Por que o distanciamento social é importante no caso do Coronavírus?

O mundo inteiro está enfrentando um difícil momento devido à pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2). Diante desse cenário, entre as medidas de prevenção e contenção recomendadas, o distanciamento social serve para evitar que a doença se alastre rapidamente e tenhamos uma sobrecarga dos serviços de saúde.

Os países ao redor do mundo têm tomado certas medidas para combater o novo coronavírus, como: campanhas de conscientização, hospitais de emergência, incentivo constante à higienização das mãos, uso de álcool em gel e distanciamento social estão entre elas.

Neste momento, é importante que toda a população se una para combater o vírus e contribuir para que a pandemia seja controlada mais rapidamente.

E o distanciamento social é importante para isso. Neste artigo, compreenda melhor porque é feita essa recomendação e qual é seu papel para a prevenção ou redução do contágio pelo novo coronavírus. Acompanhe a seguir.

O que é o novo coronavírus? Quais são seus principais sintomas?

Descoberto em 2019, o novo agente do coronavírus é um derivado da família de vírus que causam infecções respiratórias. O primeiro registro da doença em humanos foi feito em 1937, porém foi em 1965 que o vírus ganhou este nome.

Já o novo agente, que faz parte dessa família denominada coronavírus, foi descoberto no final do ano passado e, por isso, a doença ficou conhecida como Covid-19 (doença do novo coronavírus descoberta pela primeira vez em 2019).

Os sintomas mais comuns em muitos pacientes são muito parecidos com os de um resfriado ou gripe. Entre eles, podemos destacar febre, tosse, dor de garganta e dores de cabeça. E em quadros mais graves falta de ar, sinais de pneumonia e acometimento de outros órgãos. A doença pode se manifestar por meio dos sinais e sintomas ou ainda ser assintomática em alguns pacientes. Idosos e pessoas com certas doenças associadas, como hipertensão, diabetes, problemas cardíacos ou respiratórios crônicos fazem parte do grupo de risco para desenvolver formas mais graves da doença, e em casos de complicações, podem vir a óbito.

Distanciamento social é importante? Entenda!

O distanciamento social é uma das medidas de saúde pública utilizada para impedir a disseminação de doenças infecciosas com alto risco de transmissão.

Ao contrário do isolamento – que separa pessoas portadoras da doença dos demais indivíduos – o distanciamento social é importante porque restringe o trânsito (a circulação), inclusive de pessoas sadias que teriam ou não sido infectadas, objetivando reduzir a velocidade de transmissão do vírus naquele local.

Assim, distanciamento social não é sinônimo de quarentena. A primeira é uma medida administrativa para impedir que serviços não essenciais permaneçam gerando aglomerações de pessoas e riscos de contágio. A segunda (quarentena) é a restrição de atividades ou separação das pessoas que possivelmente foram expostas a doença, mas que não se encontram doentes, ou porque não foram infectadas de fato ou porque ainda vão apresentar os sinais e sintomas por estarem no período de incubação.

Assim, a duração da quarentena depende do tempo de incubação da doença, que no caso da COVID-19 pode chegar até 14 dias.

Sendo assim, em razão desse cuidado trazido pelo distanciamento social, serviços não essenciais ficam fechados, permanecendo abertos apenas aqueles fundamentais para a sobrevivência da população – tais como mercados, farmácias, hospitais, entre outros.

É importante se conscientizar de que distanciamento social não é sinônimo de férias, é um ato humanitário, de respeito ao próximo, de respeito à família, aos amigos, aos conhecidos e à toda população.

Portanto, faça a sua parte, lembre-se de adotar todas as medidas necessárias para prevenção, cuide da sua saúde e das pessoas que estão próximas a você. Com a força coletiva, será possível restabelecer nossa rotina o quanto antes.

E então, ficou mais claro para você o que é distanciamento social?  Para saber mais sobre o novo coronavírus, continue acompanhando o blog da Alergo Imuno. Até a próxima.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *