O que é alergia crônica?

Já falamos aqui no blog da Alergo Imuno que os casos de alergia estão crescendo em diversas partes do mundo. Eles se tornaram assunto recorrente nas rodas de conversa e preocupam muito quando falamos em qualidade de vida. E, quando a condição se trata de uma alergia crônica, conviver com os sintomas manifestados de modo prolongado pode ser algo ainda mais desafiador.

E você, sofre de alergia? Conhece quando a doença alérgica é crônica? No artigo de hoje, compreenda melhor essa condição. Acompanhe a seguir.

O que são as alergias?

As alergias são uma hipersensibilidade (resposta exagerada) do sistema imunológico, responsáveis por despertar no organismo alguns sintomas de defesa. Uma alergia se desencadeia a partir do contato com um alérgeno (substância responsável pela hipersensibilidade) e pode colocar em risco a saúde dos pacientes e, em situações agravadas, até mesmo sua vida.

De fato, as manifestações variam e vão desde sutis sinais a crises alérgicas mais graves e casos de anafilaxia.

E a alergia crônica, o que é?

A alergia crônica se caracteriza como uma alergia de ação prolongada, ou seja, que dura bastante tempo e/ou tende a ir e voltar diversas vezes no organismo. Quando isso ocorre, o quadro alérgico pode assumir maior severidade e impacto na qualidade de vida do paciente. Este tipo de condição é bastante comum, especialmente quando falamos de alergias respiratórias (como asma ou rinite alérgica) e de pele (como urticária e dermatite atópica).

A doença alérgica tem sua origem a partir de fatores genéticos associados a exposição do indivíduo a fatores do ambiente, o que chamamos de fatores externos. Essa interação gera o desenvolvimento da doença, que para algumas enfermidades o curso é crônico e progressivo, como exemplo as alergias respiratórias citadas acima, asma e rinite, que quando são então alérgicas não tem cura.

A doença alérgica crônica deve ser levada bastante a sério e demanda um tratamento específico. O ideal é buscar auxílio de um médico alergologista para iniciar um tratamento voltado para a melhora dos sintomas em prazo contínuo – não com ação paliativa, apenas.

Como a doença alérgica crônica na maior parte das vezes está atrelada a uma exposição específica, vale também investir em rotinas de prevenção associadas, o que chamamos de controle ambiental, com o objetivo de evitar o contato do paciente com os gatilhos das crises.

Como prevenir e tratar as doenças alérgicas crônicas?

Primeiramente, precisamos entender que quando falamos no tratamento de uma alergia crônica, estamos falando também na prevenção – pois, aqui, uma coisa está diretamente relacionada com a outra.

Essas doenças precisam de um tratamento particular, voltado para o controle e a prevenção dos sintomas. Isso porque o corpo apresenta bastante fragilidade a partir do contato com alérgenos – o que significa que está sempre a “um passo” de apresentar reações.

Como esses casos são mais comuns em alergias respiratórias e de pele, o investimento em medicamentos anti-histamínicos de uso contínuo ou quando necessários, prescritos pelo seu médico, é o primeiro passo para buscar uma melhora na qualidade de vida. Ainda, vale apostar em rotinas que eliminem, quando possível, o contato com substâncias e elementos que possam desencadear problemas alérgicos – como ácaros da poeira, fungos, pelo de animais, barata, etc.

Outras ações de cuidados com a saúde também devem ser postas em ação. A boa alimentação, o consumo adequado de água, a prática regular de esportes, uma boa rotina de sono, a higienização e hidratação eficientes na pele fazem a diferença para um organismo mais forte.

Para o futuro, poderá ser possível contar, ainda, com a opção de se utilizar medicamentos biológicos para mais tipos de alergias crônicas, especialmente para as condições moderadas a graves. Hoje, essa já é uma alternativa de tratamento para a os casos graves de asma, por exemplo.

E então, ficou mais claro para você o que é alergia crônica?

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *