Quais os cuidados para não pegar o Coronavírus?

O novo coronavírus (SARS-CoV-2) que causa a doença COVID-19 já é classificado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma pandemia. Esse fato mostra a importância de se adotar cuidados diários para não pegar o coronavírus.

Há diversas medidas simples que podem ajudar a evitar os riscos de transmissão e contágio associados a essa doença. Neste artigo, saiba mais sobre o novo coronavírus e veja dicas de prevenção. Acompanhe a seguir.

O que é o coronavírus?

Os coronavírus são uma grande família de vírus que geralmente causam doenças leves a moderadas do trato respiratório superior. No entanto, três vezes nos surtos de coronavírus do século XXI surgiram novos vírus que causaram quadros graves e problemas de transmissão global: SARS (síndrome respiratória aguda grave), que surgiu no final de 2002 e desapareceu em 2004; MERS (síndrome respiratória do Oriente Médio), que surgiu em 2012 e permanece em circulação nos camelos; e COVID-19, que surgiu em dezembro de 2019 na China.

A COVID-19 é a doença causada pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2), que pode se manifestar desde quadros assintomáticos (paciente sem sintomas), passado por quadros leves até formas graves, com risco de morte.

A doença pode então se manifestar como um simples resfriado, até formas mais severas como pneumonia ou acometimento de outros órgãos. Os sintomas mais frequentes são febre, tosse, dor de garganta, cansaço, falta de ar, dificuldade para respirar, e em alguns pacientes até sintomas intestinais, como vômitos e diarréia.

Quão rapidamente o novo coronavírus está se espalhando?

Dezenas de milhares de novos casos estão sendo relatados diariamente em todo o mundo. No entanto, acredita-se que as agências de saúde desconhecem muitos casos.

Depois de começar na China, o novo coronavírus começou a se espalhar rapidamente em muitos outros países. Conforme dados divulgados pela BBC, foram necessários 67 dias a partir do primeiro caso relatado para o Covid-19 alcançar os primeiros 100.000 casos, 11 dias para os segundos 100.000 casos e apenas quatro dias para os terceiros 100.000 casos.

Quais as principais recomendações para tentar não pegar o coronavírus?

Para tentar evitar pegar o coronavírus, é importante saber que o contágio pode se dar por meio de aperto de mão, abraço, beijo, contato com objetos ou superfícies contaminadas, gotículas de saliva, espirro, tosse e catarro.

Portanto, para evitar esses riscos, é importante:

  • Manter as mãos sempre limpas, lavando-as com água e sabão. Dar atenção ao ato, limpando entre os dedos, as unhas e também os punhos.
  • Se não puder lavar as mãos ou estiver na rua, utilizar álcool em gel para higienizá-las.
  • Evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal (tais como toalhas, talheres e pratos).
  • Para limpar o nariz, usar lenço descartável e jogar depois em lixeira adequada.
  • Manter a casa limpa, ventilada e arejada.
  • Se suas mãos não estiverem higienizadas, não toque na boca, no nariz e nos olhos.
  • Manter pelo menos cerca de um metro de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando.
  • Evite aglomerações.
  • Procurar proteger seu sistema imunológico. Entre outras ações, uma alimentação balanceada, boas noites de sono e reduzir o estresse são importantes para isso.
  • Procurar praticar as medidas de distanciamento social recomendadas.
  • Seguir sempre as orientações mais atuais feitas pelas autoridades de saúde.

Mitos sobre como não pegar o coronavírus

Por ser uma doença nova, há diversos mitos e fake news circulando sobre a Covid-19. Saiba mais sobre alguns envolvendo dicas falsas ou não comprovadas para evitar pegar o coronavírus.

1. Expor-se ao sol previne o contágio pelo vírus

Isso não é verdade. É possível pegar o coronavírus independentemente do clima ensolarado ou quente do local.

2. Ingerir bebida alcoólica pode ajudar a não pegar o coronavírus

Isso é mito. O consumo de bebidas alcoólicas não protege contra a COVID-19 e pode ser perigoso. Lembre-se de que o consumo excessivo pode aumentar o risco de manifestação de diversos problemas de saúde.

3. Comer alho evita pegar o coronavírus

O alho é um alimento saudável que pode ter algumas propriedades antimicrobianas. No entanto, não há evidências de que comer alho proteja as pessoas contra o novo coronavírus.

4. Vacinar-se contra a gripe protege contra o novo coronavírus

O influenza é um vírus totalmente diferente do SARS-CoV-2. Portanto, essa vacina não evita pegar o coronavírus. Entretanto, vacinar-se para não contrair a gripe pode ajudar a evitar complicações dessa doença ou no caso de contágio pelo novo coronavírus.

Além disso, pode ajudar a evitar que pessoas com influenza geram superlotação do sistema de saúde, o que garante melhores condições para quem precisa de atendimento para o novo coronavírus.

5. Os animais domésticos podem transmitir o novo coronavírus

Até onde se sabe, o risco está realmente na transmissão de pessoa para pessoa, por contato com objetos e superfícies contaminadas pelo vírus e, em alguns casos, por animais silvestres. De qualquer forma, a recomendação é sempre que tocar nos pets fazer a higienização das mãos antes e depois.

E então, ficou mais claro agora quais são os cuidados básicos para não pegar o coronavírus? Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *