 5 causas mais comuns de alergia na pele. Confira.

1. Urticária

A urticária tem origem alérgica. Ela é uma lesão de pele com características de cor avermelhada e placas com relevo.

O problema é causado por processos alérgicos que podem ser provocados por alimentos, picada de abelha, remédios ou contato com substâncias, como látex, tintas, pólen e saliva de animais.

O sintoma mais comum da urticária é a coceira, minutos após a pessoa entrar em contato com o alérgeno (substância que provoca a alergia) podem surgir placas. 

2. Dermatite de contato

A dermatite de contato é uma alergia na pele causada pelo contato direto de uma substância. Ela se apresenta em duas formas: causada por contato da pele com substâncias naturalmente irritantes ou alergênicas para o indivíduo. 

As causas mais comuns do problema são o uso de bijuterias, ouro, remédios que contêm a antiga fórmula do Mertiolate, antibióticos tópicos a base de bacitracina, sulfadiazina de prata e neomicina, hidrocortisona tópica, o contato com perfumes, cosméticos, esmaltes, sabonetes, látex, borracha e couro.

3. Angioedema

O angioedema é uma forma mais grave de alergia na pele. Ele tem a mesma origem que a urticária, no entanto, acomete as camadas mais profundas da pele e as mucosas.

Esse processo alérgico é um quadro perigoso que leva à dificuldade de respirar por edema de glote ou asma grave, podendo o paciente apresentar um quadro de choque anafilático.

O problema afeta mais os pacientes que possuem histórico de urticária e que são constantemente expostos às substâncias as quais são alérgicos. É importante ficar atento a qualquer sinal de urticária associada à edema dos lábios ou olhos.

Nesse caso, o indivíduo deve procurar um médico imediatamente, pois o angioedema evolui rapidamente para anafilaxia.

4. Dermatite atópica

A dermatite atópica é caracterizada por uma lesão na pele tipo rash. Ela é muito comum em crianças e surge habitualmente em áreas de dobras, como a parte de trás dos joelhos e cotovelos, e o pescoço. Bebês também podem apresentar o problema na face.

A dermatite atópica, também conhecida como eczema atópico, não possui uma causa conhecida, mas pessoas com sintomas de estresse psicológico podem ter suas lesões agravadas.

Por muitos anos, a relação entre dermatite atópica e outros processos alérgicos como rinite, asma e urticária foi aceita. No entanto, atualmente, essa relação é questionada pelos especialistas.  

O eczema atópico é uma condição crônica que possui períodos de melhora alternados com fases de agravamento do rash, caracterizadas por um eczema pruriginoso e com aspecto de placas escamosas, espessas e escurecidas.

Em 85% dos casos, o problema surge nos primeiros 5 anos de vida. No entanto, cerca de 40% das crianças deixam de ter a doença ao chegarem à idade adulta. 

A boa notícia é que existe tratamento para controlar o problema: basta procurar um médico especialista para que ele possa analisar o caso e prescrever o melhor método para controlar a alergia na pele.

5. Picadas de mosquito

As picadas de mosquito são consideradas uma das causas mais comuns de alergia na pele. Ao picar, os mosquitos injetam sua saliva, que tem ação anticoagulante e provoca a reação alérgica.

Na maioria dos casos, a reação à picada é localizada e pequena, com uma elevação avermelhada na pele e intensa coceira, mas quanto mais sensível a pessoa for à saliva do mosquito, mais intensa e extensa será a reação alérgica. Os sintomas podem surgir 20 minutos após a picada e demorarem até 2 dias para desaparecer.

Nos casos em que as pessoas apresentam uma sensibilidade maior que o normal, elas desenvolvem um quadro chamado de prurigo estrófulo, ou seja, apresentam várias lesões avermelhadas e pruriginosas, como se tivessem sido atacadas por vários mosquitos em diversas partes do corpo. No prurigo estrófulo, as lesões podem durar até 1 mês.

E você, tem alguma alergia de pele provocada por essas causas que levantamos? Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima.

Compartilhe:

3 thoughts on “5 causas mais comuns de alergia na pele”

  1. Boa noite…
    Estou com alergia no pescoço e meu olho do lado direito inchado …apareceram umas bolinhas e as vezes elas aumentam de tamanho…as vezes da coceira…o que vcs acham que pode ser isso?
    Obg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *