Fake news no WhatsApp: como identificar notícias falsas sobre saúde?

Quem é usuário do aplicativo WhatsApp com certeza já recebeu mensagens duvidosas sobre novos medicamentos, curas miraculosas de doenças ou pseudodescobertas sobre efeitos nocivos de vacinas e outros tratamentos. Essas fake news no WhatsApp têm preocupado a comunidade médica por seu potencial nocivo à saúde da população.

Simplificando, fake news são notícias falsas e alarmistas com o objetivo de induzir as pessoas ao erro, ou obter retorno financeiro, vantagem ou outro tipo de contrapartida a partir da divulgação massiva da informação falsa.

O impacto das fake news no WhatsApp tem sido tão expressivo que o Ministério da Saúde viu a necessidade de criar um canal próprio para desmentir esses boatos que colocam a saúde da população em risco. Em onze meses de funcionamento do serviço, o ministério recebeu mais de 10.000 mensagens – uma por hora, em média – com dúvidas dos brasileiros sobre potenciais notícias falsas.

Naturalmente, boatos sobre questões de saúde sempre existiram. No entanto, hoje, com o poder de rápido compartilhamento e propagação de mensagens via aplicativos e redes sociais, o efeito é ainda mais evidente, levando a céleres mudanças de comportamento nas pessoas que podem prejudicar sua saúde.

Isso é refletido em dados, como os divulgados pela Folha, apontando que os índices de imunização de sete vacinas voltadas às crianças ficaram abaixo da meta em 2018. O avanço de notícias falsas no país é uma das justificativas para isso.

Neste artigo, saiba mais sobre as fake news no WhatsApp e sobre como identificar essas mensagens falsas sobre saúde. Acompanhe.

Exemplos de fake news no WhatsApp

Entre as principais fake news no WhatsApp sobre saúde, destacam-se:

Vacinas causam doenças

No serviço lançado pelo Ministério da Saúde para combater esses boatos, o maior número de mensagens recebidas envolve as vacinas. O boato de que elas causam autismo, por exemplo, foi recentemente bastante propagado.

Fake news como essas também têm relação com o movimento antivacinas, que tem colocado em risco sobretudo crianças, que estão deixando de ser imunizadas contra doenças graves.

Dieta milagrosa para curar câncer

Outra corrente que circula com frequência no aplicativo é a de que determinado alimento ou dieta, sem o auxílio de outros tratamentos convencionais, podem curar o câncer. Mensagens do tipo “gelo causa câncer”, “suco de graviola cura o câncer”, “melancia causa câncer”, entre outras do gênero são falsas.

Como identificar uma notícia falsa sobre saúde?

Alguns indícios de possível fake news no WhatsApp, incluem:

  • Grande quantidade de erros gramaticais.
  • Mensagem com tom alarmista, insinuando teorias de conspiração da comunidade médica, indústria farmacêutica ou do governo.
  • Informações vagas.
  • Citação de estudos e pesquisas antigas ou dados não comprovados.
  • Não citação de datas e/ou fontes confiáveis e específicas no conteúdo.
  • Solicitação de compartilhamento da notícia.

Desse modo, se você recebeu uma informação duvidosa, antes de compartilhá-la ou de adotá-la em sua rotina, pesquise sua veracidade. Para isso, você pode enviar a notícia para o canal Saúde sem Fake News no WhatsApp, do Ministério da Saúde, no número (61) 99289-4640 e buscar no site oficial do serviço se essa mensagem já foi desmentida, além de pesquisar em outros canais oficiais de notícias se a informação foi divulgada lá – afinal, se algo tão impactante foi recentemente descoberto, certamente, os veículos de mídia profissionais irão também divulgar a novidade.

Ainda, sanar suas dúvidas com um médico de confiança é outra ação importante para não colocar a sua vida ou a de sua família em risco.

E então, ficou mais claro como identificar notícias falsas sobre saúde? Você já recebeu alguma fake news no WhatsApp? Deixe sua mensagem nos comentários.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *