Coronavírus: quais os sintomas?

Nas últimas semanas, ele tem sido alvo de atenção da mídia e da sociedade – e isso não é à toa: a Organização Mundial da Saúde (OMS) já classificou o coronavírus como emergência internacional.

O novo coronavírus faz parte de uma família de vírus que causam infecções respiratórias e que começou como uma ameaça na China, porém, que já avança para o resto do mundo, inclusive, no Brasil.

Os primeiros coronavírus humanos foram identificados em meados da década de 1960. O novo agente do coronavírus (nCoV-2019), entretanto, foi descoberto no final de 2019, após o registro em território chinês.

A seguir, saiba mais sobre o problema e conheça quais são os principais sintomas característicos de um quadro de coronavírus (nCoV-2019). Acompanhe.

Quais são os tipos de coronavírus?

Até o momento, os tipos conhecidos de coronavírus são:

  • Alpha coronavírus 229E e NL63.
  • Beta coronavírus OC43 e HKU1
  • SARS-CoV.
  • MERS-CoV.
  • nCoV-2019.

Como o novo coronavírus (nCoV-2019) é transmitido?

As pesquisas sobre os modos de transmissão do nCoV-2019 ainda não foram concluídas. No entanto, sabe-se que a disseminação de pessoa para pessoa está acontecendo.

Assim, qualquer indivíduo que tenha contato próximo (em torno de 1 m) com outro que apresente sintomas respiratórios característicos pode estar em risco de exposição ao novo coronavírus pelo ar, ou via contato pessoal com gotículas de saliva, espirros, toque e contato com objetos ou superfícies contaminadas.

Quais são os sintomas característicos do nCoV-2019?

O tempo médio de incubação por coronavírus é de 5 dias – com intervalos que podem alcançar 12 dias, período no qual os sintomas iniciais começam a se manifestar. No entanto, é importante saber que a transmissão do novo coronavírus pode acontecer mesmo sem o surgimento de sinais.

De modo geral, o vírus pode deixar as pessoas com sintomas semelhantes a um resfriado. Quem é infectado apresenta quadro que inclui coriza, tosse, dor de garganta, dificuldade para respirar, dor de cabeça e febre por alguns dias.

Há alguns quadros clínicos que levam a infecção no trato respiratório inferior, como as pneumonias. Em geral, esse quadro mais crítico afeta com maior frequência pessoas com um sistema imunológico mais enfraquecido, como idosos e muito jovens.

Como é o tratamento?

Ainda há muita pesquisa a respeito do melhor tratamento a ser realizado com o paciente com quadro de nCoV-2019. Como não há nada definitivo ainda sobre isso, recomenda-se que, ao ter os sintomas acima citados, o paciente procure a ajuda de um especialista, pois, além de levar do risco letal, o vírus é transmissível e pode infectar outras pessoas.

Em geral, os sintomas do coronavírus somem sozinhos, mas os médicos podem buscar formas de aliviar o quadro prescrevendo um medicamento para dor ou febre, por exemplo.

Além disso, um umidificador de ambiente ou um banho quente também ajudam com sintomas como a dor de garganta ou a tosse. Até hoje o melhor tratamento recomendado para que o vírus desapareça é a ingestão de bastante líquido acompanhada de muito repouso.

Como se prevenir contra o coronavírus (nCoV-2019)?

Para reduzir o risco de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o nCoV-2019, as recomendações básicas são:

  • Evitar o contato próximo com pessoas com o vírus ou com suspeita de apresentarem o quadro.
  • Realizar lavagem frequente das mãos, em especial em ambientes com pessoas doentes.
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca.
  • Higienizar as mãos ao tossir ou espirrar.
  • Manter os ambientes bem ventilados.
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal.
  • Evitar contato com animais selvagens e doentes em fazendas ou criações.

Profissionais da saúde, que têm contato com pessoas com suspeita ou infectadas, precisam tomar medidas como o uso de máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção.

E então, ficou mais claro para você quais são os sintomas do coronavírus? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe sua mensagem nos comentários.

Compartilhe:

2 thoughts on “Coronavírus: quais os sintomas?”

    1. Bom dia!
      Sra Alexandra Novaes, todo quadro de infeção respiratória, em especial as virais, podem descompensar as doenças respiratórias alérgicas crônicas (asma e rinite).Ambas merecem atenção, mas a asma principalmente, pois pode gerar crises graves, com insuficiência respiratória, necessidade de internação inclusive em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e risco de morte.O paciente com asma descontrolada é fator de risco para desenvolver quadros graves quando infectado por vírus como novo coronavírus e influenza H1N1. Portanto, asma e rinite devem estar controladas, principalmente nos próximos meses que serão críticos pela presença desses quadros infecciosos respiratórios.O tratamento adequado dessas doenças (asma e rinite) passa por cuidados pessoais, controle do ambiente e uso das medicações. As medicações tópicas e inaladas para rinite e asma (spray e bombinhas) tem na sua maioria corticóides. Mas, esses corticóides tem ação e efeito locais, restritos ao sistema respiratório. Portanto, não devem ser suspensos se foram prescritos por seus médicos, pois o risco da doença alérgica descontrolar é grande.
      Os pacientes que fazem uso de corticóide com efeito sistêmico e em dose que chamamos imunossupressora, ou seja, corticoide usado via oral ou injetável em dose e tempo elevados, como por exemplo paciente que usa para controle de doenças auto imunes, devem entrar em contato com seus médicos para as devidas recomendações de como proceder.O uso de corticoide via oral ou injetável por curto período de tempo, para controle por exemplo de uma crise de asma, pode ser feito, principalmente se prescrito, recomendado e supervisionado pelo profissional médico.Portante, de antemão, não suspenda por sua conta a bombinha, spray ou outras formas de medicações utilizadas para tratar asma e rinite. Na dúvida consulte seu médico.

      Agradecemos o contato!
      Atenciosamente,
      Dr Alergo Imuno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *