Como evitar crises de alergia em piscina?

Com os dias quentes e o sol forte, tomar refrescantes banhos de piscina é uma das programações preferidas das famílias. Trata-se de uma ótima alternativa para que adultos e crianças aproveitem os dias de verão de forma mais tranquila e divertida. Mas você sabia que esse hábito tão comum na estação mais quente do ano pode vir acompanhado de alguns riscos como crises de alergia? Isso porque os banhos de piscina podem ocasionar fortes alergias na pele e outros problemas.

Por isso, é preciso ficar atento e tomar alguns cuidados preventivos para não transformas esses momentos de diversão em um perigo para o seu bem-estar e o de sua família. Para ajudar nisso, preparamos as dicas a seguir, confira e veja como evitar a indesejável piora ou surgimento de alergia.

1. Confira as rotinas de manutenção da piscina

Se a sua piscina for em casa, você é o grande responsável pela garantia de uma água limpa e própria para banho. Caso a piscina que você frequente seja em condomínios ou clubes, vale se certificar se as rotinas de manutenção estão sendo seguidas à risca. Por exemplo, a água não pode estar turva nem os azulejos pegajosos.

O famoso pH precisa estar adequado e a dosagem de cloro também. As práticas de higienização e tratamento da água são fundamentais não apenas para a prevenção de crises de doenças alérgicas, como também de outras doenças – incluindo hepatite A e micoses de pele, no caso da água estar contaminada.

2. Para evitar crise de alergia em piscina, tenha cuidado com o excesso de cloro

O excesso de cloro é um dos principais inimigos das peles sensíveis e pode causar diferentes reações no organismo. Por isso, antes de sair se jogando na piscina, observe as dosagens de cloro presentes na água.

Ainda que o cloro seja extremamente importante para a manutenção da piscina, o seu excesso pode causar efeito contrário. Ele pode por exemplo irritar a pele de pacientes com dermatite e a mucosa nasal de pacientes que tem rinite, ou os olhos nos casos de conjuntivites.

3. Tome uma ducha ao sair da piscina

Essa é uma regrinha antiga, mas que muita gente acaba negligenciando. Após o banho de piscina, é muito importante que você tome uma ducha com água natural para retirar todo o excesso de cloro do corpo.

Quando a pele fica seca e há muito cloro no corpo, as chances de reação alérgica são mais elevados. E, claro, não esqueça de que quanto antes você puder tomar um bom banho, melhor. Para os pacientes que tem dermatite, imediatamente após o banho deve ser feita a aplicação do hidratante específico recomendado pelo médico. Da mesma forma que para os pacientes que tem rinite, logo ao sair da piscina é recomendada a lavagem nasal com soro fisiológico, para diminuir o contato do cloro com a mucosa nasal.

4. Reforce as rotinas de cuidado com a pele

Durante a temporada de sol e piscina, é extremamente importante reforçar as rotinas de cuidado com a pele. Esta é uma época em que ela se encontra mais exposta e fragilizada. Por isso, demanda mais atenção. Limpeza e hidratação são os pontos-chave para evitar alergia em piscina em sua pele.

5. Use sempre seus próprios pertences

Os riscos não necessariamente estão atrelados apenas ao banho em si, mas a todo o contexto que envolve essa experiência. Especialmente em locais de piscinas compartilhadas (clubes, condomínios, casa de amigos, etc.), é preciso ter atenção redobrada.

Leve sempre a sua toalha, sua escova, seu protetor solar e todos os demais pertences necessários para a atividade. Evite contato direto com mesas e cadeira, usando cangas ou toalhas para forrá-las. Parece exagero, mas é um cuidado extra que ajuda a evitar problemas como doenças durante o banho em piscina.

6. Tenha cuidado com a alimentação na área da piscina

Tem quem ache que piscina combina com bebidas e quitutes. Então, fica aqui o alerta: cuidado com as refeições feitas na área da piscina. Alguns alimentos (especialmente frituras, bebidas alcoólicas e frutas cítricas) podem entrar em contato com a pele e causar alergia.

Isso porque a mistura desses com sol e cloro pode apresentar reações expressivas em peles fragilizadas. Então, sempre que for comer ou beber algo, não esqueça de lavar bem as mãos e a boca antes de entrar novamente na água.

Com esses pequenos cuidados, fica mais fácil evitar a alergia em piscina e curtir os seus dias de verão da melhor forma. Coloque as nossas dicas em prática e divirta-se na estação mais quente do ano com seus amigos e família.

Gostou do nosso artigo? Ficou com alguma dúvida? Conte pra gente pelos comentários e até a próxima.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *