A alergia é hereditária?

Você já sabe que as reações alérgicas são uma reposta do organismo, quando ele não tolera o contato com os alérgenos, certo? Mas será que a alergia é hereditária?

A alergia é hereditária?

Existe um fator hereditário relacionado a alergia. Mas para a doença aparecer a genética interage com o ambiente. isso quer dizer que os filhos de pais alérgicos têm maior probabilidade de serem alérgicos do que aqueles que não têm pais com alergia. Mas, isso é apenas uma probabilidade maior, o que não significa que os pais alérgicos terão obrigatoriamente filhos alérgicos. Da mesma forma que pais que não tenham doenças alérgicas podem ter, em menor probabilidade, filhos alérgicos.

No entanto, como falamos, não é apenas a hereditariedade que provoca a alergia. Existem os fatores ambientais que contribuem e muito para que isso aconteça. Entretanto, pais e mães alérgicos têm as mesmas chances de transmitir os genes relacionados à doença para os filhos. um filho de mãe alérgica apresenta maior suscetibilidade ao desenvolvimento de alergias.

Isso acontece por causa da gestação. Por exemplo, a mãe pode ficar muito exposta aos poluentes atmosféricos e à fumaça de cigarro a gravidez, e isso acaba afetado a resposta imune do feto, o tornando mais predisposto ao desenvolvimento de asma e de outras alergias.

Quais as doenças são consideradas alergias hereditárias?

Em pessoas que já tem a predisposição genética a exposição a fatores do ambiente pode deflagrar as doenças alérgicas. Exemplos disso são doenças como rinite alérgica e asma e dermatite atópica. Atualmente, os especialistas conhecem bem essas interações.A manifestação das doenças alérgicas é então resultado da relação entre a genética e o ambiente que a pessoa vive. Esse processo torna os alérgicos mais sensíveis a essas substâncias naturais do meio ambiente e isso é condicionado pelos próprios genes.

Como saber se a sua alergia é hereditária?

Para saber se a alergia é hereditária, o médico alergologista fará uma completa análise do seu caso. É preciso informar ao especialista se os pais sofrem com algum problema alérgico, ou outros membros da família. A idade de início dos sintomas, que doenças surgiram primeiro e as respostas ao tratamento já tentados, assim como resultados de exames e testes realizados, são fatores que ajudam a saber se a doença é hereditária.

Como evitar o problema?

Não há uma maneira de minimizar a chance de os pais alérgicos transmitirem a alergia para seus filhos. Não temos ainda como modificar a transmissão genética nesse sentido. No entanto, nem tudo está perdido: dá para prevenir o aparecimento da doença no filho tomando cuidado no ambiente, evitando ou diminuindo as exposições a fatores ambientais que são nocivas ao organismo, desde a gestação até toda a vida da criança.

É importante cuidar do seu sistema imunológico durante a vida e não descuidar da alimentação, das atividades físicas e de outros hábitos saudáveis.

Evitar exposição ao fumo, diminuir o estresse, ter alimentação saudável, praticar atividade física, viver em ambiente limpo e em contato com a natureza são fatores que diminuem os riscos das doenças alérgicas se instalarem.

Viu como a alergia é hereditária? Caso tenha alguma criança alérgica na família, marque uma consulta com o médico alergologista, para que ele possa diagnosticar a doença e ter o tratamento adequado! Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais e deixe seus amigos bem informados sobre o assunto! até a próxima!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *