Como controlar crises de alergia na escola?

Você sabia que o convívio na escola, tão importante para o desenvolvimento das crianças, também pode apresentar riscos de gatilho para os pequenos com propensão à manifestação de alergias? No entanto, o problema da alergia na escola pode ser controlado para que a criança e sua família possam desfrutar com tranquilidade tudo que esse ambiente proporciona.

No post de hoje, descubra mais sobre as crises alérgicas no público infantil e como controlá-las no ambiente escolar. Acompanhe.

Por que as crises de alergia também podem acontecer na escola?

A escola é um espaço de convivência entre muitas crianças, com hábitos e culturas diversas, o que acaba multiplicando potencialmente a possibilidade de contaminação a partir de substâncias alérgenas. Trata-se de um ambiente no qual os pequenos tendem a passar muitas horas do dia – brincando, dormindo, fazendo refeições, etc – e tendo contato com diversos ambientes.

E o perigo está justamente nesse “combo” de atividades. Afinal, seu filho pode ter alergia a elementos utilizados na execução das tarefas, aos ácaros do ambiente, aos alimentos que são servidos nos lanches, entre tantos outros elementos.

Então, como controlar as crises de alergia na escola?

Primeiramente, é importante saber que, de acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), as escolas precisam ter protocolos de identificação individual para alunos que apresentam riscos de crises alérgicas, assim como ocorre com as crianças cardiopatas ou diabéticas, por exemplo.

Além disso, ainda que os riscos sejam evidentes, há sim como pensar em rotinas de prevenção para os seus filhos não terem crises de alergia na escola. Entre as alternativas de cuidados, pode-se destacar:

  • Conheça bem a escola do seu filho antes de qualquer coisa. Converse com as orientadoras, visite todas as instalações e tenha certeza de que o espaço é mesmo adequado para recebê-lo.
  • Verifique se a limpeza da escola é adequada e lembre aos responsáveis sobre a importância desse cuidado para a rotina das crianças. Os ambientes de convivência e seus equipamentos, em especial, os filtros de aparelhos de ar condicionado, mesas, cadeiras, tapetes, precisam passar por higienizações frequentes.
  • Se o seu filho tem alguma alergia ou sensibilidade já diagnosticada, reforce isso constantemente com os responsáveis da escola. Eles precisam ser lembrados da importância de manter o seu pequeno – e os seus colegas, claro – longe de qualquer possível alérgeno.
  • Os bons hábitos começam em casa, certo? Por isso, organize uma rotina de alimentação saudável para seu filho – com muitas frutas, verduras, legumes e proteínas que não apresentem o alérgeno em questão. Ainda, incentive uma prática de esportes regular e com foco em qualidade de vida. Estimule que tais hábitos sejam replicados também na escola.
  • Dê orientações ao seu filho desde cedo sobre sua alergia. Afinal, ele precisa entender suas restrições para evitar comportamentos perigosos. Se ele tem alguma alergia evidente, explique de forma clara e direta porque ele não deve comer/chegar perto de determinado alérgeno.
  • Incentive o seu filho ao diálogo. Ensine-o a conversar com os professores e orientadores, frisando a importância de sempre recorrer a estes quando sentir algum sintoma ou desconforto. Isso é fundamental para que as crianças se sintam seguras e tranquilas no colégio.
  • Reforce para a escola e junto a seu filho para que produtos de higiene pessoal não sejam compartilhados. Esse cuidado é importante porque muitos itens podem trazer alérgenos em sua formulação.
  • A mochila do seu filho deve estar sempre bem equipada. Além das tradicionais mudas de roupa, lembre-se de colocar nela os remédios para alergia do seu pequeno. Assim, se ele sentir qualquer sintoma de alergia na escola, poderá ser medicado imediatamente de forma segura e adequada, seguindo a receita e orientação do médico que acompanha a criança.
  • É importante deixar um plano de ação (documento dado pelo médico que acompanha) impresso com as medidas a serem feitas no caso de uma eventual exposição ao alérgeno e ocorrência de uma reação,  medicações e ações fazem parte desses procedimentos. Além de estarem disponíveis os contatos dos responsáveis, para que os mesmos sejam contactados a respeito de outras ações a serem realizadas.

Controlar as crises de alergia na escola é possível. Basta um pouco de dedicação e de diálogo. Criar um bom relacionamento entre a família e a escola, por exemplo, é um passo essencial nessa caminhada: tenha segurança no espaço e, principalmente, nos profissionais que estão cuidando do seu filho. Afinal de contas a escola pode ajudar bastante a manter a saúde dos seus filhos em dia.

Para saber mais sobre o tema, leia também o artigo que preparamos com 7 cuidados que os pais devem ter com crianças alérgicas. Até a próxima!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *