Complicações mais comuns de crise de alergia não controlada

Os casos de alergia são cada vez mais comuns e representam um alerta à população. Apesar de muitas vezes ser subestimada, esse tipo de reação pode oferecer grandes riscos para a saúde no curto e longo prazo. Uma crise de alergia não controlada pode se manifestar de forma repentina e apresentar um quadro de evolução rápida.

Você conhece as complicações que algumas crises alérgicas podem causar? Sabe por que elas podem ser perigosas se não controladas em tempo hábil? Se ainda tem dúvidas sobre o tema, acompanhe o artigo de hoje e conheça alguns dos grandes perigos da alergia não controlada.

1. Manchas e edemas na pele

As manifestações na pele estão entre os primeiros e principais sintomas desencadeados em uma crise de alergia. Essas manifestações podem incluir manchas, inchaço, vermelhidão e muita coceira na pele.

Ainda que possam parecer manifestações simples, nos casos de alergia não controlada, elas podem evoluir para disfunções dérmicas crônicas. Além disso, as manchas e outros edemas ainda podem sofrer um grave processo inflamatório, causando efeitos prolongados na região atingida e até fazerem parte de quadros mais graves de alergia, como a anafilaxia que discutiremos abaixo.

2. Descompensação do sistema gastrointestinal na crise de alergia não controlada

Quando se trata de alergia não controlada, geralmente percebe-se uma forte descompensação no sistema gastrointestinal em boa parte das crises. Além das tradicionais cólicas e dores no estômago, são percebidas fortes náuseas e uma frequência descontrolada de vômitos e diarreia.

O mal-estar e a desidratação decorrentes tornam o quadro ainda mais delicado e passível de administração imediata para que agravos não ocorram em crises mais intensas ou mais persistentes.

3. Falta de ar e dificuldade para respirar

Algumas crises respiratórias de asma podem evoluir para quadros mais graves de dificuldade para respirar, sensação de falta de ar importante e baixa oxigenação, o que leva o paciente a internamentos, inclusive em unidade de terapia intensiva (UTI), ter que respirar com a ajuda de aparelhos e com risco até de morte. Os pacientes com asma mais grave ou não adequadamente tratada são os que possuem maior risco de desenvolver crises graves. Além disso, o cansaço e a falta de ar podem compor o quadro mais grave de uma crise alérgica, a anafilaxia, mesmo no paciente que não tem histórico de asma.

Portanto, a asma deve ser adequadamente tratada, tanto diariamente (tratamento de manutenção) para boa parte dos casos, como em suas crises, para que não tenhamos risco maior de crise grave.

4. Perda de consciência e desmaio

Você sabia que, além do que descrevemos acima, uma crise de alergia não controlada pode levar a fortes sintomas neurológicos, como sonolência, perda dos sentidos e até desmaio e coma. Esses são consequências de crises alérgicas mais graves que evoluem e levam a problemas na oxigenação do corpo e no bombeamento de sangue para os órgãos, incluindo o cérebro, comprometendo assim o seu funcionamento.

Esses sintomas são extremamente prejudiciais, proporcionando, inclusive, outros efeitos colaterais. E lembre-se: quando nesse estágio, a evolução para ocorrências ainda mais graves pode ser imediata.

5. Edema de glote

Esta é a uma das últimas instâncias de uma crise de alergia não controlada, a qual pode ser responsável por uma fatalidade em poucos segundos. Para quem não sabe, glote é o nome dado a uma abertura na região da laringe – local onde passa o ar durante a respiração.

Nos casos mais graves de crise alérgica, essa região sofre um edema – ou seja, incha rapidamente e acaba impedindo a passagem do ar. Com a respiração bloqueada, o indivíduo acaba não resistindo e rapidamente pode ser levado a óbito.

6. Anafilaxia

A anafilaxia se caracteriza como uma reação alérgica exagerada, que apresenta sintomas mais intensos e de rápida evolução, em diversas partes do corpo (órgãos e sistemas) ao mesmo tempo ou em sequência.

Nesse quadro, a maioria dos pacientes desenvolvem sinais e sintomas na pele, como placas vermelhas, coceira intensa, um inchaço fora do comum na região dos olhos, nariz, boca e garganta, associados a outros, como dificuldade para respirar, tosse e cansaço, falta de ar, sintomas intestinais (vômitos, diarreia, náuseas), sintomas no nariz (coriza, espirros e obstrução), entre outros acometimentos.

Como vimos, uma crise de alergia não controlada pode oferecer grandes riscos à saúde dos indivíduos, especialmente naqueles que apresentam uma maior sensibilidade aos alérgenos. É preciso ter consciência sobre esses riscos para adotar um comportamento coerente e eficaz de tratamento e de prevenção.

Quer saber mais sobre como prevenir alergias? Confira, também, o nosso artigo sobre como evitar crises de alérgicas em piscina.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *