4 cuidados para quem tem alergia à picada de inseto

A picada de insetos até pode incomodar um pouco, mas é entendida como inofensiva pela maioria das pessoas. Entretanto, ainda que pareça pouco perigosa, ela pode ser extremamente prejudicial para os alérgicos aos venenos desses insetos, em especial algumas espécies de abelhas, vespas e formigas. Isso mesmo, para as pessoas que apresentam alergia ao veneno  as reações as picadas de insetos podem ser bem ruins!

E se você se enquadra nessa situação, as dicas deste artigo podem ajudá-lo a controlar esse inconveniente. Confira a seguir alguns cuidados básicos para quem tem alergia ao veneno da picada de inseto e não sofra mais com os desconfortos dessa condição.

1. Evite determinados ambientes

A proliferação de insetos é mais comum em ambientes de contato direto com a natureza, como jardins, campos, fazendas, praias, etc. Por isso, uma dica fundamental para quem tem alergia à picada de inseto é evitar ao máximo exposição a esse tipo de local ao ar livre.

Ainda, deve-se evitar tais espaços em especial nos dias muito quentes e durante períodos noturnos, já que nessas circunstâncias os insetos são em maior quantidade. É claro que determinadas situações não podem ser evitadas, mas se forem reduzidas já trarão benefícios à sua saúde. E quando não for possível escapar, vá devidamente preparado: preferir usar calças, camisas de mangas compridas e sapatos fechados.

2. Se você tem alergia à picada de inseto, o uso de repelentes também pode ajudar na proteção.

Os repelentes são uma medida a mais na proteção para esses pacientes com alergia ao veneno dos insetos. As opções são inúmeras, algumas produzidos inclusive a partir de produtos naturais. A melhor escolha deve levar em consideração fatores como: idade do paciente; fatores relacionados a sua pele; custo do produto; tempo de duração na pele; efeitos colaterais possíveis.

 Existem produtos para uso direto na pele e também opções que podem ser utilizadas diretamente no ambiente, tais como sprays inseticidas. A maior vantagem é que esses produtos não entram em contato direto com a pele e apresentam resultados tão bons quanto os demais.

3. Esteja preparado para eventuais emergências

Infelizmente, algumas vezes nem toda a proteção do mundo é suficiente. As picadas podem vir a acontecer e desencadear fortes reações alérgicas – incluindo vermelhidão, inchaço, coceira, falta de ar, podem ter vômitos, alterações cardíacas, até anafilaxia (reação grave) e até morte.

Para esses momentos, o indicado é que o paciente alérgico ao veneno desses insetos ande com o chamado plano de ação, onde deve constar o diagnóstico, telefones para contato, além das medicações a serem feitas, com doses e vias de administração.Entenda que essa situação pode acontecer de forma inesperada, e é preciso estar preparado! Ainda, não deixe de procurar um médico alergologista para que lhe receite a melhor forma de controle para a situação, de acordo com o seu caso. Cuidar não significa apenas evitar, é também saber tratar!

4. Aprenda a lidar com a sua alergia

Além de descobrir a medicação adequada para tratamento das reações que possam ocorrer após uma picada, é preciso aprender a lidar com a alergia à picada de inseto. Aqui inclui-se tanto a administração dos sintomas quanto as atitudes de prevenção (em questões físicas e psicológicas, pois apesar de ser uma reação do corpo, atinge, também, o sistema emocional).

Conscientização é o primeiro passo para lidar com essa alergia de forma adequada, sem maiores prejuízos à sua saúde. Conheça o seu organismo e tente encontrar soluções tangíveis para ajudar a amenizar as consequências dessa adversidade.

A alergia à picada de inseto pode representar um inconveniente, mas é importante  saber que ela tem administração disponível. Tomando os cuidados básicos como os que apresentamos, o paciente não vai deixar seu bem-estar de lado em função dessa alergia, mas tenha sempre em mente que ela merece um pouco de atenção extra. Você vai ver que, com o tempo, este controle já fará parte naturalmente de sua rotina.

Você já aplica esses cuidados em casos de alergia à picada de inseto? Tem alguma outra dúvida sobre o tema? Deixe o seu comentário ou entre em contato conosco. Até a próxima!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *