Inchaço pode ser um sinal de alergia?

As alergias estão cada vez mais presentes na rotina contemporânea. De fato, estima-se que em alguns anos, 50% da população mundial possa apresentar alguma condição alérgica. A necessidade de alerta, então, se torna cada vez maior: é preciso ter atenção aos sinais de alergia para garantir rápido diagnóstico e tratamento efetivo.

E você, sabia que os indicativos de alergia são inúmeros, os quais podem variar de acordo com o tipo de alergia e as fragilidades do organismo? Apesar de muitos acreditarem que as alergias se manifestam sempre da mesma forma, é preciso considerar suas variações. Há muitos casos em que sintomas são negligenciados por não estarem dentro dos “padrões” das crises alérgicas, acarretando maiores danos para o organismo.

Pensando nisso, a seguir, confira se o inchaço se enquadra nesse contexto, ou seja, se pode ser considerado como um sinal de alergia.

O inchaço

Sentir o corpo inchado (ou determinadas partes dele) é uma realidade comum em algumas patologias, que acompanha pessoas de diferentes idades, gêneros, tipos de corpo e estilos de vida. Inicialmente, o inchaço se conceitua como uma retenção de liquido (acúmulo de água em excesso entre as células) –fruto de determinadas doenças, como cardíacas (do coração), renais (dos rins), do fígado, doenças alérgicas, entre outras.

O inchaço mais frequente nas doenças alérgicas é o localizado, que chamamos de angioedema e ocorre em determinadas partes do corpo, mais comumente nos lábios, pálpebras, extremidades (mãos e pés) e na parte genital. Mais raramente pode afetar a língua e a parte do interna do pescoço, mais precisamente a laringe, o que pode comprometer a respiração do paciente. Mas esse tipo mais intenso é mais específico de determinadas condições alérgicas, que são de menor ocorrência.

Ele ocorre pelo acúmulo de liquido na camada profunda da pele, de forma rápida (abrupto), normalmente sem coceira e com incômodo por dor e as vezes dormência. Esse inchaço, especialmente quando se enquadra como um sinal de alergia, tende a se manifestar quando em exposição à determinada substância, nesse caso um alérgeno, em uma parte identificável dos casos.

As causas do inchaço

As causas do inchaço podem ser variadas e incluem desde características próprias do organismo até indícios de doenças mais complicadas. Sendo assim, o inchaço no corpo pode ser um sinal de alergia, já que, durante o processo de reação, ocorrem alterações físicas e hormonais. Ou seja, o angioedema tende a indicar que o organismo foi exposto a determinado elemento estranho, desencadeando uma resposta do sistema imunológico.

Para compreender qual, de fato, é a causa dessa alteração, é preciso analisar o contexto de sintomas, bem como procurar a ajuda de um médico especialista – que poderá realizar exames e outros testes de saúde. Somente com esse olhar profissional será possível determinar um diagnóstico preciso.

É fundamental estabelecer detalhes de relação de causa e efeito, sobre exposição a determinadas substâncias que podem causar as reações e quanto tempo depois de exposto elas ocorrem. Assim como outros sinais e sintomas associados, como manchas vermelhas pelo corpo (urticária), coceira, dor, entre outros.

O inchaço como sinal de alergia, que chamamos de angioedema

O inchaço, quando ocasionado pela possibilidade de uma alergia no organismo, apresenta características especiais – que devem ser interpretadas corretamente. Um corpo em reação alérgica demonstra o inchaço com comportamento acelerado, ou seja, ele se torna evidente logo após o contato com a substância alérgena.

O angioedema como sinal de alergia responde (melhora) com as medicações utilizadas para tratamento dessas reações.

Cuidados em relação ao angioedema

Ainda que, muitas vezes, seja um sintoma menosprezado, o angioedema pode representar uma disfunção do organismo – e que deve ser devidamente investigada. Se for considerado como um sinal de alergia, rotinas de prevenção e cuidados devem ser adotados – evitando qualquer contato com a substância alérgena. E tratamentos adequados para controle podem ser adotados.

Além de promover grande desconforto no organismo, o angioedema pode representar problemas graves de saúde. Portanto, conhecer o corpo e as respostas que ele emite é fundamental para desenvolver uma prevenção eficiente.

O angioedema é um sintoma variável e que, cada vez mais, vem se caracterizando como um sinal de alergia. Por isso, se você anda sofrendo com esse inconveniente, não deixe de procurar ajuda médica. Lembre-se de que o diagnóstico preciso é o primeiro passo para uma rotina de tratamento efetiva e adequada.

E então, tiramos sua dúvida se o inchaço pode ser um sinal de alergia? Se você apresenta esse sintoma e tem dúvidas se é decorrente de uma alergia, marque sua consulta com um alergologista.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *